Honda Jazz Crosstar 1.5 HEV Advance – Ensaio Teste

By on 22 Dezembro, 2023

Esta versão Honda Jazz Crosstar 1.5 HEV é uma atualização do já conhecido modelo que foi para os stands em 2020. Sofreu um significativo restyling, mas ainda mais importante, o sistema híbrido foi evoluído e o Honda Jazz Crosstar é agora mais potente, 122 cv. Em termos estéticos, apresenta um estilo mais desportivo, sendo que o interior também foi revisto.

De resto, tudo o que já era conhecido, um modelo que não é um portento de dinâmica, mas que tem no espaço interior, versatilidade e acima de tudo, eficiência do grupo propulsor os seus grandes argumentos. Os consumos são algo fantástico, e até quando decidimos preocuparmo-nos pouco com essa situação, conseguimos ficar surpreendidos. O motor é mais potente, tem mais força, mas curiosamente… gasta o mesmo. E é pouco”.

Mas há um óbice, o seu custo. É um pouco caro, mas talvez valha a pena fazer contas, pois dependendo do que é a vida de cada um, se a maior percentagem de percursos são citadinos, e não pode/não quer ter um elétrico, ou plug-in, este modelo híbrido vai deixá-lo de queixo pendurado com o consumo e a eficiência do sistema híbrido.

Por outro lado, sendo um carro pequeno, não é nada exíguo para os ocupantes, especialmente os traseiros, sendo absolutamente fantástico o espaço que a Honda encontrou atrás. Peca, depois na dinâmica. Mas quem quer um carro económico, se calhar não se preocupa muito com a performance e a dinâmica da condução…

Exterior

7/10

A Honda fez um facelift ao Jazz Crosstar, apelando a maior desportividade, renovou os para-choques dianteiro e traseiro, colocou uma nova grelha e um novo friso no para-choques, a versão Advance Sport tem novos toques de design exclusivos. As molduras das janelas e os frisos dos pilares apresentam agora um acabamento em preto mate. Esta nova versão também ganha saias laterais, um spoiler traseiro e um acabamento de escape cromado. A gama de jantes de liga leve foi atualizada em todas as versões.

Interior

7/10

No interior o Honda Jazz impressiona pelo espaço atrás, os bancos têm grande amplitude, mas o habitáculo, apesar de renovado, continua simples, prático e funcional.
O ecrã tátil HMI central de 9 polegadas e o painel de instrumentos TFT de 7 polegadas estão bem posicionados, são moderadamente intuitivos, os controlos são fáceis de alcançar e utilizar.
A bagageira é boa, 304 litros, que pode aumentar para 1.205 litros com os bancos traseiros rebatidos, a posição do depósito de combustível por baixo dos bancos dianteiros, no centro do chassis, permitiu à Honda aumentar muito a versatilidade da configuração dos bancos traseiros ‘Magic Seat’.
Desta forma, o espaço para as pernas traseiras de 986 mm, é, segundo a Honda, líder na sua classe. Os bancos são confortáveis, e ainda que a suspensão não seja excelente, o carro é confortável quanto baste. E estar sentado à larga é um dos parâmetros que ajudam ao conforto.

Equipamento

7/10

Esta versão Advance tem como equipamento principal, o A/C automático com controlo da temperatura, Bancos aquecidos (frente), Sensores de estacionamento (dianteiros e traseiros), Câmara traseira de auxílio ao estacionamento, Faróis em LED, Sistema de assistência à manutenção na faixa de rodagem, Bancos ‘mágicos’, Estofos em Pele e Tecido
– Jantes 16″ em liga leve, Honda Connect (ecrã tátil 9”, AM/FM/DAB, Apple CArPlay e Android Auto) com sistema de navegação, Bancos traseiros com rebatimento 60/40, Sistema inteligente de arranque e acesso sem chave, Bolsa para arrumação nas costas do banco do condutor e do passageiro
O Jazz Crosstar tem novas funcionalidades Sensing, como por exemplo o assistente de engarrafamento, que foi atualizado para incluir apoio à direção a partir dos 0 km/h
A, tecnologia de segurança ativa e passiva Honda Sensing é oferecida de série em todos os modelos, os ocupantes estão protegidos por 10 airbags, incluindo proteção central e para os joelhos. A função Traffic Jam Assist foi atualizada, agora inclui apoio à direção a partir dos 0km/h para reduzir a carga de condução em situações de trânsito stop-start.
Mas há muito mais…

