Volvo V60 Cross Country D4 AWD Geartronic Momentum – Ensaio Teste

By on 3 Janeiro, 2020

Volvo V60 Cross Country D4 AWD Geartronic Momentum

Texto: Francisco Cruz

Aventuras com estilo

Variante com tradição na marca sueca, a versão Cross Country está já também disponível na actual geração da carrinha Volvo V60, que, de resto, a veste como uma luva. Ajudada igualmente por um turbodiesel de 190 cv e respectiva caixa automática de 8 velocidades, importantes contributos para as prometidas aventuras com estilo…

Conheça todas as versões e motorizações AQUI.


Mais:

Qualidade de vida a bordo; Conforto em todos os pisos; Aptidões off-road

 

 

Menos:

Sonoridade do motor a frio; Funcionamento dos comandos no volante pouco intuitivo; Preço

Exterior

9/10

Pontuação: 9/10

Carrinha plena de estilo e imagem cativante, cujo cunho nórdico lhe garante uma imagem distinta da (forte) concorrência alemã, a Volvo V60 Cross Country  acresce às linhas já de si estatutárias, muitos dos já esperados pormenores oriundos do território dos Sport Utility Vehicles (SUV) e até crossovers; mas, atenção: sempre com muita classe!

Assim, além de uma maior altura ao solo (75 mm), a carrinha sueca destaca-se ainda pela adopção das tradicionais protecções em plástico dos rebordos inferiores da carroçaria, no caso do pára-choques e saias laterais, mais destacados, devido à tonalidade metalizada. A mesma cor, aliás, das barras longitudinais no tejadilho, ponteira dupla estilizada e integrada no pára-choques traseiro, ou até mesmo das bonitas jantes em liga leve de 18″ – infelizmente, opcionais, e com um preço – diz a Volvo – de 154€…

Interior

10/10

Pontuação: 10/10

Fabricante automóvel premium, cuja elevada qualidade dos produtos é há muito reconhecida, a Volvo volta a reafirmar este mesmo posicionamento, com a nova V60. Também através de um habitáculo em que elevada sensação de qualidade e até de luxo, torna qualquer momento a bordo, um prazer sempre renovado.

Basicamente replicando aquele que é o tablier da variante dita normal, também na escolha criteriosa dos materiais, solidez da construção e atenção ao pormenor, a V60 Cross Country prima ainda por um certo toque tecnológico, transmitido, principalmente e desde logo, por um painel de instrumentos 100% digital de 12,3″. A que se junta o já conhecido e enorme “tablet” que preenche a quase totalidade da consola central, e a partir do qual se torna possível configurar/aceder a praticamente tudo o que a carrinha sueca oferece: do excelente sistema de som ao não muito intuitivo funcionamento do sistema de navegação; das várias tecnologias de segurança e apoio à condução, à selecção de um dos quatro modos de condução disponíveis: Eco, Comfort, Dynamic e Off Road. Embora e neste último caso, com a possibilidade de optar através da pequena, mas não muito funcional, “rodinha” metalizada, junto à manete da caixa de velocidades.

Num habitáculo ergonomicamente bem conseguido, do qual fazem parte poucos botões, mas também vários espaços de arrumação de capacidade razoável, óptima, sem dúvida, é a posição de condução. Garantida por um banco em couro e muito confortável, com todos os ajustes necessários e bons apoios laterais. E a que se junta não somente um bom apoio de pé esquerdo, como também um volante de pega excelente. O menor culpado, de resto, de uma visibilidade traseira que é, certamente, o aspecto menos convincente para o condutor. Embora atenuada através da disponibilização de sensores exteriores de aproximação e câmara traseira de boa definição…

Para os restantes passageiros, a garantia de muito conforto, em particular, quando a lotação se resume a apenas dois ocupantes no banco de trás; isto, não porque a largura existente seja insuficiente para albergar três, mas mais porque, não só o lugar do meio se mostra bem menos confortável, como, a dificultar a colocação das pernas, ainda existe um túnel de transmissão largo e elevado. Neste caso, justificado através da presença da transmissão integral…

