5 mitos sobre as baterias dos carros elétricos
UE precisa de mais pontos de carregamento

Custo da eletrificação pode fazer subir preço dos carros elétricos

By on 10 Abril, 2023

Vivemos num mundo onde as famílias enfrentam crescentes dificuldades para fazer face aos custos de vida, cada vez mais pesados nos orçamentos. O conceito de “barato” começa a perder força de tão poucas vezes que é usado e nos carros poderemos estar a caminho de um cenário idêntico, ou pior.

Segundo a Stellantis, o custo da eletrificação não será baixo. Com objetivos cada vez mais ambiciosos para reduzir o número de carros com motores de combustão, os projetos de Veiculos Elétricos sucedem-se e vão sendo apresentados cada vez mais propostas por parte das marcas. Mas a Stellantis já avisou que a fatura será cara.

“Esse é o elefante na sala para todos. O custo da eletrificação é caro, por isso, temos de nos certificar de que protegemos a rentabilidade do nosso atual negócio no mercado [motor de combustão interna] para ajudar a financiar a transição para a eletrificação” disse Mike Koval Jr. CEO da RAM que apresentou recentemente o RAM 1500 REV, nova proposta 100% elétrica para a marca, que deverá ir para o mercado em 2024.

Fazer carros está mais caro, fazer elétricos torna-se ainda mais caro e é preciso controlar esses custos, para manter as empresas viáveis:

Carlos Tavares foi ainda mais longe:

“Se não o fizermos [manter as empresas viáveis], teremos uma redução significativa da dimensão do mercado porque a classe média não poderá comprar VE. Portanto, não é do interesse das empresas. Não é do interesse dos cidadãos. Não é do interesse dos sindicatos que encolhamos o mercado porque nos tornamos demasiado caros para a classe média”.

Há, portanto, muitas questões a resolver na revolução da mobilidade, mas este irá certamente ser uma das questões centrais nos próximos tempos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)