Suzuki e SkyDrive formam aliança com o objetivo de apostar em novos voos
Mitsubishi Colt regressa em 2023, marcando uma nova era para a Mitsubishi

Aliança Renault Nissan Mitsubishi promete novo recomeço

By on 12 Março, 2019

O escândalo Carlos Ghosn ameaçou estilhaçar a Aliança Renault Nissan Mitsubishi, falou-se de separações e de zangas, mas a gestão dos danos foi conseguida e há a promessa de um novo começo.

A ideia é deitar para trás das costas o sucedido com Carlos Ghosn e recomeçar de novo. Num memorando de entendimento revelado esta madrugada, os três construtores confirmam o nascimento de um novo conselho de administração, liderado pelo presidente da Renault, Jean-Dominique Senard. A seu lado estarão Thierry Bolloré, CEO da Renault, Hiroto Saikawa, CEO da Nissan e Osamu Masuko, Ceo da Mitsubishi.

Este novo conselho engloba e substituiu todas as anteriores direções e junta as três marcas debaixo de uma única entidade. O memorando de entendimento diz, também, que as decisões operacionais tomadas pelo conselho serão baseadas num consenso, aprofundando a abordagem vencedora da Aliança.

Acrescenta o documento que o novo conselho de administração ira “impulsionar a cooperação entre Nissan, Renault e Mitsubishi e procurar novas maneiras de gerar valor para os acionistas e colaboradores” prometendo “acelerar as atividades operacionais por meio do foco principal na criação de projetos estratégicos comuns que serão entregues ao conselho de administração para numa tomada de decisão rápida.”

Para acalmar a Nissan, a Renault concordou em deixar o Comité Especial da Nissan (um painel de pessoas exteriores á empresa) escolher um substituto para Carlos Ghosn na presidência da Nissan. O memorando de entendimento, diz que Jean-Dominique Senard é um candidato natural a ser vice-presidente. Tudo para tentar aliviar a forte tensão que se desenvolveu nas relações entre Renault e Nissan, depois da prisão de Ghosn em novembro de 2018, imediatamente depois de ter existido conversações para uma fusão entre a Renault e a Nissan. Algo que, agora, dificilmente, irá por diante.

Carlos Ghosn, agora em liberdade depois de pagar uma choruda caução, continua a ter cargos na Renault e na Nissan, mas uma reunião de acionistas da Nissan, que vai acontecer no dia 8 de abril, irá decidir o que fazer com o executivo brasileiro.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)