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França tira incentivos a carros elétricos fabricados na China

By on 14 Dezembro, 2023

Os carros elétricos fabricados na China, da Dacia, Tesla e MG vão perder os incentivos fiscais franceses, já que os novos pressupostos desses apoios passam a incluir as emissões de carbono provenientes da produção, e nesse contexto as centrais movidas a carvão, da China, ficam em clara desvantagem.

Um dos exemplos dos carros que vão perder os incentivos é o Dacia Spring, que é construído na China e é o carro elétrico mais barato da Europa, com um preço que ronda os 20.000 euros antes dos incentivos.

Para além do Dacia Spring, também o Tesla Model 3 e o compacto MG4, vão igualmente perder a elegibilidade para incentivos, pois os novos requisitos privilegiam os carros fabricados em França e na Europa, em detrimento dos fabricados na China.

Faz sentido que o impacto ambiental seja medido durante as fases de fabricação e transporte, pois se o pressuposto é diminuir emissões não se pode contar só com as que os carros emitem (ou não) quando circulam, mas sim em todo o processo.

Tendo em conta que não há veículos elétricos baratos fabricados na Europa, um terço de todos os incentivos vai para os consumidores que compram VE fabricados na China, e isso levou a um aumento nas importações e uma crescente disparidade competitiva com os produtores nacionais.

Agora, os fabricantes de automóveis europeus já estão a lançar veículos elétricos baratos, construídos no continente, incluindo o novo Citroen e-C3, por 23.900 euros, um novo Fiat Panda; e o Renault 5, a 25 mil euros. Olhando para o futuro, estão previstos para produção veículos elétricos ainda mais baratos, incluindo uma versão com menor autonomia do Novo e-C3, a 19.900 euros, e o Renault Twingo, a menos de 20.000 euros. A Volkswagen e a Renault estão em conversações para o desenvolvimento conjunto de um modelo semelhante para o construtor alemão.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)