Nissan Leaf e+ 62 kWh / Ensaio Teste

By on 27 Julho, 2023

O Nissan Leaf é um automóvel histórico que causou um grande impacto na indústria. Nasceu em 2010, em foi o primeiro a ‘massificar-se’ e a ter um grande sucesso comercial, com vendas a atingir as 600.000 viaturas em todo o mundo. Foi seguido por outros carros elétricos de produção em grande escala, como o Renault Zoe, o BMW i3 e o Tesla Model 3, está neste momento a caminhar para o fim de vida, mas ainda é um grande automóvel elétrico.

Inevitavelmente, a Nissan vai trocá-lo, não por um novo Leaf, mas sim um crossover tipo coupé, segundo a marca, um design “elegante e moderno”.

Quando foi apresentado em 2010, foi uma autêntica pedrada no charco, nem 200 Km tinha de autonomia ‘real’, mas nessa altura não se antevia o que iria ser a evolução dos elétricos e 13 anos depois as coisas são totalmente diferentes, há inúmeros modelos ‘mais’ em tudo, e ser pioneiro é algo que somente fica para a história, importante é o presente e o futuro.

E para manter o presente vivo a Nissan fez recentemente um ligeiro ‘face Leaf’, um melhor design, melhor desempenho, dotou-o de mais e melhores soluções de conetividade e aumentou significativamente os equipamentos, especialmente no que às ajudas eletrónicas à condução diz respeito

Provavelmente se olharmos para o design do Ariya ficamos com uma ideia do que poderá ser o novo Leaf, ou qualquer que seja o novo nome, se for o caso.

Neste último upgrade, o Leaf ficou com um visual renovado, e várias outras melhorias, novas jantes de liga, novas escolhas de cores, o destaque continua a ir para as suas famosas funcionalidades de assistência à condução, como o ProPILOT, e tecnologias de infoentretenimento, como o sistema NissanConnect, a bordo.

As duas opções de bateria que oferecem até 510km (WLTP) de autonomia neste Leaf e+.

É claramente uma melhoria significativa em relação ao modelo anterior e convém olhar para o preço que tem neste momento, pois isso pode ser um argumento que faz diferença neste momento…

Exterior

6/10

O design do Leaf 2022 mudou muito face ao modelo anterior, e ainda mais face aos primeiros, em que o design era tudo menos uma prioridade. Agora as coisas são muito diferentes, a Nissan redesenhou o Leaf para o tornar mais apelativo, mas mantém grande parte da forma original. Foram introduzidos muitos refinamentos no estilo exterior, novo logótipo da Nissan nas rodas, grelha frontal e traseira, novas opções de jantes de liga leve de 16 e 17 polegadas, novas cores, mas a estética nunca foi o seu maior predicado na sua próxima ‘vida’, quer seja como Leaf ou não, o design será totalmente diferente.
Olhe para o Ariya, e veja ali o caminho. Seja como for, toda a gente que vê passar um Leaf, sabe que é um Leaf.

Interior

7/10

O Leaf tem um espaço interior muito generoso, mas o habitáculo é simples, ainda que elegante e moderno. Os materiais são de boa qualidade mas o espaço é o que destacamos mais. Temos muito espaço para passageiros e bagagem. O ecrã tátil de 8 polegadas é grande q.b. e responsivo, está bem integrado no tablier e com a inclinação certa.
O espaço de carga é impressionante, o espaço é mesmo muito bom na na segunda fila, embora o túnel central dificulte um pouco o lugar do meio. Portanto, bom espaço atrás, mas o passageiro do meio sofre um pouco.
É verdade que o carro não foi feito para grandes andamentos, mas os bancos da frente têm pouco apoio lateral, a posição de condução alta é bastante boa, o conforto é bom.

