BYD HAN AWD Executive – Ensaio Teste

By on 20 Março, 2024

A dinastia Han foi uma das mais importantes da história da China, o nome do BYD HAN vem daí, mas a dinastia deste carro face à sua concorrência não deve demorar os mesmos ‘quatro séculos’, mas ainda assim este é um carro elétrico de luxo que impressiona em todos os sentidos, já que é bastante bonito, tem um interior luxuoso e uma autonomia que deslumbra, mas que por acaso até já foi ultrapassada pela do mais recente Seal, carro que está abaixo na hierarquia da gama BYD.

O Han é um enorme carro elétrico, cinco metros, ao melhor estilo de um executivo, muito rápido, dos mais rápidos do mercado, acelera de 0-100km/h em apenas 3,9s, oferece uma experiência de condução muito interessante, que mostra bem o que são capazes hoje em dia os carros elétricos de alto desempenho. Mas não é um desportivo.

Chegou há cerca de ano e meio à Europa, já não é novo, mas continua a ter fortes argumentos, incluindo o preço pois é “muito carro” face ao valor pedido por ele. É um automóvel que encaixa bem no estilo europeu, os materiais do habitáculo são à prova de crítica, a qualidade geral de construção é muito boa. Não falta tecnologia a bordo, nem espaço interior.

Exterior

7/10

O BYD Han é um automóvel elegante, nota-se que o design tem toque europeu, com linhas fluidas, e com proporções equilibradas. O desenho do carro foi pensado também em prol da resistência aerodinâmica, o coeficiente é Cd 0,23, não foi por acaso que venceu o iF Design Award, um dos mais prestigiados e reconhecidos prémios internacionais de design. Curiosamente, nota-se que é chinês na interessante faixa de faróis dianteiros, os ‘olhos’ são bem afiados, a traseira também é elegante. É um carro interessante em termos estéticos, sem ser um portento a esse nível.

 

Interior

8/10

O interior do HAN é muito bom, o carro é luxuoso, tem muito espaço, os materiais são de alta qualidade e os acabamentos de ‘alta costura’. A tecnologia é de última geração, existe um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, a consola central tem um ecrã tátil enorme, de 15.6″, atrás há uma consola multifuncional inserida nos braços dos bancos traseiros, que permite regular os bancos, o teto solar, a luz ambiente, ar condicionado. O sistema de som é premium, da Dynaudio.
A acessibilidade é boa, o carro tem espaço de sobra, o conforto estático é muito bom, e a posição de condução encontra-se com bastante facilidade. Nada a dizer da visibilidade, nem da habitabilidade, o porta-bagagens é perfeitamente adequado a este tipo de automóvel.

