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Citroën ë-C4 E ë-C4 X: Novas opções de motorização

A Citroën acaba de anunciar diversas novidades para algumas das suas gamas

By on 7 Fevereiro, 2023

De forma a atualizar alguns dos seus modelos e a deixá-los ainda mais competitivos, a Citroën acaba de anunciar algumas atualizações importantes para as gamas C4 e ë-C4, mas também para o C5 X.

Para os construtores de automóveis, não basta desenvolver cada um dos seus modelos e colocá-los no mercado. A pouco e pouco, os seus rivais vão evoluindo e vão chegando novos sistemas e tecnologias, pelo que todos acabam por ir também evoluindo ao longo da sua presença nas tabelas de vendas.

Foi precisamente o que aconteceu com algumas das gamas da Citroën, que acabam de receber novidades importantes em diversas vertentes. No caso do C4 e da sua versão totalmente elétrica, o ë-C4, por exemplo, e começando pela adição mais simples, trata-se de uma nova opção de configuração de cores para a carroçaria, com a possibilidade de ser agora em dois tons, ou seja, com a zona superior pintada de preto, dando ainda mais destaque à sua cor principal da carroçaria, tal como a que aqui publicamos.

Mas não é só. A gama C4 (com motores térmicos e a versão 100% elétrica), vai também receber o My Citroën Drive Plus, o novo sistema de multimédia que já conhecemos em modelos como o C4 X e o C5 X, que tem um monitor tátil de maiores dimensões (dez polegadas) e pode ser personalizado conforme os gostos de cada utilizador, de uma forma tão simples como costuma fazer com os widgets que tem no seu telefone.

Um pouco mais acima nas gamas da marca do Double Chevron, é também o momento de o Citroën C5 X receber uma importante novidade para o nosso mercado. Até agora, a versão híbrida plug-in era a que disponibilizava uma potência máxima combinada de 225 cavalos, mas a partir deste mês, também ficará disponível a versão de 180 cavalos. Tal como o seu irmão mais potente, também inclui a suspensão ativa Citroën Advanced Comfort e a caixa de velocidades automática de oito relações ë-EAT8, mas num patamar de preço um pouco mais acessível.

Segundo os números revelados pela Citroën, com esta versão de 180 cavalos, o C5 X híbrido plug-in consegue uma autonomia máxima em modo puramente elétrico de 62 quilómetros, que pode superar os 70 se nos mantivermos em ambiente urbano. E com a presença da bateria de 12,4 kWh, os carregamentos podem demorar cerca de uma hora e 40 minutos se usarmos um carregador de 7,4 kW. Além da chegada de uma nova versão híbrida, o Citroën C5 X vai também ficar mais interessante para quem percorre diversos quilómetros por dia em autoestrada, uma vez que a marca francesa vai passar a disponibilizar o sistema Highway Driver Assist 2.0 neste modelo.

Graças a isso, passam a estar disponíveis, essencialmente, estas três novas funções: mudança semiautónoma de faixa (sugere ao condutor que ultrapasse o veículo da frente e que, depois, regresse à sua faixa de rodagem, entre os 70 e os 180 km/h); recomendação antecipada de velocidade (funcionalidade que sugere ao condutor que adapte a sua velocidade o mais rapidamente possível (aceleração ou desaceleração) graças a uma leitura à distância dos sinais de limite de velocidade; sensor de aderência no volante (para determinar, permanentemente, se o condutor está atento, para que esteja sempre em controlo, sem ter de exercer qualquer movimento ou resistência no volante).

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