Já quanto à bagageira, nada a dizer, a não ser, bem, mercê de um acesso baixo e amplo, ajudado por um portão de abertura elétrica, a que se junta uma óptima capacidade de carga – 529 litros. Mas também facilmente aumentável através do prático e aproveitável rebatimento 40:20:40 das costas dos bancos traseiros. E, isto, sem esquecer a presença de um sem-número de soluções funcionais, como a divisória que permite repartir o espaço ao meio, os ganchos porta-sacos, pontos de fixação nas laterais, alçapão por baixo do piso falso (não muito fundo), além de uma chapeleira extensível que recolhe com um só toque e que também pode subir pelos pilares traseiros, como forma de facilitar o acesso…

 

Equipamento

9/10

Pontuação: 9/10

Versão especialmente adaptada para as aventuras na skogen (floresta em sueco… ensinou-nos a Volvo), motivo pelo qual não abdica, logo à partida, de mais-valias como a tracção integral permanente, chassis e suspensão reforçados, além de protecções acrescidas, por exemplo, na base do motor, a nova Volvo V60 Cross Country surge igualmente bem equipada de série, noutros domínios; a começar, pela Segurança, no alcatrão.

Assim, garantida logo à partida, está a presença de tecnologias como o sistema de segurança City Safety com travagem automática capaz de reconhecer peões, ciclistas e animais de grande porte (a pensar nos alces, certamente…), o Pilot Assist que permite condução semiautónoma quando a velocidades até 130 km/h (embora apenas por alguns instantes e só em estradas devidamente marcadas…), Collision Mittigation Support à frente, Oncoming Lane Mittigation e Slippery Road Alert. Além dos mais “aventureiros” Hill Start Assist, Hill Descent Control e modo de condução Off Road, disponível através de um sistema que conta ainda com as opções Eco – Condução Eficiente, Comfort – Para uso no dia-a-dia, e Dynamic – Elevado desempenho.

A par destes equipamentos, muitas e várias soluções pensadas em prol do conforto e bem-estar a bordo, a começar no ar condicionado automático de duas zonas, portão da bagageira elétrico, limitador de velocidade, Cruise Control, sensores  de estacionamento atrás, sensor de chuva, Audio High Performance com comandos no volante, ligações USB, Bluetooth e smartphone integration (iPhone & Android), sistema de navegação, Volvo On Call e indicador de pneu vazio.

Consumos

/10

Pontuação: 9/10

Num conjunto propulsor/caixa de velocidades claramente concebido em prol do bem-estar dos ocupantes, os consumos são, na Volvo V60 Cross Country D4 Geartronic, mais um factor a contribuir para o sentimento muito favorável que é possível sentir a bordo desta carrinha sueca.

Recorrendo, particularmente em cidade, a uma utilização mais frequente da opção Eco no Drive Mode, nem mesmo algumas aventuras por caminhos enlameados e com menor tracção, muitos deles feitos sem necessidade de recorrer ao modo Off Road, conseguiram evitar que tivéssemos terminado este ensaio com uma média real e registada de 7,2 l/100 km. Valor, sem dúvida, aceitável, numa carrinha, não só potente, como também pesada…

Ao Volante

9/10

Pontuação: 9/10

Com uma maior altura ao solo, além de retocada na suspensão e equipada com tracção integral, a Volvo V60 Cross Country surge, logo à partida, especialmente vocacionada para rivalizar com as melhores propostas SUV no fora-de-estrada; inclusive, em pisos de muita lama, onde a tracção deve ser aspecto a avaliar a todo o momento. Qualidades que, ao mesmo tempo, não a impedem ou condicionam, de apresentar um desempenho competente, quando no alcatrão.

Equipada com uns inesperados Pirelli PZero Rosso, pneus assumidamente de estrada… e vocação desportiva, a carrinha sueca consegue, ainda assim, ser um exemplo na forma estável e segura como se exibe em qualquer ambiente, piso… ou meteorologia, não deixando sequer de salvaguardar o refinado conforto que faz parte dos seus atributos naturais.

