Aceman: O crossover elétrico da MINI
Novo MINI Cooper S (na versão Classic) já andou por Portugal

Mini Rocketman vai ser produzido a partir de 2021 na China

By on 17 Julho, 2019

Lembram-se quando a Mini decidiu lançar um protótipo que fazia o Mini voltar a ser… Mini? Foi em 2011 e o Rocketman foi desenterrado dos projetos fechados numa gaveta e vai dar origem a um Mini pequenino, mas com um objetivo bem diferente do original.

O Mini Rocketman tinha 3,42 metros de comprimento – o Mini original tinha 3,05 metros, 1,35 metros de altura e 1,4 metros de largura – e tinha como objetivo ser o modelo de entrada na gama, com uma lotação de quatro, mas onde só cabiam dois. As reações forma boas, a ideia era boa, mas o projeto ficou fechado numa gaveta ou na pilha de protótipos feitos pelo BMW Group.

Na época, a BMW chegou a tentar colaborar com a Toyota no sentido de fabricar o Rocketman e oferecer uma versão diferente para a casa japonesa. Mas a Toyota já estava “casada” com o PSA Group e, portanto, a coisa não foi para diante.

Desenterrado da pilha de projetos, o Rocketman volta a ser olhado com carinho, desta feita para ser feito na China através da “joint venture” com a Great Wall, sendo vendido no mercado local e na Europa. Terá um único motor e a base será a cópia chinesa do Smart ForFour, o Great Wall Ora R1. Mas será apenas a base, já que o estilo será muito semelhante ao do original Rocketman. 

O novo modelo terá 3,5 metros de comprimento, cerca de 30 cm mais curto que o Mini de 3 portas. O motor terá 50 CV e 125 Nm de binário, alimentado por uma bateria de 30,7 kWh, sendo que a Mini poderá oferecer uma bateria maior com 33 kWh, o que permitirá oferecer entre 310 e 351 km.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)