Novo Dacia Duster – Primeiro ensaio
Novo Dacia Duster: Preços e primeiras entregas

Dacia em 2023: uma grande novidade, o novo Duster, e várias boas notícias…

By on 2 Janeiro, 2024

A Dacia é uma das marcas mais bem sucedidas em 2023, e entre apresentações de novos carros e/ou upgrades de outros, com recordes de vendas pelo meio, assim foi ‘medido’ o bom ano da Dacia.

Logo em janeiro, um novo motor para o Dacia Spring, pouco depois a marca apresentou resultados recorde de 2022. Um pouco mais à frente, reforçou a gama de modelos mais aventureiros com a versão Extreme e ficou a saber-se que até aos primeiros nove meses de setembro o Dacia Sandero foi, de longe, o carro mais vendido na União Europeia, o que não deve mudar até ao fim do ano, sendo que só mais para a frente se vão conhecer os resultados.

2023 foi também o ano em que a Dacia vendeu o seu carro 8 milhões, para o qual as motorizações a GPL contribuem muito. Em 2020 a marca vendia 23% dos seus carros a GPL, agora vende 56%

Foi entretanto apresentado o novo Dacia Duster, e o ano não terminou sem ficarmos a saber como o design (e não só) está a mudar a imagem da marca.

Logo a abrir o ano, o pequeno Dacia Spring recebeu uma importante atualização em termos de equipamento com a nova versão Extreme, mas também um novo motor mais potente.

Muitos dos consumidores referem um nível de equipamento bastante comedido e o facto de os 45 cavalos de potência do motor elétrico saberem a pouco. E por essa mesma razão, são estes os dois principais pontos que a marca tratou de melhorar.

Ainda em janeiro a marca apresentou um resultado histórico de 2022. Mais do que os valores recordistas, 2022 foi ainda um ano de transição para a Dacia, com a chegada de modelos tão importantes como o Jogger e o Spring, além da renovação da imagem de toda a gama.

A Dacia iniciou a sua atividade no mercado nacional em 2008, a sua procura tem sido cada vez mais elevada e cativado diversos novos clientes para a marca. E agora, quatorze anos depois, no fechar das contas de 2022, a Dacia revelou números recorde no que diz respeito à sua quota de mercado e nos números de vendas a clientes particulares.

Logo a abrir março, os modelos da Dacia com capacidades mais aventureiras receberam um novo nível de equipamento que teve a vantagem de oferecer um visual mais de acordo com uma vertente de lazer.

Os meses passaram e em setembro ficou a saber-se que o Dacia Sandero foi de longe o mais vendido na UE, entre janeiro e agosto, na frente do Opel Corsa, do Peugeot 208 e do Renault Clio.

Em setembro, um número importante para a marca: foi há cerca de duas décadas que a Dacia foi ‘relançada’ pelo Grupo Renault. Com uma estratégia baseada sempre na melhor relação qualidade-preço possível, a marca romena é um caso de grande sucesso, pois tem sabido sempre oferecer o essencial. Os tops de venda na Europa, provam-no reiteradamente: 8 milhões de carros vendidos.

Hoje em dia no mercado português só o Grupo Renault continua a apostar no GPL nos seus automóveis, e tem boas razões para isso. Apesar da eletrificação ser muito importante no Grupo, o desenvolvimento da tecnologia GPL vai continuar. E porquê? Um carro a gasolina gasta 12,22€ por 100 Km, se andasse sempre a GPL gastaria em 100 Km apenas 6,96€. Não vai andar sempre a GPL, mas pode perfeitamente maximizar o que anda a gás versus gasolina. E o que fica no meio é ganho, ou seja, poupança…

Em novembro, a Dacia apresentou a terceira geração do Duster, que surgiu com um design bem mais robusto e eleva as capacidades todo-o-terreno a novos patamares face à geração anterior. Os materiais são agora mais sustentáveis, bem como os grupos propulsores híbridos. Está ainda equipado com novas tecnologias mas mantém um detalhe que há muito o destaca: é o SUV familiar que oferece a melhor relação qualidade/preço da categoria.

Por fim, um ‘mini-seminário’: para que o sucesso da Dacia aconteça, é preciso queimar muitos neurónios, pois para se manter fiel aos seus três pilares, Eco-Smart, Robust & Outdoor, Essential & Cool, é tudo menos fácil trabalhar num dos pontos que mais afetam primeiramente as pessoas que compram os carros: o estilo. A estética.

Se em termos de tecnologias a ligação à Renault resolve muita coisa, naturalmente, já em termos de design, a Dacia tem-se vindo a distinguir fortemente, e olhar hoje em dia para um Dacia, recordando ao mesmo tempo o seu passado, é a noite e o dia. E isso significa que muito ênfase tem vindo a ser colocado no design da marca, porque para se manter o essencial ao melhor preço, é preciso ser muito pragmática.

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