Proposta familiar das rodas até aos rails no tejadilho, a ainda assim competente V60 Cross Country estende, de resto, esse mesmo predicado, à condução, marcada por uma direcção sem muito feedback mas agradavelmente precisa na forma como coloca o conjunto. Mesmo quando, em situações dinamicamente mais exigentes, a suspensão não evita algumas oscilações da carroçaria. Isto, claro, sem colocar minimamente em causa a segurança, algo para o qual, aliás, também contribui o bom funcionamento de tecnologias como a manutenção na faixa de rodagem ou o “intenso” alerta de embate frontal iminente, com travagem – enérgica! – autónoma.

Motor

8/10

Pontuação: 8/10

Disponível entre nós com um único propulsor, um quatro cilindros 2,0 litros turbodiesel de 190 cv e 400 Nm, acoplado exclusivamente a uma caixa automática Geartronic de dupla embraiagem e oito velocidades, a Volvo V60 Cross Country acaba por ter neste D4, um bom companheiro. Desde logo, pela forma convincente e à-vontade como o conjunto se exibe, sem dificuldades para proporcionar bons ritmos (8,2s nos 0-100 km/h), a que inclusivamente se torna possível acrescentar um pouco mais de emoção na condução, recorrendo às óptimas patilhas da caixa no volante; mesmo se, em termos de tempos de resposta, as coisas pouco mudem…

De resto e num conjunto motor/caixa claramente concebido em prol do conforto, ajudado igualmente por acelerações muito lineares, não deixou de surpreender-nos um pouco a sonoridade mais presente do propulsor, por exemplo, quando frio ou até mesmo quando optamos por uma condução mais enérgica. Altura em que, diga-se, também a própria transmissão acaba, por vezes, por se mostrar um pouco mais brusca…

Quanto àquele que será o modo de funcionamento mais diferenciador nesta V60 Cross Country, o Off Road, faz notar a sua acção através de um mapeamento ligeiramente diferente, naquela que é a resposta do motor, assim como na intervenção do sistema electrónico de tracção integral. Tudo em prol da eficácia… e segurança.

 

Balanço Final

9/10

Pontuação: 9/10

Última geração de uma variante que é já, ela própria, presença incontornável na oferta do construtor sueco, a Volvo V60 Cross Country D4 AWD Geartronic Momentum está cada vez melhor, deslumbrante e estatutária, uma carrinha que, mantendo todas as qualidades de veículo familiar, consegue ofuscar, seja em que ambiente for, a maioria dos SUV que por aí circulam. Negativo?… Praticamente, só os quase 65 mil euros que uma unidade igual à “nossa” custa!…

Concorrentes

Audi A4 Allroad 40 TDI S Tronic, 190cv, 7,9s 0-100 km/h, 220 km/h, 5,2 l/100 km, 165 g/km CO2, 65 040€

(Conheça todas as versões e motorizações AQUI)

Ficha Técnica

Motor

Tipo: quatro cilindros em linha, com injecção directa Common-Rail, turbocompressor de geometria variável e intercooler

Cilindrada (cm3): 1.969

Diâmetro x curso (mm): 82 x 93,2

Taxa compressão: 15,8:1

Potência máxima (cv/rpm): 190/4250

Binário máximo (Nm/rpm): 400/1750-2500

Transmissão e direcção: tracção integral, com caixa automática Geartronic de 8 velocidades; direção de pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica

Suspensão (fr/tr): Tipo duplo braço triangular/Eixo traseiro transversal

Travões (fr/tr): Discos ventilados/Discos

Prestações e consumos 

Aceleração: 0-100 km/h (s): 8,2

Velocidade máxima (km/h): 210

Consumo combinado (l/100 km WLTP): 5,9

Emissões de CO2 (g/km WLTP): 155

Dimensões e pesos

Comprimento/Largura/Altura (mm): 4.784/1.850/1.499

Distância entre eixos (mm): 2.875

Largura das vias (fr/tr) (mm): 1.640/1.625

Peso (kg): 1.854

Capacidade da bagageira (l): 529/1.441

Depósito de combustível (l): 60

Pneus (fr/tr): 235/45 R19 / 235/45 R19

Mais/Menos


Mais

Qualidade de vida a bordo; Conforto em todos os pisos; Aptidões off-road

 