Equipamento

8/10

É no equipamento que o Leaf sobressai, o sistema ProPilot é excelente. Sempre vigilante, mantém a velocidade e a distância predefinidas do veículo da frente e para o manter centrado na sua faixa. Avisa-o, se começar a desviar-se da sua faixa e pode até parar completamente o veículo nos engarrafamentos. A estacionar, o ProPilot Park permite-lhe fazer tudo só com um dedo.
O Cruise Control inteligente é muito bom em autoestrada, o sistema de manutenção na faixa, aciona os travões para o ajudar a regressar à sua faixa, se detetar que se está a desviar inadvertidamente da mesma durante demasiado tempo. Os faróis inteligentes Full Led ligam-se automaticamente quando escurece e atenuam-se ao detetarem um veículo a circular em sentido contrário. O alerta de ângulo morto dá-lhe um sinal muito visível em ambos os lados do carro, e intervém colocando-o novamente em linha.
Com o e-Pedal podemos acelerar, desacelerar e parar com apenas um pedal, para o máximo conforto em movimento. O seu equipamento padrão é de bom nível.
O N-Connecta tem Câmara de visão 360°, deteção de objetos em movimento, Alerta de Condução do condutor, Vidros escurecidos, Retrovisores rebatíveis eletricamente
5 escolhas de pinturas exteriores bicolores e o Tekna acrescenta Avançado sistema de assistência ao condutor ProPilot, Faróis automáticos inteligentes com full LED, Áudio BOSE Premium + 7 colunas e Acabamentos em pele ultra suave. É muito e bom o equipamento que tem o Leaf.

Consumos

7/10

O consumo do Nissan Leaf E+ 62 kWh fica na média dos concorrentes, as diferenças para a principal concorrência não são substanciais. Melhor que uns, pior do que outros. Em teoria, esta versão E+ 62 kWh oferece uma autonomia média de 385 km, mas em circuito ‘meio’ urbano, facilmente fazemos consumos pouco acima de 15 kWh/100 km o que nos dá qualquer coisa como 380 Km, ou acima, porque na verdade ninguém faz só o pára arranca da cidade, há sempre uma espécie de estrada em que o carro anda entre os 70 e os 100 Km/h pelo meio, mesmo que não seja muito, reflete-se logo nos consumos.
Já em autoestrada, obviamente em modo Eco, com uma velocidade o mais possível estabilizada a 120 km/h, o consumo está bem mais longe de ser o ideal, deixando claro que o Leaf é feito para uma experiência urbana.
Em autoestrada aquela velocidade, que nem sequer é elevada, o consumo fica acima dos 22 kWh/100 km, com a autonomia a descer drasticamente, mas isso já sabemos que é assim.
Se for moderado no acelerador com um percurso de 70% urbano e 30% estrada, pode confiar que não fica muito longe dos tais 385 Km, mas isso vai depois depender muito de vários fatores, velocidade média, temperatura, etc. É verdade que o podemos carregar de 20% a 80% em cerca de hora e meia, mas não é mesmo o ideal levá-lo para viagens maiores. As diferenças de equipamento nas versões Acenta, N-Connecta e Tekna são substanciais, pelo que é conveniente ver bem o que precisa…

Ao Volante

7/10

O Leaf é um automóvel confortável, com uma boa posição de condução, que foi feito para se guiar de forma calma, a visibilidade é boa, à exceção de um pilar lateral que bloqueia parcialmente a visão por cima do ombro, não é um carro emocionante de conduzir, mas este tipo de carros não é feito para isso, a experiência de condução é suave e agradável é confortável e fácil de guiar, tem uma suspensão bem macia, e mesmo no mau piso, que por cá ‘e ‘mato’, nunca é desconfortável.
A direção está bem equilibrada, bem assistida, se necessário os 218 cv fazem-se ‘anunciar’ sempre que estamos com um pouco mais de pressa. E de um modo geral um carro com um comportamento dinâmico muito seguro e em estradas mais sinuosas notamos bem o peso fruto da transferência de massas, não é nem foi feito para ser um carro muito divertido de guiar mais depressa, mas que é bem equilibrado para estrada e zonas mais urbanas, que é o que a grande maioria das pessoas faz, em média. Um ponto que é fantástico é a insonorização. É mesmo o som do silêncio…