Consumos

9/10

Os baixos consumos são para mim a grande mais valia deste automóvel. O ainda mais evoluído sistema híbrido permite consumos médios facilmente abaixo dos 4l/100 Km, e ainda temos formas, se for esse o ‘mind set’ de ajudar mais à festa com o botão ‘Econ’ acionado e o modo ‘B’ que melhora ainda mais a capacidade de regeneração de energia.
É claro se rodarmos demasiado despreocupados a este nível, os consumos sobem, mas sempre razoavelmente. Por exemplo, numa viagem que meteu 260 Km de autoestrada em que o ritmo foi entre os 120-130 km/h e dois dias de percursos de baixa velocidade, cerca de 80 Km, o consumo quedou-se pelos 4.8l/100 km. Tendo em conta que o sistema híbrido ajuda bastante menos, é notável este tipo de média de consumo.

Ao Volante

7/10

Não é um carro entusiasmante de guiar, mas cumpre. Fizemos três dias de estradas sinuosas, em determinados momentos e nota-se que não são a ‘praia’ do Jazz Crosstar. Não é preciso provocar muito o carro para ter que tirar pé, é um carro em que é muito fácil chegar aos seus limites, e não falamos de velocidades altas, mas sim de estradas que peçam um chassis e uma suspensão bem mais dura do que a que tem este carro.
A suspensão é muito macia, o carro é alto, e adorna um pouco a qualquer pequeno exagero que seja, portanto é muito difícil andar depressa e zonas de curva e contracurva sistemáticas, com este carro, não foi claramente feito para isso. Mas é previsível, nunca senti que a traseira pudesse fugir, sendo que a frente é bem mais fácil de manter no sítio.
Já rodar em cidade é perfeito para este carro, a posição de condução é alta, a visibilidade excelente, em cidade o carro é ágil, a direção precisa, mas as nossas estradas degradadas pediam uma suspensão um pouco mais ‘absorvente’.
Quanto ao motor, é o menos complicado de tudo. Faz sozinho tudo o que é preciso, pois é o próprio sistema que ‘decide’ a forma como está a funcionar, elétrico, híbrido ou com o motor de combustão a ouvir-se mais. Há carros híbridos em que o motor de combustão se faz ouvir muito mais vezes. Não é o caso deste Honda Jazz Crosstar, pois esta configuração híbrida e:HEV seleciona entre os três modos de condução continuamente intercambiáveis, EV Drive com a bateria a fornecer energia direta ao motor de propulsão elétrica, a tração híbrida, em que o motor que fornece energia ao motor do gerador elétrico, que por sua vez alimenta o motor de propulsão elétrica e a motorização, quando o motor a gasolina se liga diretamente às rodas através de uma embraiagem de bloqueio.

Motor

8/10

Ao motor de combustão de 1498 cc a gasolina junta-se um híbrido, com a potência máxima do conjunto a ascender aos 122 cv, um aumento de 10kW na potência face à versão anterior, com o grupo motopropulsor de dois motores agora com melhor resposta e com uma faixa de utilização maior. A potência total do grupo motopropulsor aumentou de 80 kW para 90 kW, a resposta do acelerador foi melhorada para um melhor desempenho.

Balanço Final

8/10

O novo Honda Jazz Crosstar tem como grande destaque a eficiência do sistema híbrido, que permite colocar os consumos num nível quase sem igual neste tipo de carros. De resto, o carro tem agora um design mais apelativo, sem ser nenhum portento da estética, o espaço interior, que é prático e bem organizado a versatilidade do carro, agradável. O interior não é só espaçoso mas também confortável sendo que o carro tem agora uma variedade de sistemas de segurança ainda maior. Ser mais potente e consumir o mesmo é um trunfo importante. No pólo oposto, o preço, que não é tão exíguo quanto o consumo.
Não nos podemos esquecer que este é um automóvel maioritariamente para utilização quotidiana, e os seus maiores trunfos entroncam precisamente no que precisam esse tipo de utilizadores que, a bem da verdade, é a grande maioria. É o que chamaria um valor seguro…

