Aceman: O crossover elétrico da MINI
Novo MINI Cooper S (na versão Classic) já andou por Portugal

Mini Clubman Final Edition celebra modelo icónico

By on 22 Março, 2023

O Mini Clubman apareceu em público pela primeira vez em 1969 e foi um sucesso da marca, dominando o mercado automóvel dos anos 70 das ‘station wagons’. Foi repensado em 2007, sendo apresentado o primeiro MINI Clubman moderno, uma interpretação contemporânea do modelo dos anos 70 do século passado. Com a terceira geração em 2015, o Mini Clubman aumentou o comprimento para 4,25 metros, oferecendo mais espaço, conforto, e duas portas laterais traseiras de tamanho normal graças a uma maior distância entre eixos.

Hoje em dia o Clubman continua a ser um dos modelos mais versáteis da gama da Mini, sendo agora anunciada a ‘Final Edition”. Trata-se de uma série limitada de 1.969 unidades para todo o Mundo, prestando homenagem ao ano de lançamento do veículo original.

Com um motor a gasolina de 4 cilindros com tecnologia MINI TwinPower Turbo, a ‘Final Edition’ terá um motor Cooper S que fornecerá 178 cv de potência. A especificação é fixa e com uma escolha de três cores de tinta exterior – Nanuq White, Enigmatic Black e Melting Silver. Terá jantes de liga leve Spoke 18 polegadas, Edição Final de 2 tons foram acabadas numa laca transparente matizada para dar uma tonalidade elegante de cobre, com o símbolo “1 de 1969” estará presente junto ao pilar C e ‘Final Edition’ na traseira.

Os bancos desportivos em pele terão emblemas cosidos na edição específica, aquecimento e apoio ajustável. As inserções de tecido Piquet de cor antracite, e costura de contraste azul complementam ainda mais o desenho dos bancos. Terá ainda teto panorâmico, enquanto o vidro traseiro escuro garante privacidade aos passageiros. Um painel de instrumentos escuro é acentuado por tiras de acabamento em Sage Green e Cobre Shimmer. No lado do passageiro, o acabamento é decorado com um distintivo “1 de 1969″, que também se encontra nos tapetes do chão. Com base no acabamento exclusivo, a ‘Final Edition’ oferece um alto nível de especificação, incluindo um ecrã táctil de 8,8” com sistema de navegação da Mini, Apple CarPlay e um painel de controlo digital.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)