Equipamento

8/10

O equipamento do BYD HAN é de topo, a começar logo pelo Teto de abrir panorâmico com abertura elétrica nesta versão Executive. Tem abertura da bagageira elétrica, jantes em liga leve de 19″, Faróis em LED com on /off automático, Sistema Follow me home,luzes de circulação diurna em LED, Luzes de assistência em curva, Faróis traseiros em LED, Indicador de mudança de direção dinâmico, Luz de carga em LED, Welcome Light, Sensor de chuva dianteiro automático, Pára-brisas dianteiro com proteção UV, isolamento térmico e acústico, Vidro traseiro e vidros laterais escurecidos.
No interior, volante multifunções em pele, Teto panorâmico com cortina elétrica, 2 suportes para copos na dianteira e 2 na traseira, Estofos em pele castanha – acabamento em madeira, Estofos em pele laranja – acabamento em carbono vermelho, Banco do condutor ajustável (8D), Banco do condutor com ventilação, aquecimento e memória, Banco do condutor com apoio de cabeça integrado, Banco do condutor com ajuste de suporte lombar elétrico (4D), Banco do passageiro com ajuste elétrico (6D), Banco do passageiro com ventilação e aquecimento, Banco do passageiro com apoio de cabeça integrado, Banco do passageiro com ajuste de suporte lombar elétrico (4D), Bancos traseiros com ventilação e aquecimento, Bancos traseiros com apoio de cabeça integrado, Sistema de ajuste de Bancos elétricos traseiros (2D), Carregador wireless smartphone 15W, ISOFIX nos bancos traseiros (2), 2 Entradas USB na frente (1 Tipo A e 1 Tipo C), 2 Entradas USB na traseira (2 Tipo A), Luzes ambiente coloridas, Apoio de Braço com entrada USB (2x Tipo A),
Filtro de ar PM2.5, Sistema de purificação de ar PM2.5, Ionizador de ar, Bomba de calor, No Infoentretenimento, Painel de instrumentos digital de 12,3″ LCD, Carregador wireless smartphone, BYD DiLink, Digital Audio broadcast (DAB) & Rádio FM, Ecrã tátil de 15,6″,
Sistema Dynaudio com 12 colunas, Internet 4G, Serviços Cloud, Ecrã traseiro LCD de 7″, Na Segurança e Assistência à Condução, Airbag frontal do condutor, Airbag frontal do passageiro, Airbag dos joelhos do condutor, Airbag lateral dianteiro, Airbag lateral traseiro, Airbag frontal de cortina (lado esquerdo), Airbag frontal de cortina (lado direito), Cintos dianteiros com pré tensores elétricos e ajuste em altura, Cintos traseiros com pré tensores , Visão panorâmica 360º, Câmara interior, Sistema de deteção de ângulo morto (BSD), Head-up Display (HUD), Travão de parqueamento integrado (IPB), Sistema de controlo de tração (TCS), Sistema de aviso de portas abertas (DOW), Alerta de colisão traseiro (RCW), Sistema de prevenção de colisão de cruzamentos na traseira do veículo (RCTA), Luzes de travagem de emergência (EBS), Assistente de mudança de Faixa de Rodagem (LCA), Sensor de estacionamento frontal (4), Sensor de estacionamento traseiro (4), Sistema de monitorização da pressão dos pneus, Sistema Automático de fecho de portas, Bloqueio de portas automático para crianças, Alarme, Controlo Automático de máximos (HMA), Cruise Control inteligente (ICC), Alerta de colisão dianteiro (FCW), Sistema de Travagem Automático (AEB), Aviso de Saída Involuntária da Faixa de Rodagem (LDW), Sistema de Centralização de faixa (LCC).

Consumos

8/10

O BYD Han é um carro elétrico bem eficiente, o consumo médio WLTP é de 521 Km mas para o clima temperado do nosso País pode variar entre os 545 Km, 450 Km em autoestrada e 675 Km em cidade, sendo que estes valores são para temperaturas agradáveis, se estiver muito frio conte com bem menos, entre 345 Km em autoestrada, 400 km combinado e 455 Km em cidade.
O motor permite uma velocidade máxima 180 km/h (limitados) e uma aceleração de 3.9s dos 0-100 Km/h.
Os valores WLTP são os seguintes: autonomia – Combinada (km) 521, Autonomia – urbana (Km) 662, Consumo combinado (Wh/km) 185, Consumo urbano (Wh/km) 146, carregamento Rápido (DC) (120kW) 30%-80% 30 minutos. É um carro bastante eficiente tendo em conta o peso, pois é um automóvel muito grande.

Ao Volante

8/10

O BYD Han é sem dúvida um automóvel muito confortável, e é muito suave na estrada. Tem potência para quase tudo o que queiramos fazer com os 517 cv da tração total, mas o que se destaca é mesmo o conforto de rolamento. O conforto dinâmico é fantástico, praticamente não se sentem vibrações, a suspensão está afinada precisamente para oferecer aos passageiros o máximo conforto possível, a insonorização é total, apesar de grande e pesado, o carro guia-se bem, é fácil de conduzir, o comportamento em curva em apoio não é claramente a razão pelo que o carro foi feito, mas apesar do peso, a sensação que fica é que poderíamos abusar bem mais do carro. Seja como for, a suspensão é macia, mesmo na configuração Sport, e a carroçaria sofre um pouco de rolamento nas zonas de estrada mais sinuosas, mas algo rápidas.
Ainda assim, o carro tem uma boa estabilidade direcional, os travões são bons, a direção informativa e leve, a caixa de velocidades suave, a iluminação é ótima e apesar de estar longe de ser um desportivo, as suas performances permitem boas velocidades, mas o facto do carro ter cinco metros e 2.250 Kg não é propriamente para acelerar desmesuradamente que o queremos.
A nível de segurança passiva está extremamente bem equipado, a velocidade máxima está limitada a 180 Km/h e tem força de sobra para as retomas de aceleração.

