Novo VW Golf: Conheça o Primeiro Modelo Construído
Audi 50 fez 50 anos: O “mini Audi” que serviu de base para o VW Polo

VW Golf: A primeira unidade foi construída há 50 anos

By on 29 Março, 2024

A Volkswagen iniciou a produção em série do Golf em Wolfsburg há exatamente 50 anos, em 29 de março. O Golf, sucessor do Carocha, tornou-se o maior sucesso da Volkswagen e o automóvel europeu mais vendido de todos os tempos. Até hoje, foram produzidas mais de 37 milhões de unidades desde 1974, com uma média de mais de 2.000 vendas por dia. O Golf refletiu o espírito da época e definiu o segmento compacto, acompanhando gerações ao redor do mundo. O modelo marcou a transição para motores transversais montados à frente, inaugurando uma nova era na Volkswagen. Hoje, a marca celebra o aniversário do Golf e anuncia uma atualização técnica e estética para o futuro deste best-seller mundial.

Das curvas, ao design angular. Depois das mais de 21,5 milhões de unidades, o Carocha precisava de um sucesso, Giorgio Giugiaro, com a Volkswagen Design desenhou um carro que acabou por também ficar na história da indústria. A versatilidade do interior e o novo design fez que, em outubro de 1976, dois anos depois, o Golf já tinha atingido a marca de um milhão de unidades vendidas. Até à data, foram fabricadas mais de 20 milhões de unidades só nas linhas de Wolfsburg. Os 17 milhões de Golf construídos fora de Wolfsburg foram produzidos noutras fábricas alemãs, bem como na Bélgica, no Brasil, na China, na Malásia, no México, na Eslováquia e na África do Sul.

O Golf I, lançado em 1974, refletiu as tendências e avanços tecnológicos do setor automobilístico da época. Além do aproveitamento inteligente do espaço interior e da tração dianteira, destacou-se pela introdução de variantes dinâmicas como o Golf GTI (1976) e os modelos a diesel Golf D (1976) e Golf GTD (1982). Em 1979, a Volkswagen apresentou o Golf Cabriolet, que se tornou um dos descapotáveis mais vendidos do mundo, dando um novo fôlego ao segmento. Até 1983, foram vendidas 6,9 milhões de unidades do Golf I e os seus derivados em todo o mundo, consolidando a sua posição como sucessor digno do Carocha e definindo o segmento do Golf.

O Golf II representou um marco histórico na evolução do modelo, com a transição suave da primeira geração para a segunda. Sob a direção de Herbert Schäfer, o design foi modernizado, mantendo o DNA original. Essa continuidade foi crucial para a história do Golf, que sempre evoluiu a partir do modelo original. O Golf II introduziu tecnologias inovadoras como catalisador, ABS e tração integral. Entre 1983 e 1991, foram produzidos 6,3 milhões de modelos Golf II.

O Golf III, lançado em agosto de 1991, marcou uma nova era de segurança, sendo o primeiro da linha Volkswagen a oferecer airbags frontais a partir de 1992. Com avanços na conceção da carroçaria, houve melhorias significativas na proteção dos ocupantes em colisões. Além disso, introduziu marcos como o primeiro motor de seis cilindros (VR6), controle de velocidade de cruzeiro e airbags laterais. A produção alcançou 4,8 milhões de unidades até 1997, incluindo a versão carrinha, uma estreia para o Golf.

O Golf IV, introduzido em 1997, destacou-se pelo seu design, especialmente por seu marcante pilar C, preenchendo a lacuna deixada pelo Golf I de 1974. Este modelo estabeleceu um novo padrão de qualidade para o segmento e tornou a segurança mais acessível às massas com a estreia do ESP. Em 2002, a Volkswagen lançou o Golf R32, o mais desportivo até então, com uma velocidade máxima de 250 km/h. Em 2003, o R32 foi o primeiro Volkswagen a apresentar uma transmissão de dupla embraiagem (DSG). Após a produção de 4,9 milhões de unidades, o Golf IV foi substituído em 2003.

O Golf V, lançado em 2003, destacou-se no segmento médio-alto com o seu excecional conforto e qualidade. A carroçaria soldada a laser proporcionou uma rigidez à torção 35% maior, garantindo estabilidade. Pela primeira vez, foram instalados até oito airbags para proteção dos ocupantes. Com 3,4 milhões de unidades produzidas até 2008, o Golf V também introduziu uma nova suspensão traseira independente, faróis bi-xenon e a primeira transmissão automática DSG de 7 velocidades.

O Golf VI, lançado em 2008, foi um marco de alta tecnologia no segmento dos compactos. Em apenas quatro anos, foram produzidos mais de 3,6 milhões de modelos Golf da sexta geração. Destacou-se pela sua segurança, com a carroçaria soldada a laser alcançando a pontuação máxima de cinco estrelas no teste de colisão do EuroNCAP. Introduziu novas tecnologias como Light Assist, Park Assist, Hill Start Assist e controlo adaptativo do chassis (DCC), consolidando a sua posição como um dos automóveis compactos mais avançados da sua época.

Em setembro de 2012, a Volkswagen lançou a sétima geração do Golf, que se destacou pela redução de cerca de 100 kg em relação ao seu antecessor, resultando numa redução de consumo de combustível de aproximadamente 23%. Introduziu novas tecnologias, como o sistema de travagem automática pós-colisão, Cruise Control adaptativo e Front Assist, incluindo sistema de travagem de emergência em cidade. Em 2014, a Volkswagen deu início à era da mobilidade elétrica com o lançamento do e-Golf. Ao longo do período de 2012 a 2019, foram produzidas 6,3 milhões de unidades do Golf VII.

Em outubro de 2019, a Volkswagen lançou o Golf VIII. Esta geração introduziu motorizações mild hybrid e híbridas plug-in, eletrificando o segmento dos compactos e oferecendo condução assistida através do Travel Assist. Mesmo a versão de entrada, inclui funcionalidades como Assistente de Faixa de Rodagem, Front Assist, faróis LED, grupos de luzes traseiras LED e ar condicionado automático. Com opções como o controlo adaptativo do chassis DCC, o Golf VIII alcança uma relação sem precedentes entre conforto e dinâmica no segmento. Até o momento, mais de um milhão de unidades desta geração foram vendidas.

Em 2024, a Volkswagen apresenta a próxima etapa evolutiva da oitava geração do Golf. Este novo modelo impressiona com um sistema de infotainment de última geração, mais intuitivo, e um design frontal e traseiro refinado. As mecânicas foram aprimoradas, incluindo unidades híbridas plug-in com uma autonomia elétrica de até mais de 100 quilómetros. Um logótipo iluminado da Volkswagen na dianteira é uma novidade para o Golf. Além disso, o novo Golf introduz controle por voz e ChatGPT baseado em IA, tornando inovações técnicas mais acessíveis às massas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)