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Traction Avant: O ícone da Citroën faz 90 anos

By on 29 Abril, 2024

A Citroën está a celebrar o 90º aniversário do Traction Avant, um modelo apresentado em Paris em 18 de abril de 1934.

Concebido para revitalizar a marca Citroën e destacar o seu espírito inovador, o Traction Avant era único. Incorporando as soluções técnicas mais avançadas da época, como tração dianteira, estrutura monocoque, travões hidráulicos e suspensão independente nas quatro rodas.

Uma referência no seu tempo

Este modelo foi elogiado por seu desempenho na estrada, segurança e conforto, sendo conhecido como o “automóvel das 100 patentes”. O Traction Avant, com o seu estilo aerodinâmico inspirado nos veículos “Streamline”, tornou-se um ícone da Citroën e resistiu ao teste do tempo, vendendo 760 mil unidades até o término da produção em 1957. Ainda hoje, ele personifica a promessa da Citroën de design e conforto para a mobilidade de todos.

No início de 1933, foi tomada a decisão de substituir os Citroën 8, 10 e 15, apresentados em outubro de 1932. André Citroën desejava surpreender a concorrência lançando um automóvel totalmente revolucionário. O seu objetivo era estar pelo menos dois anos à frente da concorrência e proteger-se dos efeitos da crise económica mundial do início dos anos 30, cujos impactos começavam a ser sentidos fortemente na Europa.

Inovações que deram que falar

O novo automóvel, projetado para ser notável e apresentar várias inovações técnicas, incluía uma carroçaria monobloco totalmente em aço, tração dianteira, um motor flutuante com válvulas à cabeça e camisas de cilindros removíveis, travões hidráulicos e suspensão independente nas quatro rodas com barra de torção. Embora uma caixa de velocidades automática estivesse inicialmente planeada, ela foi abandonada devido à falta de tempo para seu desenvolvimento quando os primeiros carros entraram em produção em 1934.

Além das inovações técnicas, o Traction Avant apresentava uma carroçaria baixa e aerodinâmica, com um motor e caixa de velocidades compactos, proporcionando um centro de gravidade baixo e uma distribuição ideal de peso. Os primeiros testes impressionaram jornalistas e condutores, que elogiaram a sua condução segura e fácil em todas as situações, estabelecendo uma nova referência.

O Traction Avant continuou a receber melhorias ao longo da sua carreira, como a adoção da direção de cremalheira em 1936, mantendo uma vantagem técnica sobre os outros carros da época até o término da sua produção em 1957.

Um automóvel e várias carroçarias

Quando o modelo 7 foi lançado em 1934, estava disponível como berlina de quatro portas, coupé e cabriolet com para-brisas rebatível. Poucos meses depois, o modelo 11 foi introduzido, oferecendo as mesmas opções de carroçaria, além de uma versão de carroçaria longa de seis janelas para carrinhas de 7 a 9 lugares, táxis ou berlina de 5 a 6 lugares, e uma versão de carroceria longa de quatro janelas para um coupé citadino de cinco lugares.

A partir de abril de 1938, o modelo 11 também estava disponível como versão comercial de cinco lugares, com uma carga útil de 500 kg. A produção dos coupés das linhas 7 e 11 terminou em setembro de 1938, enquanto a dos cabriolets encerrou em novembro de 1939.

Quando o modelo 15 Six foi lançado em outubro de 1938, estava disponível como berlina de cinco e seis lugares. Em maio de 1939, assim como o modelo 11, também foi oferecido como limusina de cinco e seis lugares e como carrinha familiar de oito e nove lugares.

Menos de dez unidades do modelo 15 Six Cabriolet foram montadas e não foram comercializadas. Após a guerra, os modelos familiares 11 e 15 só retornaram ao mercado em setembro de 1953, e o modelo 11 Comercial só voltou em março do ano seguinte. O último Traction produzido, em 24 de julho de 1957, foi um modelo 11 B em versão familiar.

Destacado pela elegância e resistência

Desde o seu lançamento, o Traction Avant destacou-se em várias competições, conquistando prémios de elegância e demonstrando as suas qualidades mecânicas em provas de resistência. No verão de 1934, ele se destacou nos concursos de elegância em Bagatelle, Bois de Boulogne e Deauville, conquistando vários prémios.

No mesmo ano, participou de impressionantes provas de resistência, como uma Volta à França e à Bélgica, percorrendo 5.007 quilómetros em 77 horas, e fazendo a primeira ligação Paris-Moscovo-Paris em oito dias. Em 1935 e 1936, sob a direção do Automobile Club de France, um Traction realizou um raid de 400.000 quilómetros, principalmente entre Paris e Monte Carlo.

Sob as cores dos lubrificantes Yacco, um Traction chamado “Rosalie VII” bateu cinco recordes internacionais no Autódromo de Linas Montlhéry, incluindo o recorde de seis dias e o recorde das 10.000 milhas. Outro Traction, o “Rosalie IX”, participou de uma prova de resistência em estrada aberta, percorrendo 104.000 quilómetros em estradas públicas.

Mais recentemente, entre 1988 e 1990, dois Traction 11 B de 1953 deram a volta ao mundo em 100.000 quilómetros, atravessando cinco continentes. O Traction Avant continua a ser o automóvel de todas as façanhas e aventuras, seja na estrada ou em pistas africanas.

A história continua

Em março de 1968, apenas dez anos após o fim da produção, foi criado o primeiro clube de colecionadores dedicado ao Traction Avant, chamado “La Traction Universelle”, que hoje é o maior clube do género no mundo, com mais de 1.600 membros em 17 secções regionais francesas e em todos os continentes.

Desde o quinquagésimo aniversário do Traction Avant em 1984, o clube tem celebrado todos os grandes aniversários deste emblemático modelo da Citroën. Em 2024, para comemorar os 90 anos do Traction, o clube francês sediará um evento em Auvergne, no circuito de Charade, perto de Clermont-Ferrand, com um programa entre os dias 9 e 11 de maio, já com mais de mil inscrições confirmadas.

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