Motor

8/10

O BYD Han tem dois motores elétricos, tração integral, portanto um motor para cada eixo, o Motor elétrico da frente tem potência máxima 245 cv / 180 kW e um Binário máximo 350 Nm e o de trás Potência máxima 272 cv / 200 kW, e um Binário máximo 350 Nm. No total perfaz 517 cv / 380 kW de potência máxima e um Binário máximo 700 Nm.
A capacidade útil da bateria é de 85,4 kWh e a Potência máxima de recarga em CC 120 kW, potência máxima de recarga em AC 11 kW, tempo de recarga de 0 a 80 % DC 48 min (120 kW), como já referimos, a transmissão é integral e a caixa de velocidades automática.
Temos disponíveis quatro modos de condução, Eco/Normal/Sport/Snow bem como dois níveis de intensidade da regeneração na desaceleração. Pode ajustar as suas preferências na consola, sendo que deve experimentar os vários modos para ver qual ou quais se adequam melhor ao seu dia a dia.
A BYD tem grande experiência na indústria de baterias, pois trabalha nelas há quase três décadas, e a mais recente Blade Battery é conhecida por ter superado uma série de testes extremos em condições rigorosas, o que a torna uma das baterias mais seguras do mundo. Sabendo-se que esse é um ponto fraco dos carros elétricos, este tipo de bateria é um argumento forte, para além do facto de proporcionar um grande autonomia ao carro, se bem que tendo em conta o tempo que já passou do seu lançamento, 2020, o BYD HAN já foi ultrapassado a esse nível por irmãos na marca, mas isso não invalida que continue a ter um grande bateria.
Esta tem um sistema de bomba de calor de alta eficiência de série, sistema que assegura fiabilidade de um amplo espectro de temperaturas e está concebido para utilizar eficientemente o calor residual do ambiente, do grupo propulsor, do habitáculo e mesmo das baterias, para aumentar a eficiência térmica, seja no aquecimento ou no arrefecimento, reduzindo a perda de energia e aumentando a autonomia do veículo sob temperaturas baixas.

Balanço Final

8/10

Tendo em conta o preço, sendo que neste momento existe uma campanha grande frota, pode ser adquirido por um valor base de 65.276,63€ com pintura metalizada (campanha de grande frota), mas o valor ‘normal’ é de 72.570 euros. Caro, mas quando olhamos para o que oferece, a ‘música’ é outra.
Este BYD HAN AWD Executive é um automóvel elétrico fantástico, pois para além de rápido, acelera de 0-100km/h em apenas 3,9s, guia-se muito bem, e mesmo não sendo um desportivo, longe disso, oferece um prazer de condução muito interessante dentro do contexto de um carro com mais de duas toneladas e cinco metros de comprimento. Tem um design que se adequa bem ao gosto europeu, é bem construído, elegante, tem um equipamento de topo, dois motores elétricos, tração integral, é muito eficiente e potente, 517 cv no total dos dois motores, uma Blade Battery bastante evoluída, bons consumos, é muito confortável e suave em estrada e por fim sendo um automóvel muito caro, quando se colocada lado a lado com a concorrência direta e se olha para os seus valores, percebe-se que o custo do BYD HAN é bem menor face ao que oferece, e sendo ‘diferente’, porque é muito mais jovem no mercado europeu, também se torna mais exclusivo. Não vai ver muitos HAN na estrada em Portugal, como por exemplo o seu recente irmão mais novo, o SEAL, pois esse tem, no seu segmento, ainda mais argumentos que o HAN pois já está dotado de tecnologia ainda mais recente, tendo por exemplo, mais autonomia que o HAN. Já o guiámos, mas isso fica para outro ensaio…
Se tivermos que resumir os itens preço/competitividade, preço/qualidade, só poderíamos dizer: excelente.
NOTA: Preço da versão ensaiada 72.570€
Preço da versão base (Euros) 65 276,63€ com pintura metalizada e campanha de grande frota

Concorrentes

O BYD Han EV AWD custa 72.570€ e olhando para o Tesla Model S, o valor começa nos 96.990€, para não falar no Tesla Model S Plaid: 111.990€, o BMW i5 elétrico custa de base 77.000€ e pode subir bem mais com equipamento que o HAN já tem de base, e o Mercedes-Benz EQE 350 Edition custa a partir de 72.000€ e tal como o BMW, o valor sobe imenso quando se ‘carrega’ no equipamento. Portanto, são muitos milhares de euros abaixo dos principais concorrentes, e a partir daqui é com cada um. Sem dúvida que um test drive pode dissipar muitas dúvidas.