Motor

7/10

O Nissan Leaf divide-se em duas opções de bateria, a de 40 kWh e a de 62 kWh, a desta ensaio, ‘E+’, a primeira com 150 cv esta, de 218 cv. O carro faz dos 0 aos 100 km/h em 7.1 segundos, tem como velocidade máxima de 157 km/h, um peso de 1706 kg, o Leaf 2 e+ 62kWh, a potência é transmitida à estrada através de uma caixa de velocidades Auto CVT de 1 mudança, e tem tração dianteira.
O motor é potente q.b. para tudo o que precisamos, se for necessário puxar um pouco mais pelo Leaf, responde com a maior das facilidades, mas como já referimos não é um carro com uma dinâmica virada para a performance, mas sim para o conforto de condução a rolamento. Tem um desempenho adequado para um carro deste tamanho, não tem o ritmo de alguns dos seus rivais, mas na verdade o ritmo está longe de ser o mais importante num carro elétrico…

Balanço Final

7/10

O Nissan está perto do fim da sua vida, mas continua a ser um grande carro citadino. Está com umas campanhas fantásticas, tem espaço interior que nunca mais acaba, é bom de conduzir, tem um nível de equipamento de segurança muito importante, está sempre a ‘avisá-lo’ do que se está a passar, não é dos melhores, hoje em dia, no que à autonomia diz respeito, mas está longe de ser dos piores, não conte com diversão ao volante, mas é moderadamente económico, prático.
O Leaf MY22 40kWh começa nos 37.400€, no caso deste Leaf MY22 e+ 62kWh, o Acenta custa 42.550€, o N-Connecta, 44.000€, N-Connecta com Faróis Full LED, 44.450€, Tekna 46.850€, com ProPilot Park, 48.050€, mas não se esqueça das campanhas atuais para clientes particulares, pois no Leaf pode contar com um desconto PVP de 3.000€, a retirar aos valores acima, e ainda tem uma oferta de Wallbox 7.4 kWh num valor de 490€ e por fim dependendo do financiamento que fizer, ainda pode poupar mais algum dinheiro.

Preço da versão ensaiada, (Euros): 48.050€
Preço Promocional a 27 julho de 2023 Nissan Leaf e+ Tekna: 43.850€
Preço da versão base (Euros): 42.550€

Concorrentes

Renault Mégane E-Tech elétrico techno EV60 220cv super charge (470 km de autonomia, preço a partir de 44.850€)
Tesla Model 3 (491 km de autonomia, preço a partir de 39.990€)
Volkswagen ID.3 (424 km de autonomia, preço a partir de 44.909€)
Hyundai Ioniq 5 (481 km de autonomia, preço por volta de 44.950€, mas sob solicitação )
Peugeot e-2008 (402 km de autonomia, preço a partir de 41.590€)
Opel Mokka Eletric (324 km de autonomia, preço a partir de 40.365€)
Hyundai Kauai Electric, 64 kW (484 km de autonomia, preço a partir de 44.300€)

