Novo Dacia Spring: O pequeno elétrico ganha nova vida
Novo Dacia Duster – Primeiro ensaio

Novo Dacia Duster: Mais espaço, mais conforto

By on 19 Abril, 2024

Plataforma CMF-B dá mais espaço

O Novo Duster é construído sobre a plataforma CMF-B, que desempenha um papel central na estratégia industrial da Dacia. Esta plataforma foi usada pela primeira vez nos modelos Sandero, Logan e Jogger. Oferecendo mais espaço para passageiros e bagagem em comparação com a geração anterior, a plataforma reduz vibrações e ruído. A plataforma CMF-B também abre caminho para a eletrificação, permitindo acomodar tecnologias híbridas moderadas e totalmente híbridas.

O Novo Duster, baseado na plataforma CMF-B, oferece mais espaço para passageiros e bagagem em comparação com a geração anterior. Os 4,34 metros de comprimento acomodam mais espaço, que nos bancos dianteiros e nos traseiros. Mesmo a bagageira ganhou com até 517 litros de capacidade.

A versão 4×4 também se beneficia desse progresso, aumentando a sua versatilidade. Além disso, as regulações do amortecimento, direção assistida e pneus foram reformuladas. Isto para uma resposta mais precisa em diferentes condições de condução. O nível de ruído interno foi reduzido em média 2dB, proporcionando uma experiência de condução mais agradável.

Equipamento renovado

O novo Duster ganhou um sério update no que diz respeito à tecnologia. Oferecendo agora mais, com sistemas atuais, o Duster é agora uma proposta com opções tecnológicas interessantes. O sistema de infoentretenimento inclui um ecrã tátil central de 10,1 polegadas, disponível em diferentes versões:

  • Media Display, que será incorporado de série nas versões Expression e Extreme, inclui quatro altifalantes e conetividade sem fios Apple CarPlay™ e Android Auto™.
  • Media Nav Live, que será de série na versão Journey e estará disponível como opção na versão Expression e Extreme, inclui todos os elementos acima referidos, além de um sistema de navegação conectado que fornece atualizações de tráfego em tempo real e cartografia atualizada durante 8 anos. O Media Nav Live é fornecido de série com um sistema de som Arkamys 3D com seis altifalantes.

Media Control, na versão Essential, é um sistema de infoentretenimento que pode ser controlado a partir do volante. Apresenta informações relacionadas com o tipo de media, chamadas telefónicas ou rádio num ecrã de 3,5 polegadas, ao lado dos mostradores analógicos no painel de instrumentos. Tem quatro altifalantes, uma ligação Bluetooth, uma porta USB e um suporte para smartphone integrado no painel de instrumentos. Quando ligar o seu Smartphone, o ecrã deste passa a ser o ecrã do seu infotainment, uma opção cada vez mais usada nas versões de entrada.

APP MyDacia e atualizações “Over the Air”

O novo Duster oferece uma conetividade avançada, segundo os padrões europeus GSR2. Para veículos equipados com Media Display e Media Nav Live, há ainda mais serviços conectados, incluindo atualizações de software FOTA, permitindo atualizações remotas sem a necessidade de visitar a concessionária.

A manutenção pode ser facilmente monitorizada através da app MyDacia. O carro apresenta um cluster digital de 7 polegadas, personalizável, padrão em versões superiores. Ofereçe também de suporte para smartphone em todas as versões, com versões equipadas com Media Display e Media Nav Live incluindo um suporte para smartphone YouClip e múltiplas tomadas USB C. Um carregador de smartphone sem fio também está disponível como opção em certas versões.

Mais ajudas À condução

O novo Duster vem com diversas melhorias nos sistemas de assistência ao condutor. O cruise control é padrão a partir da versão Expression, enquanto a comutação automática entre os faróis médios e máximos está disponível nas versões Extreme e Journey. Faróis médios automáticos são oferecidos em todas as versões.

Novos recursos de segurança incluem travagem automática de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de excesso de velocidade, assistência ao estacionamento traseiro, sinal de paragem de emergência, aviso de saída de faixa, assistência à manutenção na faixa, alerta de atenção do condutor e chamadas de emergência (eCall). Um botão inteligente, My Safety, facilita a configuração dos sistemas de assistência ao condutor preferidos.

Se o Duster ganhou no desgin, ganhou também ao nível da tecnologia dando mais, pelo mesmo preço. Mais um argumento de peso para esta proposta.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)