Ficha Técnica

Motor
Potência máxima 517 cv / 380 kW
Binário máximo 700 Nm
Motor elétrico 1 Potência máxima 245 cv / 180 kW
Binário máximo 350 Nm
Motor elétrico 2 Potência máxima 272 cv / 200 kW
Binário máximo 350 Nm
Tensão nominal 570 V
Bateria Acumulador de fosfato de ferro e lítio (LFP)
Capacidade útil 85,4 kWh
Alimentação eléctrica
Potência máxima de recarga em CC 120 kW
Potência máxima de recarga em AC 11 kW
Tempo de recarga de 0 a 80 % DC 48 min (120 kW)
Transmissão
Tração integral
Caixa de velocidades automática

Desempenho e consumo de combustível aprovados
Velocidade máxima 180 km/h
Aceleração 0-100 km/h 3,9 s
Consumo de combustível WLTP
Bateria combinada carregada 18,5 kWh/100 km
Autonomia eléctrica WLTP 521 km

Número de portas 4
Comprimento 4.995 mm
Largura 1.910 mm
Altura 1495 mm
Distância entre eixos 2.920 mm
Via dianteira 1640 mm
Via traseira 1640 mm
Rácio Cx 0,23
Peso 2,250 kg
Volumes da bagageira
Volume mínimo com duas filas de bancos disponíveis 410 litros
Número de lugares sentados 5
Disposição dos bancos 2 + 3
Chassis
Estrutura da suspensão dianteira Tipo McPherson
Mola da suspensão dianteira Mola helicoidal
Estrutura da suspensão traseira Tipo McPherson
Mola da suspensão traseira Mola helicoidal
Barra estabilizadora dianteira Sim
Barra estabilizadora traseira Sim
Tipo de travões dianteiros Disco ventilado
Tipo de travões traseiros Disco ventilado
Direção
Tipo cremalheira e pinhão
Tipo de assistência Eléctrica
Círculo de viragem entre passeios 12,3 m
Pneus dianteiros 245/45 R19
Pneus traseiros 245/45 R19
Jantes dianteiras x 19
Rodas traseiras x 19

Mais/Menos


Mais

Preço
Tecnologia
Equipamento

Menos

Estética, bom menos

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 72570€

Preço da versão base (Euros): -1€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

O BYD Han é um automóvel elegante, nota-se que o design tem toque europeu, com linhas fluidas, e com proporções equilibradas. O desenho do carro foi pensado também em prol da resistência aerodinâmica, o coeficiente é Cd 0,23, não foi por acaso que venceu o iF Design Award, um dos mais prestigiados e reconhecidos prémios internacionais de design. Curiosamente, nota-se que é chinês na interessante faixa de faróis dianteiros, os ‘olhos’ são bem afiados, a traseira também é elegante. É um carro interessante em termos estéticos, sem ser um portento a esse nível.

 

Interior

O interior do HAN é muito bom, o carro é luxuoso, tem muito espaço, os materiais são de alta qualidade e os acabamentos de ‘alta costura’. A tecnologia é de última geração, existe um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, a consola central tem um ecrã tátil enorme, de 15.6″, atrás há uma consola multifuncional inserida nos braços dos bancos traseiros, que permite regular os bancos, o teto solar, a luz ambiente, ar condicionado. O sistema de som é premium, da Dynaudio.
A acessibilidade é boa, o carro tem espaço de sobra, o conforto estático é muito bom, e a posição de condução encontra-se com bastante facilidade. Nada a dizer da visibilidade, nem da habitabilidade, o porta-bagagens é perfeitamente adequado a este tipo de automóvel.

