Alpine entra no mundo do hidrogénio pela porta da competição com o Alpenglow 
Alpine A290: Apresentação oficial marcada para as 24h de Le Mans

O Alpine A4810 movido a hidrogénio é uma visão de futuro dos alunos do IED

By on 18 Março, 2022

Desenhado pelos alunos do Istituto Europeo di Design (IED), o Alpine A4810 é um concept absolutamente futurista, de visual muito desportivo, e movido a hidrogénio.

Numa colaboração com a Alpine, que efetuou uma espécie de briefing para o que poderia ser um modelo para o futuro da marca, os alunos do IED (Istituto Europeo di Design), em Itália, revelaram um fantástico novo concept de apenas dois lugares.

Depois de já nos terem surpreendido com outras criações igualmente incríveis, um grupo de 28 alunos da cadeira de Transport Design, desenvolveram uma visão muito própria sobre o que poderia ser a nova Super Berlinette da Alpine no ano 2035. Inclui algumas das características que fazem parte do ADN da marca desde 1955, mas também diversas tecnologias desta nova geração que até incluem uma motorização movida a hidrogénio. A ideia é que este desportivo inclua prestações bastante elevadas, não só no que diz respeito a performance, mas também ao impacto ambiental.

Depois do briefing da marca efetuado em outono do ano passado, os alunos do IED começaram a trabalhar neste projeto de uma forma individual, tenho a marca escolhido duas destas ideias. Depois disso, e baseados nestes dois trabalhos, os jovens designers começaram a trabalhar em conjunto e foi desse trabalho que nasceu o A4810 Project by IED.

O novo concept é um desportivo de peso reduzido, mas muito poderoso e ágil, capaz de oferecer excelentes momentos de condução na sua verdadeira essência, mas que foi desenvolvido com o máximo de inovação, mas sem nunca descurar as raízes da marca francesa. O próprio nome do projeto “A4810”, é inspirado na altitude máxima de Mont Blanc, o pico mais elevado das montanhas que acabam por ligar Itália a França e que também serviram de inspiração para o nome da marca Alpine.

Com mais de cinco metros de comprimento e dois de largura, mas com pouco mais de um metro de altura, este supercarro de apenas dois lugares combina o visual de uma Berlinette com algumas ideias inspiradas no mundo da Fórmula 1, mas também com o de um desportivo equipado com motor a hidrogénio.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)