 

Menos

Sonoridade do motor a frio; Funcionamento dos comandos no volante pouco intuitivo; Preço

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 64811€

Preço da versão base (Euros): 57937€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Pontuação: 9/10

Carrinha plena de estilo e imagem cativante, cujo cunho nórdico lhe garante uma imagem distinta da (forte) concorrência alemã, a Volvo V60 Cross Country  acresce às linhas já de si estatutárias, muitos dos já esperados pormenores oriundos do território dos Sport Utility Vehicles (SUV) e até crossovers; mas, atenção: sempre com muita classe!

Assim, além de uma maior altura ao solo (75 mm), a carrinha sueca destaca-se ainda pela adopção das tradicionais protecções em plástico dos rebordos inferiores da carroçaria, no caso do pára-choques e saias laterais, mais destacados, devido à tonalidade metalizada. A mesma cor, aliás, das barras longitudinais no tejadilho, ponteira dupla estilizada e integrada no pára-choques traseiro, ou até mesmo das bonitas jantes em liga leve de 18″ – infelizmente, opcionais, e com um preço – diz a Volvo – de 154€…

Interior

Pontuação: 10/10

Fabricante automóvel premium, cuja elevada qualidade dos produtos é há muito reconhecida, a Volvo volta a reafirmar este mesmo posicionamento, com a nova V60. Também através de um habitáculo em que elevada sensação de qualidade e até de luxo, torna qualquer momento a bordo, um prazer sempre renovado.

Basicamente replicando aquele que é o tablier da variante dita normal, também na escolha criteriosa dos materiais, solidez da construção e atenção ao pormenor, a V60 Cross Country prima ainda por um certo toque tecnológico, transmitido, principalmente e desde logo, por um painel de instrumentos 100% digital de 12,3″. A que se junta o já conhecido e enorme “tablet” que preenche a quase totalidade da consola central, e a partir do qual se torna possível configurar/aceder a praticamente tudo o que a carrinha sueca oferece: do excelente sistema de som ao não muito intuitivo funcionamento do sistema de navegação; das várias tecnologias de segurança e apoio à condução, à selecção de um dos quatro modos de condução disponíveis: Eco, Comfort, Dynamic e Off Road. Embora e neste último caso, com a possibilidade de optar através da pequena, mas não muito funcional, “rodinha” metalizada, junto à manete da caixa de velocidades.

Num habitáculo ergonomicamente bem conseguido, do qual fazem parte poucos botões, mas também vários espaços de arrumação de capacidade razoável, óptima, sem dúvida, é a posição de condução. Garantida por um banco em couro e muito confortável, com todos os ajustes necessários e bons apoios laterais. E a que se junta não somente um bom apoio de pé esquerdo, como também um volante de pega excelente. O menor culpado, de resto, de uma visibilidade traseira que é, certamente, o aspecto menos convincente para o condutor. Embora atenuada através da disponibilização de sensores exteriores de aproximação e câmara traseira de boa definição…

Para os restantes passageiros, a garantia de muito conforto, em particular, quando a lotação se resume a apenas dois ocupantes no banco de trás; isto, não porque a largura existente seja insuficiente para albergar três, mas mais porque, não só o lugar do meio se mostra bem menos confortável, como, a dificultar a colocação das pernas, ainda existe um túnel de transmissão largo e elevado. Neste caso, justificado através da presença da transmissão integral…

Já quanto à bagageira, nada a dizer, a não ser, bem, mercê de um acesso baixo e amplo, ajudado por um portão de abertura elétrica, a que se junta uma óptima capacidade de carga – 529 litros. Mas também facilmente aumentável através do prático e aproveitável rebatimento 40:20:40 das costas dos bancos traseiros. E, isto, sem esquecer a presença de um sem-número de soluções funcionais, como a divisória que permite repartir o espaço ao meio, os ganchos porta-sacos, pontos de fixação nas laterais, alçapão por baixo do piso falso (não muito fundo), além de uma chapeleira extensível que recolhe com um só toque e que também pode subir pelos pilares traseiros, como forma de facilitar o acesso…