Equipamento

O equipamento do BYD HAN é de topo, a começar logo pelo Teto de abrir panorâmico com abertura elétrica nesta versão Executive. Tem abertura da bagageira elétrica, jantes em liga leve de 19″, Faróis em LED com on /off automático, Sistema Follow me home,luzes de circulação diurna em LED, Luzes de assistência em curva, Faróis traseiros em LED, Indicador de mudança de direção dinâmico, Luz de carga em LED, Welcome Light, Sensor de chuva dianteiro automático, Pára-brisas dianteiro com proteção UV, isolamento térmico e acústico, Vidro traseiro e vidros laterais escurecidos.
No interior, volante multifunções em pele, Teto panorâmico com cortina elétrica, 2 suportes para copos na dianteira e 2 na traseira, Estofos em pele castanha – acabamento em madeira, Estofos em pele laranja – acabamento em carbono vermelho, Banco do condutor ajustável (8D), Banco do condutor com ventilação, aquecimento e memória, Banco do condutor com apoio de cabeça integrado, Banco do condutor com ajuste de suporte lombar elétrico (4D), Banco do passageiro com ajuste elétrico (6D), Banco do passageiro com ventilação e aquecimento, Banco do passageiro com apoio de cabeça integrado, Banco do passageiro com ajuste de suporte lombar elétrico (4D), Bancos traseiros com ventilação e aquecimento, Bancos traseiros com apoio de cabeça integrado, Sistema de ajuste de Bancos elétricos traseiros (2D), Carregador wireless smartphone 15W, ISOFIX nos bancos traseiros (2), 2 Entradas USB na frente (1 Tipo A e 1 Tipo C), 2 Entradas USB na traseira (2 Tipo A), Luzes ambiente coloridas, Apoio de Braço com entrada USB (2x Tipo A),
Filtro de ar PM2.5, Sistema de purificação de ar PM2.5, Ionizador de ar, Bomba de calor, No Infoentretenimento, Painel de instrumentos digital de 12,3″ LCD, Carregador wireless smartphone, BYD DiLink, Digital Audio broadcast (DAB) & Rádio FM, Ecrã tátil de 15,6″,
Sistema Dynaudio com 12 colunas, Internet 4G, Serviços Cloud, Ecrã traseiro LCD de 7″, Na Segurança e Assistência à Condução, Airbag frontal do condutor, Airbag frontal do passageiro, Airbag dos joelhos do condutor, Airbag lateral dianteiro, Airbag lateral traseiro, Airbag frontal de cortina (lado esquerdo), Airbag frontal de cortina (lado direito), Cintos dianteiros com pré tensores elétricos e ajuste em altura, Cintos traseiros com pré tensores , Visão panorâmica 360º, Câmara interior, Sistema de deteção de ângulo morto (BSD), Head-up Display (HUD), Travão de parqueamento integrado (IPB), Sistema de controlo de tração (TCS), Sistema de aviso de portas abertas (DOW), Alerta de colisão traseiro (RCW), Sistema de prevenção de colisão de cruzamentos na traseira do veículo (RCTA), Luzes de travagem de emergência (EBS), Assistente de mudança de Faixa de Rodagem (LCA), Sensor de estacionamento frontal (4), Sensor de estacionamento traseiro (4), Sistema de monitorização da pressão dos pneus, Sistema Automático de fecho de portas, Bloqueio de portas automático para crianças, Alarme, Controlo Automático de máximos (HMA), Cruise Control inteligente (ICC), Alerta de colisão dianteiro (FCW), Sistema de Travagem Automático (AEB), Aviso de Saída Involuntária da Faixa de Rodagem (LDW), Sistema de Centralização de faixa (LCC).

Consumos

O BYD Han é um carro elétrico bem eficiente, o consumo médio WLTP é de 521 Km mas para o clima temperado do nosso País pode variar entre os 545 Km, 450 Km em autoestrada e 675 Km em cidade, sendo que estes valores são para temperaturas agradáveis, se estiver muito frio conte com bem menos, entre 345 Km em autoestrada, 400 km combinado e 455 Km em cidade.
O motor permite uma velocidade máxima 180 km/h (limitados) e uma aceleração de 3.9s dos 0-100 Km/h.
Os valores WLTP são os seguintes: autonomia – Combinada (km) 521, Autonomia – urbana (Km) 662, Consumo combinado (Wh/km) 185, Consumo urbano (Wh/km) 146, carregamento Rápido (DC) (120kW) 30%-80% 30 minutos. É um carro bastante eficiente tendo em conta o peso, pois é um automóvel muito grande.

