MOBI.E e a ACAP assinam protocolo para promover a mobilidade elétrica
Mercado de usados: Importação de veículos decresceu

Tendência do mercado automóvel: 40% planeia comprar uma viatura nos próximos 2/3 anos

By on 25 Janeiro, 2024

O Fórum do Retalho Automóvel, evento que se realizou hoje, em Lisboa, com o tema “Conduzir à Nova Mobilidade” e promovido pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), serviu também para a apresentação de um estudo cujo objetivo é o de analisar as atuais tendências de consumo na aquisição de produtos e serviços automóveis, procurando traçar o perfil do consumidor nacional e onde foi revelado que uma larga maioria pretende adquirir uma viatura nos próximos dois ou três anos, nova, seminova ou usada.

O Fórum serviu para a ACAP partilhar o balanço anual do setor automóvel de 2023, mas no evento contou ainda com a apresentação do estudo encomendado.

Desenvolvido com base num inquérito, entre 13 de novembro e 12 de dezembro de 2023, o estudo obteve um total de 6.048 respostas, permitindo apurar, por exemplo, que 40 por cento dos inquiridos planeia comprar uma viatura nos próximos dois a três anos. 

Os veículos novos encontram-se nas preferências dos inquiridos (50%), seguindo-se os seminovos (30%) e os usados (20%). Sublinhe-se ainda que dos inquiridos que afirmaram ter a intenção de compra de um veículo novo, 70% indicou que escolheria um elétrico ou híbrido.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)