Concorrentes

Honda Jazz Crosstar 1.5 HEV, 122 cv, 4.8l/100 km, desde 33.100€ e …

Toyota Yaris Cross 1.5 HEV, 125 cv, 4.5l/100 Km, desde 23.870€
Ford Puma 1.0 Ecoboost MHEV, 125 cv, 6.0l/100Km, desde 28.854€
FIAT 500X 1.5 híbrido, 130 cv, 4.6l/100 Km, desde 31.408€

Ficha Técnica

Motor 1.5 HEV, 4 Cil. linha, 1.498 cm³
Potência máxima 122 cv / 90 kW
Binário máximo 253 Nm
Potência máxima 6.000 – 6.400 rpm
Injeção de combustível Injeção direta.
Stop/Start
Motor elétrico
Bateria de armazenamento de iões de lítio
Transmissão Tração dianteira
Caixa de velocidades Automática

Desempenho nominal e consumo de combustível
Velocidade máxima 175 km/h
Aceleração 0-100 km/h 9,7 s
Consumo de combustível WLTP
Combinado 4,8 l/100 km
Velocidade baixa 3,9 l/100 km
Velocidade média 3,9 l/100 km
Velocidade elevada 4,1 l/100 km
Velocidade muito alta 6,2 l/100 km
Emissões de CO₂ WLTP 108 g/km

Dimensões, peso, capacidades
Tipo de carroçaria Porta-pessoas
Número de portas 5
Comprimento 4.105 mm
Largura 1725 mm
Altura 1.556 mm
Peso 1,323 kg
Depósito de combustível Gasolina 40 litros
Volume da bagageira
Volume com uma fila de bancos disponível 1.205 litros
Volume mínimo com duas filas de bancos disponíveis 304 litros
Disposição dos bancos 2 + 3
Distância ao solo 146 mm

Chassis
Estrutura da suspensão dianteira Tipo McPherson
Mola da suspensão dianteira Mola helicoidal
Estrutura da suspensão traseira Tipo de elemento de torção
Mola da suspensão traseira Mola helicoidal
Barra estabilizadora dianteira Sim
Barra estabilizadora traseira Não
Tipo de travões dianteiros Disco ventilado
Diâmetro do travão dianteiro 262 mm
Tipo de travão traseiro Disco
Diâmetro do travão traseiro 239 mm
Direção
Tipo Cremalheira e pinhão
Tipo de assistência Eléctrica
Assistência dependente da velocidade Sim
Engrenagem de redução dependente da velocidade Não
Redução não linear Não
Direção às quatro rodas Não
Círculo de viragem entre muros 10,1 m
Voltas do volante entre amortecedores 2,63
Pneus dianteiros 185/55 R16 86H
Pneus traseiros 185/55 R16 86H

 

Mais/Menos


Mais

Consumo
Conforto
Espaço interior

Menos

Preço
Dinâmica q.b.

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 33100€

Preço da versão base (Euros): 32500€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

A Honda fez um facelift ao Jazz Crosstar, apelando a maior desportividade, renovou os para-choques dianteiro e traseiro, colocou uma nova grelha e um novo friso no para-choques, a versão Advance Sport tem novos toques de design exclusivos. As molduras das janelas e os frisos dos pilares apresentam agora um acabamento em preto mate. Esta nova versão também ganha saias laterais, um spoiler traseiro e um acabamento de escape cromado. A gama de jantes de liga leve foi atualizada em todas as versões.

Interior

No interior o Honda Jazz impressiona pelo espaço atrás, os bancos têm grande amplitude, mas o habitáculo, apesar de renovado, continua simples, prático e funcional.
O ecrã tátil HMI central de 9 polegadas e o painel de instrumentos TFT de 7 polegadas estão bem posicionados, são moderadamente intuitivos, os controlos são fáceis de alcançar e utilizar.
A bagageira é boa, 304 litros, que pode aumentar para 1.205 litros com os bancos traseiros rebatidos, a posição do depósito de combustível por baixo dos bancos dianteiros, no centro do chassis, permitiu à Honda aumentar muito a versatilidade da configuração dos bancos traseiros ‘Magic Seat’.
Desta forma, o espaço para as pernas traseiras de 986 mm, é, segundo a Honda, líder na sua classe. Os bancos são confortáveis, e ainda que a suspensão não seja excelente, o carro é confortável quanto baste. E estar sentado à larga é um dos parâmetros que ajudam ao conforto.