 

Equipamento

Pontuação: 9/10

Versão especialmente adaptada para as aventuras na skogen (floresta em sueco… ensinou-nos a Volvo), motivo pelo qual não abdica, logo à partida, de mais-valias como a tracção integral permanente, chassis e suspensão reforçados, além de protecções acrescidas, por exemplo, na base do motor, a nova Volvo V60 Cross Country surge igualmente bem equipada de série, noutros domínios; a começar, pela Segurança, no alcatrão.

Assim, garantida logo à partida, está a presença de tecnologias como o sistema de segurança City Safety com travagem automática capaz de reconhecer peões, ciclistas e animais de grande porte (a pensar nos alces, certamente…), o Pilot Assist que permite condução semiautónoma quando a velocidades até 130 km/h (embora apenas por alguns instantes e só em estradas devidamente marcadas…), Collision Mittigation Support à frente, Oncoming Lane Mittigation e Slippery Road Alert. Além dos mais “aventureiros” Hill Start Assist, Hill Descent Control e modo de condução Off Road, disponível através de um sistema que conta ainda com as opções Eco – Condução Eficiente, Comfort – Para uso no dia-a-dia, e Dynamic – Elevado desempenho.

A par destes equipamentos, muitas e várias soluções pensadas em prol do conforto e bem-estar a bordo, a começar no ar condicionado automático de duas zonas, portão da bagageira elétrico, limitador de velocidade, Cruise Control, sensores  de estacionamento atrás, sensor de chuva, Audio High Performance com comandos no volante, ligações USB, Bluetooth e smartphone integration (iPhone & Android), sistema de navegação, Volvo On Call e indicador de pneu vazio.

Consumos

Pontuação: 9/10

Num conjunto propulsor/caixa de velocidades claramente concebido em prol do bem-estar dos ocupantes, os consumos são, na Volvo V60 Cross Country D4 Geartronic, mais um factor a contribuir para o sentimento muito favorável que é possível sentir a bordo desta carrinha sueca.

Recorrendo, particularmente em cidade, a uma utilização mais frequente da opção Eco no Drive Mode, nem mesmo algumas aventuras por caminhos enlameados e com menor tracção, muitos deles feitos sem necessidade de recorrer ao modo Off Road, conseguiram evitar que tivéssemos terminado este ensaio com uma média real e registada de 7,2 l/100 km. Valor, sem dúvida, aceitável, numa carrinha, não só potente, como também pesada…

Ao volante

Pontuação: 9/10

Com uma maior altura ao solo, além de retocada na suspensão e equipada com tracção integral, a Volvo V60 Cross Country surge, logo à partida, especialmente vocacionada para rivalizar com as melhores propostas SUV no fora-de-estrada; inclusive, em pisos de muita lama, onde a tracção deve ser aspecto a avaliar a todo o momento. Qualidades que, ao mesmo tempo, não a impedem ou condicionam, de apresentar um desempenho competente, quando no alcatrão.

Equipada com uns inesperados Pirelli PZero Rosso, pneus assumidamente de estrada… e vocação desportiva, a carrinha sueca consegue, ainda assim, ser um exemplo na forma estável e segura como se exibe em qualquer ambiente, piso… ou meteorologia, não deixando sequer de salvaguardar o refinado conforto que faz parte dos seus atributos naturais.

Proposta familiar das rodas até aos rails no tejadilho, a ainda assim competente V60 Cross Country estende, de resto, esse mesmo predicado, à condução, marcada por uma direcção sem muito feedback mas agradavelmente precisa na forma como coloca o conjunto. Mesmo quando, em situações dinamicamente mais exigentes, a suspensão não evita algumas oscilações da carroçaria. Isto, claro, sem colocar minimamente em causa a segurança, algo para o qual, aliás, também contribui o bom funcionamento de tecnologias como a manutenção na faixa de rodagem ou o “intenso” alerta de embate frontal iminente, com travagem – enérgica! – autónoma.