Ficha Técnica

Velocidade máxima 157 km/h
Aceleração 0-100 km/h 6,9 s
Consumo de combustível WLTP
Bateria carregada combinada 17,8 kWh/100 km
Autonomia eléctrica WLTP 396 km
Dimensões, peso, capacidades
Número de portas 5
Comprimento 4.490 mm/Largura 1788 mm/Altura 1540 mm
Peso 1.760 kg
Volume da bagageira
Volume mínimo com duas filas de bancos disponíveis 420 litros
Número de lugares sentados 5
Motor elétrico
Potência máxima 218 cv / 160 kW
Binário máximo 340 Nm
Bateria Tipo Acumulador de iões de lítio
Capacidade 62 kWh
Capacidade utilizável 59 kWh
Potência máxima de recarga em CC 100 kW
Potência máxima de recarga em CA 6,6 kW
Tempo total de recarga a 2,3 kW 32 h
Tempo total de recarga a 3,7 kW 23 h
Tempo total de recarga a 7,4 kW 11,5 horas
Tempo de recarga de 0 a 80 % DC 90 min (100 kW)
Transmissão
Tração dianteira
Caixa de velocidades Automática 1 velocidade
Chassis
Estrutura da suspensão dianteira Tipo McPherson
Estrutura da suspensão traseira Tipo de elemento de torção
Tipo de travões dianteiros Disco ventilado 283 mm
Tipo de travão traseiro Disco 292 mm
Círculo de viragem entre passeios 11 m
Pneus 215/50 R17 91V

Mais/Menos


Mais

Preços/Campanhas atuais
Espaço interior
Equipamento
Segurança

Menos

Design
Autonomia
Dinâmica condução

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 48.050€

Preço da versão base (Euros): 42.550€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

O design do Leaf 2022 mudou muito face ao modelo anterior, e ainda mais face aos primeiros, em que o design era tudo menos uma prioridade. Agora as coisas são muito diferentes, a Nissan redesenhou o Leaf para o tornar mais apelativo, mas mantém grande parte da forma original. Foram introduzidos muitos refinamentos no estilo exterior, novo logótipo da Nissan nas rodas, grelha frontal e traseira, novas opções de jantes de liga leve de 16 e 17 polegadas, novas cores, mas a estética nunca foi o seu maior predicado na sua próxima ‘vida’, quer seja como Leaf ou não, o design será totalmente diferente.
Olhe para o Ariya, e veja ali o caminho. Seja como for, toda a gente que vê passar um Leaf, sabe que é um Leaf.

Interior

O Leaf tem um espaço interior muito generoso, mas o habitáculo é simples, ainda que elegante e moderno. Os materiais são de boa qualidade mas o espaço é o que destacamos mais. Temos muito espaço para passageiros e bagagem. O ecrã tátil de 8 polegadas é grande q.b. e responsivo, está bem integrado no tablier e com a inclinação certa.
O espaço de carga é impressionante, o espaço é mesmo muito bom na na segunda fila, embora o túnel central dificulte um pouco o lugar do meio. Portanto, bom espaço atrás, mas o passageiro do meio sofre um pouco.
É verdade que o carro não foi feito para grandes andamentos, mas os bancos da frente têm pouco apoio lateral, a posição de condução alta é bastante boa, o conforto é bom.

Equipamento

É no equipamento que o Leaf sobressai, o sistema ProPilot é excelente. Sempre vigilante, mantém a velocidade e a distância predefinidas do veículo da frente e para o manter centrado na sua faixa. Avisa-o, se começar a desviar-se da sua faixa e pode até parar completamente o veículo nos engarrafamentos. A estacionar, o ProPilot Park permite-lhe fazer tudo só com um dedo.
O Cruise Control inteligente é muito bom em autoestrada, o sistema de manutenção na faixa, aciona os travões para o ajudar a regressar à sua faixa, se detetar que se está a desviar inadvertidamente da mesma durante demasiado tempo. Os faróis inteligentes Full Led ligam-se automaticamente quando escurece e atenuam-se ao detetarem um veículo a circular em sentido contrário. O alerta de ângulo morto dá-lhe um sinal muito visível em ambos os lados do carro, e intervém colocando-o novamente em linha.
Com o e-Pedal podemos acelerar, desacelerar e parar com apenas um pedal, para o máximo conforto em movimento. O seu equipamento padrão é de bom nível.
O N-Connecta tem Câmara de visão 360°, deteção de objetos em movimento, Alerta de Condução do condutor, Vidros escurecidos, Retrovisores rebatíveis eletricamente
5 escolhas de pinturas exteriores bicolores e o Tekna acrescenta Avançado sistema de assistência ao condutor ProPilot, Faróis automáticos inteligentes com full LED, Áudio BOSE Premium + 7 colunas e Acabamentos em pele ultra suave. É muito e bom o equipamento que tem o Leaf.