Ao volante

O BYD Han é sem dúvida um automóvel muito confortável, e é muito suave na estrada. Tem potência para quase tudo o que queiramos fazer com os 517 cv da tração total, mas o que se destaca é mesmo o conforto de rolamento. O conforto dinâmico é fantástico, praticamente não se sentem vibrações, a suspensão está afinada precisamente para oferecer aos passageiros o máximo conforto possível, a insonorização é total, apesar de grande e pesado, o carro guia-se bem, é fácil de conduzir, o comportamento em curva em apoio não é claramente a razão pelo que o carro foi feito, mas apesar do peso, a sensação que fica é que poderíamos abusar bem mais do carro. Seja como for, a suspensão é macia, mesmo na configuração Sport, e a carroçaria sofre um pouco de rolamento nas zonas de estrada mais sinuosas, mas algo rápidas.
Ainda assim, o carro tem uma boa estabilidade direcional, os travões são bons, a direção informativa e leve, a caixa de velocidades suave, a iluminação é ótima e apesar de estar longe de ser um desportivo, as suas performances permitem boas velocidades, mas o facto do carro ter cinco metros e 2.250 Kg não é propriamente para acelerar desmesuradamente que o queremos.
A nível de segurança passiva está extremamente bem equipado, a velocidade máxima está limitada a 180 Km/h e tem força de sobra para as retomas de aceleração.

Concorrentes

O BYD Han EV AWD custa 72.570€ e olhando para o Tesla Model S, o valor começa nos 96.990€, para não falar no Tesla Model S Plaid: 111.990€, o BMW i5 elétrico custa de base 77.000€ e pode subir bem mais com equipamento que o HAN já tem de base, e o Mercedes-Benz EQE 350 Edition custa a partir de 72.000€ e tal como o BMW, o valor sobe imenso quando se ‘carrega’ no equipamento. Portanto, são muitos milhares de euros abaixo dos principais concorrentes, e a partir daqui é com cada um. Sem dúvida que um test drive pode dissipar muitas dúvidas.

Motor

O BYD Han tem dois motores elétricos, tração integral, portanto um motor para cada eixo, o Motor elétrico da frente tem potência máxima 245 cv / 180 kW e um Binário máximo 350 Nm e o de trás Potência máxima 272 cv / 200 kW, e um Binário máximo 350 Nm. No total perfaz 517 cv / 380 kW de potência máxima e um Binário máximo 700 Nm.
A capacidade útil da bateria é de 85,4 kWh e a Potência máxima de recarga em CC 120 kW, potência máxima de recarga em AC 11 kW, tempo de recarga de 0 a 80 % DC 48 min (120 kW), como já referimos, a transmissão é integral e a caixa de velocidades automática.
Temos disponíveis quatro modos de condução, Eco/Normal/Sport/Snow bem como dois níveis de intensidade da regeneração na desaceleração. Pode ajustar as suas preferências na consola, sendo que deve experimentar os vários modos para ver qual ou quais se adequam melhor ao seu dia a dia.
A BYD tem grande experiência na indústria de baterias, pois trabalha nelas há quase três décadas, e a mais recente Blade Battery é conhecida por ter superado uma série de testes extremos em condições rigorosas, o que a torna uma das baterias mais seguras do mundo. Sabendo-se que esse é um ponto fraco dos carros elétricos, este tipo de bateria é um argumento forte, para além do facto de proporcionar um grande autonomia ao carro, se bem que tendo em conta o tempo que já passou do seu lançamento, 2020, o BYD HAN já foi ultrapassado a esse nível por irmãos na marca, mas isso não invalida que continue a ter um grande bateria.
Esta tem um sistema de bomba de calor de alta eficiência de série, sistema que assegura fiabilidade de um amplo espectro de temperaturas e está concebido para utilizar eficientemente o calor residual do ambiente, do grupo propulsor, do habitáculo e mesmo das baterias, para aumentar a eficiência térmica, seja no aquecimento ou no arrefecimento, reduzindo a perda de energia e aumentando a autonomia do veículo sob temperaturas baixas.