Concorrentes

Audi A4 Allroad 40 TDI S Tronic, 190cv, 7,9s 0-100 km/h, 220 km/h, 5,2 l/100 km, 165 g/km CO2, 65 040€

(Conheça todas as versões e motorizações AQUI)

Motor

Pontuação: 8/10

Disponível entre nós com um único propulsor, um quatro cilindros 2,0 litros turbodiesel de 190 cv e 400 Nm, acoplado exclusivamente a uma caixa automática Geartronic de dupla embraiagem e oito velocidades, a Volvo V60 Cross Country acaba por ter neste D4, um bom companheiro. Desde logo, pela forma convincente e à-vontade como o conjunto se exibe, sem dificuldades para proporcionar bons ritmos (8,2s nos 0-100 km/h), a que inclusivamente se torna possível acrescentar um pouco mais de emoção na condução, recorrendo às óptimas patilhas da caixa no volante; mesmo se, em termos de tempos de resposta, as coisas pouco mudem…

De resto e num conjunto motor/caixa claramente concebido em prol do conforto, ajudado igualmente por acelerações muito lineares, não deixou de surpreender-nos um pouco a sonoridade mais presente do propulsor, por exemplo, quando frio ou até mesmo quando optamos por uma condução mais enérgica. Altura em que, diga-se, também a própria transmissão acaba, por vezes, por se mostrar um pouco mais brusca…

Quanto àquele que será o modo de funcionamento mais diferenciador nesta V60 Cross Country, o Off Road, faz notar a sua acção através de um mapeamento ligeiramente diferente, naquela que é a resposta do motor, assim como na intervenção do sistema electrónico de tracção integral. Tudo em prol da eficácia… e segurança.

 

Balanço final

Pontuação: 9/10

Última geração de uma variante que é já, ela própria, presença incontornável na oferta do construtor sueco, a Volvo V60 Cross Country D4 AWD Geartronic Momentum está cada vez melhor, deslumbrante e estatutária, uma carrinha que, mantendo todas as qualidades de veículo familiar, consegue ofuscar, seja em que ambiente for, a maioria dos SUV que por aí circulam. Negativo?… Praticamente, só os quase 65 mil euros que uma unidade igual à “nossa” custa!…

Mais

Qualidade de vida a bordo; Conforto em todos os pisos; Aptidões off-road

 

 

Menos

Sonoridade do motor a frio; Funcionamento dos comandos no volante pouco intuitivo; Preço

Ficha técnica

Motor

Tipo: quatro cilindros em linha, com injecção directa Common-Rail, turbocompressor de geometria variável e intercooler

Cilindrada (cm3): 1.969

Diâmetro x curso (mm): 82 x 93,2

Taxa compressão: 15,8:1

Potência máxima (cv/rpm): 190/4250

Binário máximo (Nm/rpm): 400/1750-2500

Transmissão e direcção: tracção integral, com caixa automática Geartronic de 8 velocidades; direção de pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica

Suspensão (fr/tr): Tipo duplo braço triangular/Eixo traseiro transversal

Travões (fr/tr): Discos ventilados/Discos

Prestações e consumos 

Aceleração: 0-100 km/h (s): 8,2

Velocidade máxima (km/h): 210

Consumo combinado (l/100 km WLTP): 5,9

Emissões de CO2 (g/km WLTP): 155

Dimensões e pesos

Comprimento/Largura/Altura (mm): 4.784/1.850/1.499

Distância entre eixos (mm): 2.875

Largura das vias (fr/tr) (mm): 1.640/1.625

Peso (kg): 1.854

Capacidade da bagageira (l): 529/1.441

Depósito de combustível (l): 60

Pneus (fr/tr): 235/45 R19 / 235/45 R19

Preço da versão ensaiada (Euros): 64811€
Preço da versão base (Euros): 57937€