Traction Avant: O ícone da Citroën faz 90 anos
Citroën ë-C3: Primeiras impressões

Citroën C3: O modelo icónico, agora reinventado, a partir dos 14.990 €

By on 9 Abril, 2024

A Citroën abriu as encomendas para o novo C3. O modelo que já vendeu, desde 2016, mais de 1,5 milhões de unidades entra numa nova era e depois do elétrico, ficamos a conhecer as restantes opções.

Depois de termos conhecido o novo e-C3, que foi mostrado em fevereiro, a Citroën abriu as encomendas para o C3, virado para pessoas que ainda não querem apostar em modelos 100% elétricos. Uma das referências do segmento B mudou completamente, com um visual que rasga por completo a identidade dos anteriores modelos, ganhando mais aspeto de pequeno SUV. É um C3 bem diferente do que estamos habituados.

O C3 cresceu

O C3 cresceu, com uma maior distância ao solo (197 mm no C3 ICE, +34mm que no BEV) e uma postura mais elevada, sem comprometer o comprimento de um automóvel que, com 4,01 metros, continua a ser prático e ágil na cidade. O C3 também apresenta maior distância ao solo e postura elevada, mantendo-se prático e ágil na cidade. Oferece equipamentos avançados, como navegação 3D conectada e controle automático da climatização.

Um dos pontos fortes é o sistema de suspensão com batentes hidráulicos progressivos, de série em todas as versões, que complementa o efeito casulo proporcionado pelos redesenhados bancos Citroën Advanced Comfort® da versão MAX e pela nova arquitetura do painel de bordo C Zen Lounge, concebido para aumentar a serenidade a bordo, graças ao seu estilo requintado, ao Head Up Display Citroën e ao volante de pequenas dimensões.

Disponível para encomenda a partir de 14.990 euros na versão YOU com motor a gasolina de 1.2 litros e 100 cv, as primeiras entregas estão previstas para o verão, enquanto a versão Hybrid 100 estará disponível no final de 2024.

Opção híbrida e térmica disponível

O novo Citroën C3 oferece, pela primeira vez, uma opção híbrida juntamente com o motor Pure Tech 100, graças à plataforma SmartCar modular e multienergia.

Hybrid 100: Este modelo torna a eletrificação mais acessível com a tecnologia Hybrid 48V. Com até 50% das deslocações em cidade em modo elétrico, proporciona uma condução silenciosa e sem emissões, reduzindo custos e pegada ambiental. Tem uma bateria de iões de lítio de 48V que se recarrega durante certas fases da condução, um motor a gasolina de 3 cilindros de 100 cv (75 kW) de nova geração, concebido especificamente para se adaptar a este novo sistema híbrido e acoplado à nova caixa de velocidades eletrificada de dupla embraiagem ë-DCS6 que integra um motor elétrico ë-Motor de 21 kW, produzido em França.

Motor PureTech 100: A versão de entrada de gama do C3 apresenta um motor turbo a gasolina de 1,2 litros com 100 cv, agora equipado com uma corrente de distribuição para maior fiabilidade. Com uma caixa manual de 6 velocidades, visa alcançar 126 g/km de CO2 no ciclo combinado WLTP.

Interior repensado, com foco no conforto

O novo Citroën C3 apresenta melhorias significativas no conforto a bordo, mantendo a sua suavidade de condução característica e isolando os ocupantes do mundo exterior.

Suspensões Citroën Advanced Comfort®: Como já referido, o C3 incorpora suspensões com duplo batente hidráulico progressivo, proporcionando uma sensação única de conforto. Essas suspensões, presentes em todas as versões do C3, ajudam a neutralizar as irregularidades da estrada e mantêm o veículo nivelado em estradas irregulares, proporcionando uma condução suave e estável.

Bancos Advanced Comfort®: Os bancos redesenhados do C3 oferecem um melhor apoio lateral e são mais envolventes, garantindo conforto postural mesmo em viagens longas. Utilizando espumas de dupla densidade, proporcionam uma sensação suave desde o primeiro contacto e apoio adequado durante toda a viagem.

Boa lista de equipamento

Conceito C-Zen Lounge: O interior foi projetado para ser simples, acolhedor e ergonómico, com um painel de bordo minimalista e horizontalmente tratado para aumentar a sensação de largura. O novo Citroën Head Up Display reflete informações do veículo numa secção preta brilhante entre o painel de bordo e o para-brisas, garantindo acesso fácil às informações essenciais sem tirar os olhos da estrada. Complementado por um novo volante multifuncional compacto, o C3 oferece uma experiência de condução relaxante e sem stresse.

A lista de equipamento conta também com Active Safety Brake, aviso Ativo de Saída de Faixa de Rodagem, reconhecimento de Sinais de Velocidade, travão de estacionamento elétrico, sistema de assistência ao arranque em subidas e comutação automática de máximos.

Dimensões generosas

O novo Citroën C3 mantém sua agilidade e manobrabilidade com 4,01 metros de comprimento, apenas 19 mm mais comprido que a geração anterior, garantindo um raio de viragem de 10,6 m e facilitando manobras e estacionamento.

Com 1,57 metros de altura (excluindo as barras de tejadilho), o C3 é quase 100 mm mais alto que a geração anterior, proporcionando uma distância ao solo de 197 mm, ideal para entradas e saídas mais fáceis e uma condução mais segura sobre lombas e buracos urbanos.

O habitáculo mais espaçoso oferece mais espaço para pernas, cabeça e cotovelos, com um aumento de 76 mm na altura do banco, proporcionando uma posição de condução elevada e dominante. A melhor visibilidade e mais espaço para passageiros contribuem para uma sensação de bem-estar a bordo.

Para o transporte de objetos e bagagens, o C3 oferece espaços de arrumação inteligentes nos painéis das portas e consola central, além de um carregador sem fios. A bagageira de 310 litros pode ser ampliada com a modularidade do banco traseiro 60-40.

Duas versões

A Citroën visa simplificar a experiência de condução com um site totalmente redesenhado para facilitar a pesquisa de informações e a escolha do veículo.

A versão “You” oferece um alto nível de equipamento de série, incluindo faróis LED, suspensão Citroën Advanced Comfort®, Active Safety Brake, Citroën Head Up Display, Smartphone Station para infotainment, espelhos elétricos, iluminação automática, ajuda ao estacionamento traseiro, spoiler traseiro, cruise control, ar condicionado manual e seis airbags.

Já a versão “Max” acrescenta à versão anterior uma pintura em dois tons, com tejadilho contrastante, barras de tejadilho decorativas, placas de proteção dianteiras e traseiras, jantes de liga leve de 17 polegadas, luzes traseiras LED, vidros traseiros escurecidos, e no interior, um ecrã tátil a cores de 10,25 polegadas, bancos Citroën Advanced Comfort®, uma segunda fila de bancos rebatíveis 60/40, ar condicionado automático, carregamento wireless, câmara de marcha-atrás, espelho retrovisor eletrocrómico, vidros traseiros elétricos, espelhos retrovisores exteriores elétricos, aquecidos e rebatíveis, limpa para-brisas automático e faróis médios e máximos de comutação automática.

Disponíveis a partir de hoje para encomenda, os novos C3 equipados com o motor 1.2 PureTech de 100 cv juntam-se aos novos ë-C3 100% elétricos para uma gama que tem os seguintes preços:

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)