Mercado de usados: Importação de veículos decresceu
Preço dos carros usados: Tendência de subida tem desacelerado

Mercado de carros usados cresce mas está ainda 9% abaixo de 2019

By on 13 Setembro, 2023

No seu habitual Estudo Semestral do Mercado Automóvel, o Standvirtual revela que o mercado de usados cresceu 11.5% no primeiro semestre de 2023 face a 2022 sendo que as 300 mil transferências de propriedade significam aumento de 2%. Entre as conclusões destaca-se que a estabilização do mercado permitiu o crescimento da oferta, mas fatores como a inflação e a confiança dos consumidores levaram a uma diminuição de 1,8% da procura, com a dinâmica de mercado 13,5% abaixo do primeiro semestre do ano passado.

A oferta passou a estar positiva a partir de novembro de 2022, face ao período homólogo, mas a procura mantém-se maioritariamente negativa.

Desta forma, a dinâmica de mercado, que se torna positiva a partir de agosto de 2021 com maior procura do que oferta, voltou a ser negativa a partir de setembro de 2022 até ao momento, com alguma recuperação em abril, mas ténue, pois já voltou a cair.

Apesar deste cenário, foram realizadas cerca de 300 mil transferências de propriedade no primeiro semestre de 2023. A transferência de propriedade de ligeiros de passageiros cresce assim 2% face ao primeiro semestre de 2022, revelando uma estabilização do mercado que se mantém ainda 9% abaixo de 2019.

No entanto, as transferências têm vindo a aumentar gradualmente de ano para ano nos períodos correspondentes ao primeiro semestre.

Em relação ao ‘marketsupply’, ou seja, o tempo médio esperado de venda em relação à oferta de stock, este teve tendência a aumentar.

Os carros abaixo de 15.000€ são os que se vendem mais rapidamente (cerca de 50 dias), com os carros mais caros, sobretudo acima de 30.000€, a venderem-se em cerca de 80 dias. Ao nível do combustível, são os híbridos que demoram menos tempo (50 dias) a ser vendidos.

“Os primeiros seis meses de 2023 não foram tão negativos como nos anos anteriores. A escassez de semicondutores continuará até 2024, no entanto não irá afetar tanto o setor, que já registou um aumento de 25% da produção de novos ligeiros de passageiros nos primeiros meses deste ano, alimentando o mercado de usados com as retomas.

Neste momento, a inflação e a confiança dos consumidores são os principais problemas do mercado, no entanto vemos que a confiança dos condutores tem voltado a aumentar progressivamente desde o início do ano”, disse Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual.

Segundo dados da ACAP, no que diz respeito a veículos ligeiros de passageiros novos matriculados, o primeiro semestre de 2023 mostra recuperação face aos três anos anteriores, com um aumento de 45% em relação ao período homólogo de 2022, mas ainda 15% abaixo de 2019.

FOTO Lifeforstock no Freepik

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)