Balanço final

Tendo em conta o preço, sendo que neste momento existe uma campanha grande frota, pode ser adquirido por um valor base de 65.276,63€ com pintura metalizada (campanha de grande frota), mas o valor ‘normal’ é de 72.570 euros. Caro, mas quando olhamos para o que oferece, a ‘música’ é outra.
Este BYD HAN AWD Executive é um automóvel elétrico fantástico, pois para além de rápido, acelera de 0-100km/h em apenas 3,9s, guia-se muito bem, e mesmo não sendo um desportivo, longe disso, oferece um prazer de condução muito interessante dentro do contexto de um carro com mais de duas toneladas e cinco metros de comprimento. Tem um design que se adequa bem ao gosto europeu, é bem construído, elegante, tem um equipamento de topo, dois motores elétricos, tração integral, é muito eficiente e potente, 517 cv no total dos dois motores, uma Blade Battery bastante evoluída, bons consumos, é muito confortável e suave em estrada e por fim sendo um automóvel muito caro, quando se colocada lado a lado com a concorrência direta e se olha para os seus valores, percebe-se que o custo do BYD HAN é bem menor face ao que oferece, e sendo ‘diferente’, porque é muito mais jovem no mercado europeu, também se torna mais exclusivo. Não vai ver muitos HAN na estrada em Portugal, como por exemplo o seu recente irmão mais novo, o SEAL, pois esse tem, no seu segmento, ainda mais argumentos que o HAN pois já está dotado de tecnologia ainda mais recente, tendo por exemplo, mais autonomia que o HAN. Já o guiámos, mas isso fica para outro ensaio…
Se tivermos que resumir os itens preço/competitividade, preço/qualidade, só poderíamos dizer: excelente.
NOTA: Preço da versão ensaiada 72.570€
Preço da versão base (Euros) 65 276,63€ com pintura metalizada e campanha de grande frota

Mais

Preço
Tecnologia
Equipamento

Menos

Estética, bom menos

Ficha técnica

Motor
Potência máxima 517 cv / 380 kW
Binário máximo 700 Nm
Motor elétrico 1 Potência máxima 245 cv / 180 kW
Binário máximo 350 Nm
Motor elétrico 2 Potência máxima 272 cv / 200 kW
Binário máximo 350 Nm
Tensão nominal 570 V
Bateria Acumulador de fosfato de ferro e lítio (LFP)
Capacidade útil 85,4 kWh
Alimentação eléctrica
Potência máxima de recarga em CC 120 kW
Potência máxima de recarga em AC 11 kW
Tempo de recarga de 0 a 80 % DC 48 min (120 kW)
Transmissão
Tração integral
Caixa de velocidades automática

Desempenho e consumo de combustível aprovados
Velocidade máxima 180 km/h
Aceleração 0-100 km/h 3,9 s
Consumo de combustível WLTP
Bateria combinada carregada 18,5 kWh/100 km
Autonomia eléctrica WLTP 521 km

Número de portas 4
Comprimento 4.995 mm
Largura 1.910 mm
Altura 1495 mm
Distância entre eixos 2.920 mm
Via dianteira 1640 mm
Via traseira 1640 mm
Rácio Cx 0,23
Peso 2,250 kg
Volumes da bagageira
Volume mínimo com duas filas de bancos disponíveis 410 litros
Número de lugares sentados 5
Disposição dos bancos 2 + 3
Chassis
Estrutura da suspensão dianteira Tipo McPherson
Mola da suspensão dianteira Mola helicoidal
Estrutura da suspensão traseira Tipo McPherson
Mola da suspensão traseira Mola helicoidal
Barra estabilizadora dianteira Sim
Barra estabilizadora traseira Sim
Tipo de travões dianteiros Disco ventilado
Tipo de travões traseiros Disco ventilado
Direção
Tipo cremalheira e pinhão
Tipo de assistência Eléctrica
Círculo de viragem entre passeios 12,3 m
Pneus dianteiros 245/45 R19
Pneus traseiros 245/45 R19
Jantes dianteiras x 19
Rodas traseiras x 19

Preço da versão ensaiada (Euros): 72570€
Preço da versão base (Euros): -1€