Equipamento

Esta versão Advance tem como equipamento principal, o A/C automático com controlo da temperatura, Bancos aquecidos (frente), Sensores de estacionamento (dianteiros e traseiros), Câmara traseira de auxílio ao estacionamento, Faróis em LED, Sistema de assistência à manutenção na faixa de rodagem, Bancos ‘mágicos’, Estofos em Pele e Tecido
– Jantes 16″ em liga leve, Honda Connect (ecrã tátil 9”, AM/FM/DAB, Apple CArPlay e Android Auto) com sistema de navegação, Bancos traseiros com rebatimento 60/40, Sistema inteligente de arranque e acesso sem chave, Bolsa para arrumação nas costas do banco do condutor e do passageiro
O Jazz Crosstar tem novas funcionalidades Sensing, como por exemplo o assistente de engarrafamento, que foi atualizado para incluir apoio à direção a partir dos 0 km/h
A, tecnologia de segurança ativa e passiva Honda Sensing é oferecida de série em todos os modelos, os ocupantes estão protegidos por 10 airbags, incluindo proteção central e para os joelhos. A função Traffic Jam Assist foi atualizada, agora inclui apoio à direção a partir dos 0km/h para reduzir a carga de condução em situações de trânsito stop-start.
Mas há muito mais…

Consumos

Os baixos consumos são para mim a grande mais valia deste automóvel. O ainda mais evoluído sistema híbrido permite consumos médios facilmente abaixo dos 4l/100 Km, e ainda temos formas, se for esse o ‘mind set’ de ajudar mais à festa com o botão ‘Econ’ acionado e o modo ‘B’ que melhora ainda mais a capacidade de regeneração de energia.
É claro se rodarmos demasiado despreocupados a este nível, os consumos sobem, mas sempre razoavelmente. Por exemplo, numa viagem que meteu 260 Km de autoestrada em que o ritmo foi entre os 120-130 km/h e dois dias de percursos de baixa velocidade, cerca de 80 Km, o consumo quedou-se pelos 4.8l/100 km. Tendo em conta que o sistema híbrido ajuda bastante menos, é notável este tipo de média de consumo.

Ao volante

Não é um carro entusiasmante de guiar, mas cumpre. Fizemos três dias de estradas sinuosas, em determinados momentos e nota-se que não são a ‘praia’ do Jazz Crosstar. Não é preciso provocar muito o carro para ter que tirar pé, é um carro em que é muito fácil chegar aos seus limites, e não falamos de velocidades altas, mas sim de estradas que peçam um chassis e uma suspensão bem mais dura do que a que tem este carro.
A suspensão é muito macia, o carro é alto, e adorna um pouco a qualquer pequeno exagero que seja, portanto é muito difícil andar depressa e zonas de curva e contracurva sistemáticas, com este carro, não foi claramente feito para isso. Mas é previsível, nunca senti que a traseira pudesse fugir, sendo que a frente é bem mais fácil de manter no sítio.
Já rodar em cidade é perfeito para este carro, a posição de condução é alta, a visibilidade excelente, em cidade o carro é ágil, a direção precisa, mas as nossas estradas degradadas pediam uma suspensão um pouco mais ‘absorvente’.
Quanto ao motor, é o menos complicado de tudo. Faz sozinho tudo o que é preciso, pois é o próprio sistema que ‘decide’ a forma como está a funcionar, elétrico, híbrido ou com o motor de combustão a ouvir-se mais. Há carros híbridos em que o motor de combustão se faz ouvir muito mais vezes. Não é o caso deste Honda Jazz Crosstar, pois esta configuração híbrida e:HEV seleciona entre os três modos de condução continuamente intercambiáveis, EV Drive com a bateria a fornecer energia direta ao motor de propulsão elétrica, a tração híbrida, em que o motor que fornece energia ao motor do gerador elétrico, que por sua vez alimenta o motor de propulsão elétrica e a motorização, quando o motor a gasolina se liga diretamente às rodas através de uma embraiagem de bloqueio.

