Bentley Bentayga EWB: Luxo Personalizado pela Mulliner
Bentley revela ‘art car’ que inclui 29 monumentos de todo o mundo

Três Bentayga únicos para celebrar o Dia Internacional da Mulher

By on 8 Março, 2024

Em honra do Dia Internacional da Mulher, a Bentley Motors tem o prazer de anunciar três especificações especiais do Bentayga para celebrar as famosas “Bentley Girls”: Mary Petre Bruce, Dorothy Paget e Diana Barnato Walker.

Dois designers personalizados – Emma Carruthers e Georgia Gough – encomendaram três interpretações únicas inspiradas nas incríveis mulheres que desempenharam papéis determinantes nos 105 anos de história da marca. Enquanto os Bentley Boys podem ter marcado o ritmo, as Bentley Girls recusaram-se a ficar atrás, deixando a sua marca no inimitável estilo Bentley. Agora, as suas vidas e conquistas são celebradas em três especificações únicas e luxuosas do versátil Bentayga, que combinam na perfeição com os incríveis estilos de vida que levaram.

Cada especificação única incorpora sugestões de design especiais do passado histórico de cada Bentley Girl, definindo uma interpretação moderna do seu veículo de eleição atual.

Mary Petre Bruce: nascida para a velocidade

O Bentayga Azure, que celebra Mary Petre Bruce, é inspirado no Bentley de 4½ litros que ela conduziu em Montlhéry, França, durante 24 horas, a 6 de junho de 1929, para conquistar o recorde mundial de condução com uma só mão, com uma média superior a 89 milhas por hora. Mary nunca tinha conduzido um Bentley até ao dia da tentativa do recorde e teve de pedir almofadas emprestadas aos cronometristas oficiais para poder alcançar os pedais. Apesar do nevoeiro, do frio e das condições traiçoeiras da pista, percorreu 2.164 milhas em 24 horas.

No mesmo ano, estabeleceu um recorde de barco a motor para a travessia mais rápida do Canal da Mancha, antes de comprar um avião e aprender a voar em apenas seis semanas. Em seguida, partiu para um voo à volta do mundo, sozinha, batendo recordes atrás de recordes – tornando-se a primeira mulher a realizar uma viagem de circum-navegação sozinha.

O Mary Petre Bruce Bentayga Azure apresenta uma pintura Parson Green Pearlescent Paint sobre pele heritage a condizer, ambas uma ligação direta ao seu 4½ Litre. O interior apresenta elementos em ouro de 24 quilates, em linha com a sua mentalidade vencedora e estilo de vida luxuoso. O folheado de madrepérola com faixas cruzadas também está incluído –uma referência a uma célebre citação de Mary: “Nunca gostei de fatos-macaco ou calças, mas conduzia sempre com uma blusa, uma saia à medida e um colar de pérolas”. Outra inspiração do seu 4½ Litre inclui os estofos dos bancos e os efeitos canelados verticais nas portas, bem como a inscrição em madrepérola onde se pode ler “YV 7263”, a matrícula do carro que ela conduzia. Um toque final é o emblema do pilar D com a bandeira axadrezada, juntamente com a especificação Blackline, que reflete o minimalismo desportivo do design do 4½ Litre e é um tributo ao passado de Mary nas corridas.

Dorothy Paget e o BentleyBlower

Dorothy Paget desempenhou um papel vital na criação de um dos Bentley mais emblemáticos; o 4½ Litre Supercharged, vulgarmente conhecido como Bentley Blower. Enquanto outras jovens davam prioridade à procura de um pretendente, Paget concentrava a sua paixão na velocidade e na potência. O seu interesse pelo automobilismo desenvolveu-se numa visita a Brooklands, onde teve aulas de condução com o Bentley Boy e piloto de corridas Sir Tim Birkin. Este descreveu-a como uma das melhores condutoras com que alguma vez se tinha cruzado, “capaz de conduzir qualquer modelo de competição produzido neste país ou no estrangeiro”.

Em 1929, Birkin tinha-se tornado obcecado por obter mais desempenho do Bentley de 4½ Litre. Estava convencido de que o sobrealimentador de Amherst Villiers era a forma de o fazer e, apesar da oposição do próprio W.O. Bentley, Dorothy Paget patrocinou uma equipa de competição de modelos Blowers sobrealimentados. Foram construídos quatro Blowers sobrealimentados de 4½ litros e a equipa de Birkin competiu ao lado da equipa Works da Bentley em Brooklands e Le Mans. O carro de equipa n.º 2, pilotado pelo próprio Birkin em Le Mans em 1930, tornou-se desde então o Bentley mais famoso, mais icónico e mais valioso do mundo –um automóvel lendário, apesar de nunca ter ganho uma corrida.

O Dorothy Paget Bentayga Extended Wheelbase (EWB) Mulliner apresenta uma pintura exterior sólida em verde Blower com uma pele interior dividida entre verde Cumbrian e verde Blower, cor correspondente à do próprio Team Car #2. O EWB Mulliner –o pináculo da gama Bentayga –foi escolhido para exprimir e mostrar o extraordinário estilo de vida de Dorothy. Existem outras inspirações do Bentley Blower, que ela ajudou a criar, incluindo os frisos de destaque das jantes pintados a níquel e os suportes do folheado de níquel pintados no interior –ambos uma referência ao radiador do Blower. No interior, os frisos de alumínio fazem-se notar no painel de instrumentos.

Diana Barnato: Bentley’s Flying Lady

Filha de Woolf Barnato, três vezes vencedor de Le Mans, Diana Barnato Walker herdou o talento e o espírito corajoso do pai. Era uma cavaleira de sucesso e uma automobilista entusiasta, conduzindo um Bentley 4¼ Litre Park Ward Dove Grey.

Tal como Mary Petre Bruce, voar tornou-se a paixão de toda a vida de Diana. Voou sozinha no Brooklands Flying Club em 1938, após apenas seis horas de instrução, e juntou-se ao Air Transport Auxiliary em 1941, entregando aviões das fábricas aos esquadrões da linha da frente. Era um trabalho perigoso, pois tinha de navegar sozinha sem qualquer contacto com o solo, uma vez que as frequências de rádio estavam reservadas aos esquadrões da linha da frente. Famosa pela sua aparência glamorosa e pelas suas excecionais capacidades de voo, no final da guerra tinha entregue 260 Spitfires e muitos outros aviões às suas esquadras.

O Diana Barnato Bentayga S é inspirado no seu avião favorito – o Spitfire –e, por isso, apresenta um exterior em Smoke Green e o interior dividido em verde e castanho, fazendo referência ao cockpit do Spitfire Mk9. Além disso, o automóvel apresenta um emblema do pilar D personalizado com o logo do Spitfire e detalhes em amarelo que reproduzem a cor do bordo da asa.

Mulheres Extraordinárias

A iniciativa Mulheres Extraordinárias da Bentley Motors é um programa global de mentoria que está empenhado em inspirar e desenvolver a próxima geração de jovens líderes do sexo feminino, especificamente estudantes do sexo feminino nos domínios da engenharia, design, tecnologia e negócios. O projeto apoia a estratégia Beyond100 da Bentley, incluindo o objetivo de a Bentley se tornar a empresa de automóveis de luxo mais diversificada, com colaboradores tão únicos quanto os seus automóveis.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)