Consumos

O consumo do Nissan Leaf E+ 62 kWh fica na média dos concorrentes, as diferenças para a principal concorrência não são substanciais. Melhor que uns, pior do que outros. Em teoria, esta versão E+ 62 kWh oferece uma autonomia média de 385 km, mas em circuito ‘meio’ urbano, facilmente fazemos consumos pouco acima de 15 kWh/100 km o que nos dá qualquer coisa como 380 Km, ou acima, porque na verdade ninguém faz só o pára arranca da cidade, há sempre uma espécie de estrada em que o carro anda entre os 70 e os 100 Km/h pelo meio, mesmo que não seja muito, reflete-se logo nos consumos.
Já em autoestrada, obviamente em modo Eco, com uma velocidade o mais possível estabilizada a 120 km/h, o consumo está bem mais longe de ser o ideal, deixando claro que o Leaf é feito para uma experiência urbana.
Em autoestrada aquela velocidade, que nem sequer é elevada, o consumo fica acima dos 22 kWh/100 km, com a autonomia a descer drasticamente, mas isso já sabemos que é assim.
Se for moderado no acelerador com um percurso de 70% urbano e 30% estrada, pode confiar que não fica muito longe dos tais 385 Km, mas isso vai depois depender muito de vários fatores, velocidade média, temperatura, etc. É verdade que o podemos carregar de 20% a 80% em cerca de hora e meia, mas não é mesmo o ideal levá-lo para viagens maiores. As diferenças de equipamento nas versões Acenta, N-Connecta e Tekna são substanciais, pelo que é conveniente ver bem o que precisa…

Ao volante

O Leaf é um automóvel confortável, com uma boa posição de condução, que foi feito para se guiar de forma calma, a visibilidade é boa, à exceção de um pilar lateral que bloqueia parcialmente a visão por cima do ombro, não é um carro emocionante de conduzir, mas este tipo de carros não é feito para isso, a experiência de condução é suave e agradável é confortável e fácil de guiar, tem uma suspensão bem macia, e mesmo no mau piso, que por cá ‘e ‘mato’, nunca é desconfortável.
A direção está bem equilibrada, bem assistida, se necessário os 218 cv fazem-se ‘anunciar’ sempre que estamos com um pouco mais de pressa. E de um modo geral um carro com um comportamento dinâmico muito seguro e em estradas mais sinuosas notamos bem o peso fruto da transferência de massas, não é nem foi feito para ser um carro muito divertido de guiar mais depressa, mas que é bem equilibrado para estrada e zonas mais urbanas, que é o que a grande maioria das pessoas faz, em média. Um ponto que é fantástico é a insonorização. É mesmo o som do silêncio…

Concorrentes

Renault Mégane E-Tech elétrico techno EV60 220cv super charge (470 km de autonomia, preço a partir de 44.850€)
Tesla Model 3 (491 km de autonomia, preço a partir de 39.990€)
Volkswagen ID.3 (424 km de autonomia, preço a partir de 44.909€)
Hyundai Ioniq 5 (481 km de autonomia, preço por volta de 44.950€, mas sob solicitação )
Peugeot e-2008 (402 km de autonomia, preço a partir de 41.590€)
Opel Mokka Eletric (324 km de autonomia, preço a partir de 40.365€)
Hyundai Kauai Electric, 64 kW (484 km de autonomia, preço a partir de 44.300€)

