Segundo a ACEA a nova proposta da norma Euro 7 é positiva, mas considera necessárias mais melhorias
Nova proposta Euro 7 poderá ‘salvar’ automóveis pequenos

Emissões reduzidas em 90% entre a primeira norma Euro e a Euro 6 – Euro 7 perto da aprovação final

By on 14 Março, 2024

O Parlamento Europeu aprovou na quarta-feira (13) normas de emissões mais rigorosas para determinados veículos, apesar de a proposta inicial da União Europeia ter sido diluída devido às objeções dos Estados-Membros.

As novas regras mantêm os limites atuais para poluentes como os óxidos de azoto e o monóxido de carbono para os automóveis e as carrinhas, impondo simultaneamente limites mais rigorosos para os autocarros e camiões. Além disso, são estabelecidos pela primeira vez limites para a poluição por partículas provenientes dos travões dos automóveis e das carrinhas. Estes regulamentos, conhecidos como “Euro 7”, aplicar-se-ão a automóveis e carrinhas a partir de julho de 2030 e a autocarros e camiões um ano mais tarde. As novas regras, que ainda precisam da aprovação formal final dos países da UE, depois de ter sido aprovada no parlamento europeu.

Inicialmente, a Comissão Europeia propôs limites mais rigorosos a partir de meados de 2025 para os automóveis e de meados de 2027 para os camiões e autocarros. A principal política de redução das emissões de gases com efeito de estufa dos automóveis na UE envolve uma lei que proibirá a venda de novos automóveis com emissões de CO₂ a partir de 2035. Alguns países europeus e fabricantes de automóveis procuraram enfraquecer a norma Euro 7, argumentando com o aumento do investimento na produção de veículos elétricos para satisfazer a procura futura.

Alexandr Vondra, o principal legisladora do Parlamento Europeu sobre as regras, declarou que a política final estabelece um equilíbrio entre os objetivos ambientais e os interesses dos fabricantes.

O que muda?

A Euro 7 mantém os limites de emissões de poluentes para veículos ligeiros estabelecidos na Euro 6, focando-se nos óxidos de azoto (NOx) e no monóxido de carbono (CO). No entanto, impõe limites mais rigorosos para autocarros e camiões, como as emissões de NOx limitadas a 200 mg/kWh em testes laboratoriais e 260 mg/kWh em testes de estrada. Além disso, reduz o tamanho das partículas sólidas permitidas, de 23 nm para 10 nm para veículos ligeiros. A grande novidade é a limitação das emissões de partículas provenientes de pneus e travões, com limites específicos de 7 mg/km para veículos ligeiros e 11 mg/km para pesados. Essas imposições também se aplicam a veículos elétricos, com limites de 3 mg/km para veículos ligeiros e 5 mg/km para pesados.

A Euro 7 vai impor também limites para a degradação das baterias de veículos elétricos e híbridos. Para ligeiros de passageiros, devem manter pelo menos 80% da capacidade original até cinco anos ou 100,000 km, e 72% até oito anos ou 160,000 km. Para ligeiros de mercadorias, os limites são de 75% até cinco anos ou 100,000 km, e 67% até oito anos ou 160,000 km.

Segundo a ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis), “a votação sobre a norma Euro 7 colocou a tónica onde mais importa – nos desafios orientados para o futuro, como as emissões dos travões dos veículos ligeiros e dos furgões e os requisitos das baterias dos veículos elétricos”, declarou Sigrid de Vries, Diretora-Geral da Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA). “Mas não nos enganemos: A norma Euro 7 continua a reforçar as emissões de gases de escape e os procedimentos de ensaio. Em particular, os fabricantes de camiões e autocarros enfrentarão regras significativamente mais rigorosas, uma vez que já enfrentam uma escalada difícil para cumprir os objetivos de descarbonização para 2030, que se aproximam rapidamente, na ausência de condições facilitadoras vitais.”

A ACEA congratulou-se com o trabalho feito até agora e segundo a associação, verificou-se um corte de 90% das emissões dos veículos entre a primeira norma Euro e a primeira versão da Euro 6. Mas, para concretizar verdadeiramente o objetivo da norma Euro 7, “os decisores políticos têm de fazer mais para substituir os veículos mais antigos e mais poluentes nas estradas por modelos mais recentes equipados com a tecnologia de emissões mais avançada. Não se trata apenas de incentivos para impulsionar a adoção pelo mercado de veículos mais recentes, mas também de estabelecer um quadro regulamentar holístico que mantenha a mobilidade acessível a todos os europeus”.

Imagem de rorozoa no Freepik

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)