Novo VW Golf: Conheça o Primeiro Modelo Construído
Novo VW Crafter: Atualizado, agora com integração do ChatGPT

VW festeja os 50 anos do Golf com versão melhorada

By on 24 Janeiro, 2024

Não é todos os dias que se festejam 50 anos, mais ainda com tão boa “saúde”. O Golf é uma referência incontornável e este ano o mítico modelo da VW recebe uma nova versão melhorada. Até à data, foram vendidos mais de 37 milhões de Golfs em oito gerações. O Golf é um pilar sólido para a marca Volkswagen. Com a nova fase evolutiva, a marca está a basear-se precisamente nisso – com maior eficiência, conforto e qualidade e um conceito de funcionamento inteligente. Este Golf 8.5 chega numa fase em que a marca se tenta adaptar aos novos desafios, mas garante os pontos fortes que se esperam do Golf.

O novo Golf tem um novo sistema de infotainment de última geração, uma operação mais intuitiva, um design frontal e traseiro mais definido, além de sistemas de acionamento eficientes. Adicionalmente, destaca-se o logótipo iluminado da Volkswagen, que agora adorna a parte frontal pela primeira vez na história do Golf.

A nova gama de grupos motopropulsores inclui unidades híbridas plug-in com maior potência e uma autonomia elétrica de cerca de 100 km, equipadas com função de carregamento rápido DC. As unidades mild-hybrid de 48 V são eficientes, especialmente para condutores sem um ponto de carregamento em casa. Na fase de lançamento, estarão disponíveis variantes mild-hybrid (eTSI), híbridas plug-in (eHybrid1 e GTE1), gasolina turboalimentada (TSI) e diesel turboalimentado (TDI). O Golf GTI1 tornou-se mais desportivo, com mais potência em comparação com o seu antecessor, e outros derivados do Golf serão introduzidos ao longo de 2024.

O infoentretenimento recebeu uma atualização, com a integração do ChatGPT. O novo sistema pretende ser mais intuitivo, com um ecrã tátil independente (diagonal de até 32,8 cm). Este ecrã possui barras táteis iluminadas e ergonómicamente otimizadas para o controlo de temperatura e volume.

Outras adições incluem um volante multifunções aprimorado e o novo assistente de voz IDA2. Utilizando linguagem natural, o IDA não apenas controla funções como ar condicionado, telefone ou sistema de navegação, mas também fornece acesso a informações online em diversas áreas, desde previsões meteorológicas até perguntas de conhecimento geral. O Golf, no futuro, incorporará a última geração de sistemas de infoentretenimento, integrando o chatbot ChatGPT baseado em inteligência artificial no assistente de voz IDA.

A função Park Assist Plus foi aprimorada e o Park Assist Pro2, disponível pela primeira vez no Golf, permite aos condutores manobrar o veículo dentro e fora de espaços de estacionamento usando o seu smartphone3. O veículo pode ser conduzido remotamente para fora do espaço de estacionamento se for muito estreito, por exemplo. O sistema Area View2 é uma novidade, proporcionando uma vista panorâmica de 360 graus através da fusão de quatro câmaras, com a imagem sendo exibida no ecrã tátil do sistema de infoentretenimento, facilitando a visualização de lancis e marcações de estacionamento.

Ao longo dos últimos 50 anos, o Golf evoluiu para uma classe própria de compactos de alta tecnologia. Destacando-se por conforto, qualidade e sistemas de assistência inovadores, o modelo recebeu inúmeros prémios e ganhou reconhecimento nacional e internacional. Além das versões tradicionais, como a Estate, o Cabriolet e a Sportsvan, o Golf expandiu-se para incluir o e-Golf totalmente elétrico e modelos desportivos, como GTI, GTD, GTE e o emblemático Golf R. Ao longo das gerações, o Golf continua a estabelecer padrões em termos de conforto, qualidade e inovação, consolidando a sua posição como referência no segmento. Este novo Golf tem um legado muito pesado a respeitar.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)