Motor

O Nissan Leaf divide-se em duas opções de bateria, a de 40 kWh e a de 62 kWh, a desta ensaio, ‘E+’, a primeira com 150 cv esta, de 218 cv. O carro faz dos 0 aos 100 km/h em 7.1 segundos, tem como velocidade máxima de 157 km/h, um peso de 1706 kg, o Leaf 2 e+ 62kWh, a potência é transmitida à estrada através de uma caixa de velocidades Auto CVT de 1 mudança, e tem tração dianteira.
O motor é potente q.b. para tudo o que precisamos, se for necessário puxar um pouco mais pelo Leaf, responde com a maior das facilidades, mas como já referimos não é um carro com uma dinâmica virada para a performance, mas sim para o conforto de condução a rolamento. Tem um desempenho adequado para um carro deste tamanho, não tem o ritmo de alguns dos seus rivais, mas na verdade o ritmo está longe de ser o mais importante num carro elétrico…

Balanço final

O Nissan está perto do fim da sua vida, mas continua a ser um grande carro citadino. Está com umas campanhas fantásticas, tem espaço interior que nunca mais acaba, é bom de conduzir, tem um nível de equipamento de segurança muito importante, está sempre a ‘avisá-lo’ do que se está a passar, não é dos melhores, hoje em dia, no que à autonomia diz respeito, mas está longe de ser dos piores, não conte com diversão ao volante, mas é moderadamente económico, prático.
O Leaf MY22 40kWh começa nos 37.400€, no caso deste Leaf MY22 e+ 62kWh, o Acenta custa 42.550€, o N-Connecta, 44.000€, N-Connecta com Faróis Full LED, 44.450€, Tekna 46.850€, com ProPilot Park, 48.050€, mas não se esqueça das campanhas atuais para clientes particulares, pois no Leaf pode contar com um desconto PVP de 3.000€, a retirar aos valores acima, e ainda tem uma oferta de Wallbox 7.4 kWh num valor de 490€ e por fim dependendo do financiamento que fizer, ainda pode poupar mais algum dinheiro.

Preço da versão ensaiada, (Euros): 48.050€
Preço Promocional a 27 julho de 2023 Nissan Leaf e+ Tekna: 43.850€
Preço da versão base (Euros): 42.550€

Mais

Preços/Campanhas atuais
Espaço interior
Equipamento
Segurança

Menos

Design
Autonomia
Dinâmica condução

Ficha técnica

Velocidade máxima 157 km/h
Aceleração 0-100 km/h 6,9 s
Consumo de combustível WLTP
Bateria carregada combinada 17,8 kWh/100 km
Autonomia eléctrica WLTP 396 km
Dimensões, peso, capacidades
Número de portas 5
Comprimento 4.490 mm/Largura 1788 mm/Altura 1540 mm
Peso 1.760 kg
Volume da bagageira
Volume mínimo com duas filas de bancos disponíveis 420 litros
Número de lugares sentados 5
Motor elétrico
Potência máxima 218 cv / 160 kW
Binário máximo 340 Nm
Bateria Tipo Acumulador de iões de lítio
Capacidade 62 kWh
Capacidade utilizável 59 kWh
Potência máxima de recarga em CC 100 kW
Potência máxima de recarga em CA 6,6 kW
Tempo total de recarga a 2,3 kW 32 h
Tempo total de recarga a 3,7 kW 23 h
Tempo total de recarga a 7,4 kW 11,5 horas
Tempo de recarga de 0 a 80 % DC 90 min (100 kW)
Transmissão
Tração dianteira
Caixa de velocidades Automática 1 velocidade
Chassis
Estrutura da suspensão dianteira Tipo McPherson
Estrutura da suspensão traseira Tipo de elemento de torção
Tipo de travões dianteiros Disco ventilado 283 mm
Tipo de travão traseiro Disco 292 mm
Círculo de viragem entre passeios 11 m
Pneus 215/50 R17 91V

Preço da versão ensaiada (Euros): 48.050€
Preço da versão base (Euros): 42.550€