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Citroën ë-C4 X destacou-se no teste dos 1000km face a concorrência de peso

By on 10 Fevereiro, 2024

Longas distâncias. Considerado por muitos o pior inimigo dos elétricos, pelas especificidades que estes veículos têm. Apesar de a grande maioria das pessoas percorrer por dia muito menos quilómetros do que a autonomia médias dos veículos elétricos atuais, muitos continuam a não olhar para os EV por acharem que estes restringem a sua liberdade. A Citroën tentou provar que tem a solução para isso.

A marca francesa optou por uma abordagem diferente ao escolher baterias de dimensões razoáveis, compactas, leves e acessíveis economicamente. Isso resulta em vantagens para os trajetos diários, onde uma bateria pesada seria uma desvantagem. Com uma capacidade de carregamento rápido de 100 kW e um motor eficiente, o ë-C4 X da Citroën demonstrou ser capaz de lidar bem com deslocações mais longas.

Para comprovar isso, a Citroën colaborou com o UTAC para realizar um teste de 1.000 km com o ë-C4 X e três concorrentes diretos: Renault Mégane e-Tech, Volkswagen ID 3 e MG 4. O resultado, divulgado pela marca, mostrou que o ë-C4 X foi o mais rápido, levando 11 horas e 57 minutos, enquanto os seus concorrentes demoraram de 14 a 67 minutos a mais para percorrer a mesma distância. Esses resultados foram atribuídos a um menor consumo de energia e a tempos de carregamento otimizados.

Modelo Citroën ë-C4 X MG 4 Renault Mégane Volkswagen ID 3
Bateria (capacidade) 54 kWh 64 kWh 60 kWh 58 kWh
Autonomia WLTP (ciclo misto) 420 km 435 km 450 km 425 km
Peso 1.603 kg 1.694 kg 1.670 kg 1.790 kg

Thierry Koskas, CEO da Citroën, afirma que o teste realizado com o UTAC valida as escolhas estratégicas da empresa, destacando a eficácia das baterias de dimensões razoáveis, que oferecem uma autonomia superior a 400 km, reduzem custos e consumos, e permitem viagens longas sem preocupações, graças à eficácia do carregamento rápido.

Os modelos foram testados ao longo de dois dias, em condições climatéricas idênticas, seguindo o mesmo protocolo:

• Condução a uma velocidade estabilizada de 120 km/h no anel de alta velocidade do circuito.

• No início do teste, o veículo é carregado a 100% do Estado de Carga (SoC) da bateria.

• A condução é interrompida quando a bateria atinge um nível de carga de 10%.

• O veículo é, então, recarregado até aos 80%. Os carregamentos foram alternados entre uma estação de carregamento de 100 kW e uma estação de carregamento de 50 kW, de acordo com a capacidade disponível no local.

• Esta sequência de condução e carregamento é repetida até se atingir a distância total de 1.000 km.

Citroën ë-C4 X Concorrente 1 Concorrente 2 Concorrente 3
100 19,6 20,2 21,1 23,3
200 19,4 20,2 20,6 23,1
300 19,4 20,3 20,7 23,0
400 19,4 20,4 20.7 23,0
500 19,5 20,6 20,9 23,1
600 19,6 21,0 21,0 23,1
700 19,8 21,3 21,0 23,2
800 20,0 21,6 21,3 23,3
900 20,1 21,8 21,5 23,3
1000 20,2 21,9 21,6 23,4
Resumo tempo total de rodagem 8h52 9h05 8h53 8h58
tempo total de carga 3h05* 3h59 3h28 3h26
tempos totais para efetuar 1.000 km 11h57 13h04 12h11 12h24
* tempos recalculados para que os 3 modelos estejam em ISO condições na utilização das estações de carregamento de 50 kW e 100 kW

O ë-C4 e o ë-C4 X foram concebidos para se adaptarem tanto ao quotidiano como a viagens mais longas. Para além do conforto nas deslocações curtas do dia a dia, o ë-C4 possui todas as caraterísticas essenciais para que os clientes possam viajar com tranquilidade, mesmo em longas distâncias:

  • Dimensões e peso da bateria compactos, o que leva a um consumo de energia razoável.
  • Tempos de carregamento otimizados devido à capacidade de carregar a uma taxa rápida de 100 kW, com uma curva de carregamento otimizada.
  • Melhoria do consumo elétrico graças a uma bomba de calor, à integração de um sensor higrométrico e à otimização do sistema de transmissão.
  • Motor elétrico eficiente.
  • Tratamento aerodinâmico, incluindo a asa traseira (spoiler), a carenagem da parte inferior da carroçaria, pneus de baixa resistência ao rolamento.
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