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Filtro de Partículas: Que cuidados deve ter na manutenção?

By on 29 Março, 2024

Já ouviu falar ou já lidou com problemas no filtro de partículas. É um problema que pode levar a ter de gastar algum, ou muito dinheiro. Assim, uma manutenção cuidada deste dispositivo é essencial para prolongar a vida do seu automóvel.

O que é um filtro de partículas e como funciona?

Um filtro de partículas é um dispositivo instalado no sistema de escape dos veículos a diesel e, mais recentemente, a gasolina, visando reduzir a emissão de poluentes para a atmosfera. Ele funciona retendo as partículas finas outros compostos nocivos presentes nos gases de escape, impedindo que sejam lançados no ambiente. Funciona como um incinerador que retém resíduos nocivos resultantes da combustão, com eficiência de até 80%. Em carros a gasolina, é mais fácil alcançar as temperaturas ideais (à volta dos 300 °C) para seu funcionamento, enquanto em veículos a gasóleo, é recomendado rodar em autoestradas para atingir essas temperaturas. Com uma estrutura semelhante à de uma colmeia, retém partículas nocivas, e a sua regeneração é crucial para evitar obstrução, que pode ser feita quando a temperatura dos gases de escape aumenta, queimando temporariamente as partículas retidas. Os filtros de partículas geralmente usam materiais cerâmicos, como cordierita, carbeto de silício e titanato de alumínio, devido à sua resistência térmica e estabilidade.

Sinais que o filtro pode estar entupido?

A luz de avaria ou do filtro de partículas no seu painel de instrumentos pode ser o sinal claro que procura que algo está errado no seu filtro de partículas. O consumo mais elevado do seu carro pode também ser sinal que deve tratar do filtro.

Que tipo de manutenção devo fazer?

Como em todas as peças do seu automóvel, a manutenção é essencial. No caso do filtro de partículas, a famosa regeneração é fundamental para prolongar o seu ciclo de vida. A regeneração do filtro de partículas é um processo automático de limpeza do filtro. Pode ser feita de forma ativa e passiva. A passiva é a que acontece quando circula numa autoestrada, por exemplo, quando a temperatura dos gases de escape atinge o nível ideal. A regeneração ativa implica que o automóvel funcione de forma a conseguir as condições ideais para que a regeneração aconteça. Normalmente verifica-se aumento da velocidade do ralenti, desativação automática do sistema Start/Stop, ligeiro aumento no consumo de combustível, alteração do ruído do motor.

Assim, o seu carro está preparado para fazer a manutenção do filtro. Mas, deve ter em atenção os seguintes cuidados:

  • Deve evitar andar com o carro a rotações muito baixas. Isso faz com que a temperatura ideal seja atingida muito mais lentamente e por isso o processo de regeneração acaba por ser prejudicado.
  • Ciclicamente, deve fazer uma viagem mais longa para que a regeneração possa ser feita (tente conduzir aproximadamente 15 minutos acima das 2.000 rpm, e caso isso não seja o suficiente, aumente para as 2.500 rpm durante aproximadamente 30 minutos). Se a luz do filtro de partículas se acender, é porque o filtro já atingiu metade da sua capacidade e deve por isso proporcionar as condições ideais para o filtro regenerar.
  • Deve usar combustíveis de boa qualidade e o óleo recomendado pelo fabricante, ou óleos já com aditivo para evitar o entupimento do filtro.
  • A cada 100 mil quilómetros deve falar com o seu mecânico para fazer uma manutenção mais cuidada ao filtro.
  • Evite andar com o depósito demasiado vazio, pois o processo de regeneração só acontecerá se tiver combustível suficiente.
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