Não trocar o gás do ar condicionado pode dar despesas indesejáveis
Filtro de Partículas: Que cuidados deve ter na manutenção?

Injetores: O que fazer para garantir o seu bom funcionamento?

By on 22 Março, 2024

Os injetores são um dos componentes mais complexos do motor e a sua boa manutenção é fundamental para evitar problemas mecânicos. O que deve fazer para evitar problemas? Nós ajudamos.

Os injetores do motor são peças que pulverizam o combustível na câmara de combustão, garantindo a mistura ideal com o ar para a combustão. Existem dois tipos principais: mecânicos e eletrónicos. Os injetores mecânicos são controlados por mecanismos físicos e são mais comuns em motores a diesel. Já os injetores eletrónicos são controlados por uma unidade de controle eletrónico (ECU) e são mais comuns em motores a gasolina.

As funções dos injetores são: fornecer a quantidade correta de combustível, atomizar o combustível e controlar o tempo de injeção.

São peças complexas e sensíveis e por isso a sua boa manutenção é fundamental. Os problemas nos injetores costumam se sentir quando há dificuldade do motor em arrancar, perda de potência, aumento do consumo de combustível, emissões de gases poluentes e ruído excessivo do motor. O ruído é caraterístico e assemelha-se a um matraquear.

Para garantir o bom funcionamento do motor, é importante realizar a manutenção preventiva dos injetores, incluindo a limpeza periódica e a verificação do funcionamento. Para evitar a falha do injetor, é aconselhável mudar o filtro de combustível de acordo com as instruções de cada fabricante, uma tarefa de manutenção que custa normalmente entre 20 e 120 euros, segundo a rede de oficinas Euromaster (dependendo da marca e do modelo). O uso de combustíveis aditivados é também aconselhado (o combustível aditivado possui aditivos que limpam e protegem o motor, aumentando potência e economia, além de reduzir emissões). A substituição de um injetor custa à volta de 250€ e se tiver de trocar todos os injetores, a fatura sobe consideravelmente.

Assim, a manutenção dos filtros e a atenção a sinais como ruídos ou sons estranhos poderá fazê-lo poupar dinheiro.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)