Concorrentes

Honda Jazz Crosstar 1.5 HEV, 122 cv, 4.8l/100 km, desde 33.100€ e …

Toyota Yaris Cross 1.5 HEV, 125 cv, 4.5l/100 Km, desde 23.870€
Ford Puma 1.0 Ecoboost MHEV, 125 cv, 6.0l/100Km, desde 28.854€
FIAT 500X 1.5 híbrido, 130 cv, 4.6l/100 Km, desde 31.408€

Motor

Ao motor de combustão de 1498 cc a gasolina junta-se um híbrido, com a potência máxima do conjunto a ascender aos 122 cv, um aumento de 10kW na potência face à versão anterior, com o grupo motopropulsor de dois motores agora com melhor resposta e com uma faixa de utilização maior. A potência total do grupo motopropulsor aumentou de 80 kW para 90 kW, a resposta do acelerador foi melhorada para um melhor desempenho.

Balanço final

O novo Honda Jazz Crosstar tem como grande destaque a eficiência do sistema híbrido, que permite colocar os consumos num nível quase sem igual neste tipo de carros. De resto, o carro tem agora um design mais apelativo, sem ser nenhum portento da estética, o espaço interior, que é prático e bem organizado a versatilidade do carro, agradável. O interior não é só espaçoso mas também confortável sendo que o carro tem agora uma variedade de sistemas de segurança ainda maior. Ser mais potente e consumir o mesmo é um trunfo importante. No pólo oposto, o preço, que não é tão exíguo quanto o consumo.
Não nos podemos esquecer que este é um automóvel maioritariamente para utilização quotidiana, e os seus maiores trunfos entroncam precisamente no que precisam esse tipo de utilizadores que, a bem da verdade, é a grande maioria. É o que chamaria um valor seguro…

Mais

Consumo
Conforto
Espaço interior

Menos

Preço
Dinâmica q.b.

Ficha técnica

Motor 1.5 HEV, 4 Cil. linha, 1.498 cm³
Potência máxima 122 cv / 90 kW
Binário máximo 253 Nm
Potência máxima 6.000 – 6.400 rpm
Injeção de combustível Injeção direta.
Stop/Start
Motor elétrico
Bateria de armazenamento de iões de lítio
Transmissão Tração dianteira
Caixa de velocidades Automática

Desempenho nominal e consumo de combustível
Velocidade máxima 175 km/h
Aceleração 0-100 km/h 9,7 s
Consumo de combustível WLTP
Combinado 4,8 l/100 km
Velocidade baixa 3,9 l/100 km
Velocidade média 3,9 l/100 km
Velocidade elevada 4,1 l/100 km
Velocidade muito alta 6,2 l/100 km
Emissões de CO₂ WLTP 108 g/km

Dimensões, peso, capacidades
Tipo de carroçaria Porta-pessoas
Número de portas 5
Comprimento 4.105 mm
Largura 1725 mm
Altura 1.556 mm
Peso 1,323 kg
Depósito de combustível Gasolina 40 litros
Volume da bagageira
Volume com uma fila de bancos disponível 1.205 litros
Volume mínimo com duas filas de bancos disponíveis 304 litros
Disposição dos bancos 2 + 3
Distância ao solo 146 mm

Chassis
Estrutura da suspensão dianteira Tipo McPherson
Mola da suspensão dianteira Mola helicoidal
Estrutura da suspensão traseira Tipo de elemento de torção
Mola da suspensão traseira Mola helicoidal
Barra estabilizadora dianteira Sim
Barra estabilizadora traseira Não
Tipo de travões dianteiros Disco ventilado
Diâmetro do travão dianteiro 262 mm
Tipo de travão traseiro Disco
Diâmetro do travão traseiro 239 mm
Direção
Tipo Cremalheira e pinhão
Tipo de assistência Eléctrica
Assistência dependente da velocidade Sim
Engrenagem de redução dependente da velocidade Não
Redução não linear Não
Direção às quatro rodas Não
Círculo de viragem entre muros 10,1 m
Voltas do volante entre amortecedores 2,63
Pneus dianteiros 185/55 R16 86H
Pneus traseiros 185/55 R16 86H

 

Preço da versão ensaiada (Euros): 33100€
Preço da versão base (Euros): 32500€