PNEUS PIRELLI P ZERO ELECT PARA O NOVO LAMBORGHINI URUS SE
Lamborghini Huracán Sterrato: Edição limitada Ad Personam inspirada na natureza

Lamborghini Urus SE: O Super SUV, agora eletrificado

By on 24 Abril, 2024

A Automobili Lamborghini apresenta o Urus SE, a sua primeira versão híbrida plug-in do Lamborghini Super SUV.

Revelado na Media Night do Grupo Volkswagen antes da sua estreia pública na Auto China Beijing 2024, a 25 de abril, o Urus SE apresenta um novo design, aerodinâmica otimizada, tecnologia avançada e um grupo motopropulsor híbrido de 800 CV.

Esta versão PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) ultrapassa o Urus S em termos de conforto, desempenho, eficiência, emissões e prazer de condução. Com “corações” térmicos e elétricos, atinge os valores de binário e potência mais elevados de sempre. Conferem ao SE uma posição única na sua categoria e uma impressionante redução de 80% nas emissões.

Dois corações, uma máquina

O veículo combina o conforto com o ADN de desempenho da Lamborghini. O motor 4.0 V8 twin-turbo trabalha em sinergia com o grupo motopropulsor elétrico, proporcionando uma potência total de 800 CV. O Urus SE pode percorrer mais de 60 km em modo EV. Possui também um novo sistema de vetorização do binário elétrico para um comportamento superior. Com 800 CV e 950 Nm de binário, acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos. É Urus mais potente de sempre e o automóvel de produção mais rápido do seu segmento.

Design aerodinâmico e musculado

O Urus SE apresenta um design redefinido, otimizando a eficiência aerodinâmica. Também mantém o seu aspeto desportivo e musculado. A secção dianteira apresenta um novo design do capot com um aspeto sem costuras, reforçando o estilo atlético do veículo. Novos faróis com tecnologia matrix LED e um para-choques e grelha frontal redesenhados contribuem para a estética atualizada.

A traseira do Urus SE apresenta uma escotilha do compartimento de carga redesenhada, inspirada no Gallardo. O difusor e o spoiler aumentam o apoio aerodinâmico traseiro em 35%, melhorando a estabilidade a alta velocidade.

A eficiência aerodinâmica é ainda melhorada pelas novas saídas de ar sob a carroçaria e pelas condutas de ar renovadas. Aumenta o fluxo de ar para arrefecer os componentes mecânicos e do motor em 15%, em comparação com o Urus original. Além disso, as melhorias na secção dianteira e na gestão aerodinâmica da parte inferior resultam numa melhoria de 30% no arrefecimento do ar para o sistema de travagem.

Mais opções para um aspeto visual personalizado

O Urus SE oferece opções de personalização sem paralelo na sua categoria. Inclui jantes de liga leve Galanthus de 23″ atualizadas, emparelhadas com os novos pneus Pirelli P Zero. Os clientes podem escolher entre três opções de pneus P Zero dedicados, de 21″ a 23″, para se adaptarem às suas preferências, com os pneus Scorpion Winter 2 disponíveis para as estações mais frias.

A gama de cores alargada oferece agora mais de 100 opções de carroçaria. Incluindo duas novas cores de lançamento: Arancio Egon (laranja) com interior em Arancio Apodis (laranja), e Bianco Sapphirus (branco) com interior em Terra Kedros (terracota). As opções de interior incluem 47 combinações de cores e quatro tipos de bordados (costura Q-citura), com personalização adicional disponível através do programa Ad Personam.

Seis modos de condução

O Urus SE introduz quatro novas Estratégias de Performance Elétrica (EPS). Para além dos seis modos de condução existentes, oferecendo um total de onze opções. Estas incluem EV Drive para uma condução urbana exclusivamente elétrica, Hybrid para um equilíbrio ótimo entre o motor de combustão e o motor elétrico, Recharge para reabastecimento da bateria e Performance para maximizar o potencial do veículo.

Dependendo do modo selecionado, as molas pneumáticas do veículo ajustam a distância ao solo e parâmetros como a direção, a capacidade de condução e o som do motor adaptam-se para refletir a personalidade do Urus SE. O sistema de suspensão pneumática é calibrado com precisão para cada modo de condução, aumentando o conforto em Strada, injetando mais diversão em Sport e maximizando o potencial dinâmico em Corsa. Os modos Neve, Sabbia e Terra são otimizados para a tração em várias superfícies.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)