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Grupo Renault e a simulação digital: conceção, validação e desenvolvimento

By on 6 Outubro, 2023

O Grupo Renault adquire um centro de simulação imersiva para apoiar a conceção, validação e desenvolvimento dos seus veículos, incluindo ao longo de todo o seu ciclo de vida. Situado no Technocentre de Guyancourt (França), o edifício alberga a maior parte dos recursos de testes digitais imersivos do Grupo Renault, incluindo o ROADS, uma novíssima ferramenta de simulação imersiva que é provavelmente a mais potente do mundo.

Com as suas dimensões extraordinárias, o ROADS permite conduzir o gémeo digital dos veículos em desenvolvimento, testar o mais a montante possível os seus diferentes desempenhos dinâmicos e, nomeadamente, os auxiliares de condução, em ambientes virtuais e hiper-realistas.

Para além das ferramentas de simulação imersiva de vanguarda, o Grupo Renault dispõe de um conjunto de competências únicas que lhe permitem conceber veículos de nova geração.

A transformação digital do Grupo Renault e, em particular, a perspetiva do Veículo Definido por Software, estão a impulsionar mudanças nos requisitos de simulação.

Após vários anos de trabalho e 26 milhões de euros investidos, o Grupo Renault acaba de inaugurar um edifício no Technocentre, o coração da Engenharia do Grupo, inteiramente dedicado à simulação de condução e imersiva, reunindo a maioria das suas ferramentas e competências. Nesta ocasião, o Grupo Renault apresenta também o ROADS, uma nova ferramenta de simulação de condução imersiva, provavelmente a mais potente do mundo.

Um edifício inteiramente dedicado à simulação digital

Com a inauguração de um novo edifício de 2300 m² dedicado exclusivamente à simulação digital e que alberga a maior parte dos seus simuladores imersivos, o Grupo Renault dota o seu departamento de engenharia de uma ferramenta poderosa que permite uma conceção ainda mais robusta, acelerando simultaneamente o processo de desenvolvimento dos veículos das suas diferentes marcas.

A precisão da renderização por simulação é tal que permite também reduzir consideravelmente os custos de desenvolvimento, nomeadamente ao diminuir a necessidade de protótipos físicos.

Graças à integração do gémeo digital, a simulação entra em jogo não só ao longo das fases de desenvolvimento do projeto de veículo, mas também durante todo o ciclo de vida do veículo, permitindo desenvolver e testar atualizações ou novas funcionalidades com toda a segurança.

Grupo Renault, pioneiro na simulação digital

Há mais de 25 anos que o Grupo Renault, criador do software de simulação SCANeR©, é um dos pioneiros da simulação digital para testar virtualmente o desempenho dos veículos, definir as interfaces homem-máquina (IHM) e a sua ergonomia, validar as funções de segurança, estudar o comportamento e o feedback dos condutores.

Graças à realidade virtual, os engenheiros podem mergulhar de forma realista num veículo digital sem terem de utilizar protótipos físicos, para testar e validar os componentes, serviços e sistemas de bordo “concebidos no papel”.

Por exemplo, para avaliar e validar o desempenho da iluminação dos nossos futuros veículos, os engenheiros já não os conduzem à noite, pois os simuladores podem reproduzir fielmente o ambiente e a dinâmica das óticas neste ambiente.

O Grupo Renault adquiriu assim uma experiência única e co-desenvolveu numerosos simuladores digitais e imersivos. Com o avanço da tecnologia, estes simuladores evoluíram e são agora capazes de integrar cada vez mais parâmetros (outros veículos na estrada, condições da estrada, meteorologia, reflexos, etc.), bem como a vida a bordo, como os dados fisiológicos do condutor (fadiga, stress, etc.).

ROADS: para lá dos limites da simulação imersiva

Ao co-desenvolver com a AV Simulation um simulador de exceção, o ROADS (Renault Operational Advanced Driving Simulator), o Grupo Renault assume, uma vez mais, a liderança da simulação imersiva.

“A inauguração do nosso centro de inovação dedicado à simulação imersiva e da nossa novíssima ferramenta, ROADS, representa um passo importante na transformação digital do Grupo Renault. Num contexto de veículos e tecnologias de bordo cada vez mais complexos, o domínio da simulação imersiva é um trunfo importante para que os nossos engenheiros possam criar veículos ainda mais eficientes, nomeadamente com a perspetiva do Veículo Definido por Software.” – Gilles LE-BORGNE, Diretor Executivo de Engenharia do Grupo Renault.

Instalado num pavilhão dedicado que cobre quase 1.400 m² e tem 12 m de altura, o ROADS pode abrigar um veículo inteiro na sua cúpula, proporcionando uma experiência de imersão física de 360° que combina elementos físicos e digitais.

Montado em potentes macacos e deslizando sobre carris de 25 x 25 metros, com 90 toneladas em movimento e acelerações de 1G em cada eixo, o ROADS reproduz com precisão e fidelidade o comportamento dinâmico de qualquer veículo em quaisquer condições: tipo de estrada, densidade de tráfego, interacções com outros veículos, altitude, clima, luminosidade, etc.

Com o ROADS, os engenheiros podem avaliar o comportamento do veículo, o desempenho, a segurança e as ajudas à condução em qualquer fase do desenvolvimento do veículo… numa estrada completamente virtual ou numa que reproduza fielmente uma estrada existente. O campo de possibilidades é infinito.

Perícia humana ao serviço da simulação digital imersiva

O novo Centro de Simulação Imersiva do Grupo Renault emprega mais de 70 engenheiros.

Alguns deles estão inteiramente dedicados à Scenario Factory, uma verdadeira fábrica de cenários que pode reproduzir digitalmente uma estrada real, criar outras completamente imaginárias, ou mesmo misturar as duas.

Outros “constroem” o gémeo digital, que reúne as características de um veículo, a modelação do seu comportamento em estrada e a dos seus sistemas de assistência à condução e software de bordo.

As simulações ditas “massivas” realizadas na Nuvem submetem depois o gémeo digital a milhões de situações de estrada para o testar em todas as condições possíveis. E porque a experiência humana é essencial, o simulador imersivo ROADS permitirá que condutores reais se sentem a bordo do gémeo digital, para provar que o comportamento do veículo em desenvolvimento corresponde às expectativas dos futuros clientes.

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