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Clássicos: Austin Healey 100

By on 5 Outubro, 2023

Estabelecida através de uma “joint-venture” entre Leonard Lord, responsável pela divisão Austin da British Motor Corporation (BMC) e Donald Healey, reputado engenheiro, a Austin-Healey produziu

alguns dos mais carismáticos modelos da indústria automóvel inglesa.

A união durou 20 anos, até 1972 e um dos produtos que se destacou foi o 100. Lançado em 1953, esteve em produção até 1959, tendo sido lançadas sete variantes diferentes. O BN1 surgiu em 1953, seguindo-se o 100S (versão limitada dedicada à competição) em 1955, o BN2 100M (produção limitada de um modelo de elevadas prestações), seguindo-se o BN2 100-4 (1956), o BN4 100-6 (um 2+2 algo deselegante) e, finalmente, o BN6 100-6 com motor de seis cilindros e dois lugares.

O modelo de linhas belas e resolutamente desportivas, foi concebido com base na mecânica do Austin A90 Atlantic e surpreendeu de tal forma os homens da BMC e da Austin em particular, que foi decidido que o veículo seria construído pela BMC. O motor dos BN1 tinha 90 CV e a mesma caixa do A90, mas algumas modificações feitas por Donald Healey deram um carácter mais desportivo. A suspensão era independente à frente com molas helicoidais e de eixo rígido atrás com molas de lâminas, enquanto a travagem estava entregue a um sistema de tambores nas quatro rodas. A velocidade máxima era de 171 km/h e a aceleração dos 0-100 km/h de 12 segundos. Os consumos eram surpreendentemente baixos: apenas 12,6 litros por cada 100 quilómetros.

A versão BN2, surgida depois de 1955, trazia como melhoramentos uma caixa de quatro velocidades, ainda com “overdrive”. A variante 100M tinha uma suspensão dianteira endurecida, orifícios de refrigeração no capot- motor e 110 cv de potência.

Ainda mais radical, o 100S tinha carroçaria em alumínio, travões de disco Dunlop, não tinha pára choques, o vidro dianteiro era em plástico e prescindia da capota. Desta forma, conseguia ser mais leve que o 100M exactamente 91 quilogramas. Apenas 50 carros foram produzidos. As variantes BN4 e BN6 pouco acrescentaram aos modelos anteriores, excepção feita ao modelo com motor de seis cilindros, mais rápido mas que viveu apenas um ano com vendas marginais, a versão d

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