UE investiga os subsídios chineses aos veículos elétricos e ameaça com imposição de taxas
Mercado Automóvel UE cresce 16.7% em 2023

Jovens de 16 anos a conduzir um Mercedes Classe G SUV: “ideia louca (..) deve ir já para o caixote do lixo da história”

By on 30 Abril, 2023

A European Transport Safety Council, ETSC está a apelar à União Europeia para que abandone os planos de permitir que crianças a partir dos 16 anos conduzam qualquer carro que tenha sido adaptado, com um dispositivo de limitação de velocidade fixado em 45 km/h. A proposta, que faz parte dos planos anunciados no mês passado para rever as regras da carta de condução na UE, parece inspirar-se numa proposta legal finlandesa apresentada pela primeira vez há cinco anos.

Antes de a ideia ter sido abandonada em 2020, por ser ilegal ao abrigo da atual legislação da UE, o governo finlandês tinha anunciado planos para permitir que crianças a partir dos 15 anos conduzissem automóveis até 1500 kg, desde que estivessem equipados com um limitador de velocidade fixado em 60 km/h.

As novas regras da UE permitiriam à Finlândia e a qualquer outro Estado Membro avançar com um programa de “carros para crianças”, embora com um limite de velocidade mais baixo e uma idade mínima ligeiramente superior. Bizarramente, as novas regras da UE permitiriam um limite de peso ainda mais elevado, de 2500 kg, permitindo potencialmente que jovens de 16 anos conduzissem um Mercedes Classe G SUV para a escola, desde que a velocidade fosse limitada a 45 km/h.

Antonio Avenoso, Director Executivo do ETSC, arrasou a ideia: “é particularmente irónico que esta ideia louca faça parte do chamado “pacote de segurança rodoviária” da legislação da UE. Embora alguns pais abastados possam ficar entusiasmados com a ideia de comprar um SUV com restrições de velocidade especiais para o seu filho conduzir para a escola, se o fizerem, estarão a colocar em grave risco outras crianças que poderão estar a andar a pé, de bicicleta ou de ciclomotor. Será mesmo necessário dizer que colocar crianças ao volante de um SUV é uma ideia absolutamente terrível?”

“Esta proposta deveria ser imediatamente remetida para o caixote do lixo da história e, em vez disso, deveriam ser envidados esforços para tornar as nossas estradas mais seguras para que as crianças possam andar a pé e de bicicleta em segurança.”

A avaliação de impacto da própria Comissão sobre as propostas afirmava que “a medida pode representar um risco adicional para a segurança rodoviária, nomeadamente para os utentes vulneráveis da estrada”, mas tentava minimizar os efeitos observando que a velocidade e o peso tinham sido “significativamente limitados”.

No entanto, o limite de peso proposto é de 2,5 toneladas, o que incluiria alguns dos SUV mais pesados do mercado europeu.

O ETSC recomendou investimentos nos transportes públicos, com redução dos preços dos bilhetes para os mais jovens. De acordo com a investigação sobre jovens condutores e utentes da estrada analisada no âmbito do projecto YEARS do ETSC, a falta de experiência na estrada significa que os jovens são menos capazes de antecipar e reagir aos perigos. Estão também menos conscientes da melhor forma de conduzir e conduzir em condições e situações específicas da estrada.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)