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Sabe qual é o carro mais rentável á venda? O Porsche 911!

By on 12 Setembro, 2019

De acordo com a Bloomberg, o carro que libertou mais margem de lucro em 2018 foi a versão 992 do Porsche 911.

Se consultar a tabela abaixo verá porque razão marcas como a Porsche ou a Ferrari libertam amplas margens operacionais. E o 911 nem sequer é o carro que mais contribui para os lucros da Porsche! Segundo a Bloomberg, o 911 “apenas” é responsável por 11% das vendas da casa de Zuffenhausen, mas desde que foi lançado já contribuiu com 30% dos lucros totais da Porsche.

Como dissemos, as marcas de topo e desportivas lideram entre as mais rentáveis, com o Ferrari F8 Tributo a ficar atrás do 911 e do Aston Martin DBX, mas na frente do BMW X5 e do Mercedes GLE.

No caso do Ferrari F8, é responsável por 50% das vendas da casa de Maranello, mas apenas contribui com 17% para o lucro total da Ferrari. No caso da Aston Martin, aceitando como boa a perspetiva de vender 4500 unidades no primeiro ano, o DBX, primeiro SUV da casa britânica, terá uma contribuição de 21% nos lucros da Aston Martin. Nas marcas mais “terrenas”, o X5 oferece uma margem de lucro de 16%, mas só vale 16% do volume de lucro da casa bávara. Já o Mercedes GLE contribui com 25% de lucro, mas não vai além de 15% dos lucros totais.

Mas o que mais impressiona, segundo a Bloomberg, é que além da margem de lucro libertada pelo 911 já ser imensa, quando os clientes optam por muitas das opções oferecidas pela Porsche, essa margem torna-se absolutamente impressionante. Partindo de um preço base já bem puxado, mas autorizado pela fama que a marca usufrui, com os opcionais os ganhos são absurdos. E a comercialização de versões especiais adiciona ainda mais valor, como o Turbo S, GT3 e outros. Diz a Bloomberg que 10 mil unidades do Porsche 911 Turbo S significa mais de meio milhão de euros de lucro para a Porsche. E, depois, a Porsche não é afetada pelas crises do mercado como as restantes.

Em 2018, a marca de Estugarda vendeu 256 255 unidades, um aumento de 3% face a 2017. Já o 911 vendeu 35 573 unidades, um aumento de 10% num ano em que a Porsche estava a fazer o “run out” do modelo anterior ao 992. Para se perceber o volume da Porsche, a casa de Zuffenhausen vendeu mais que Bentley, Ferrari, Astn Martin e Lamborghini, juntas!

O lado lunar chama-se Taycan. O modelo elétrico que acaba de ser revelado em Frankfurt, será o carro menos rentável da Porsche porque… vai dar prejuízo. A marca pretende vender entre 20 a 30 mil unidades do Taycan, modelo que obrigou a um investimento superior aos 6,6 mil milhões de euros, estando incluído neste valor uma nova fábrica. Por isso é importante que o 911 continue a ser um carro rentável.

Até porque a Porsche entende que o Taycan possa ser rentável a partir de 2023, altura em que se espera que o preço das baterias tenha caído a pique. Até lá, a Porsche tem como estratégia puxar pelo Taycan Turbo (sendo que Turbo passa a ser a referência para o nível de equipamento e preço superiores), o modelo mais caro, para que os clientes “mordam” o anzol e a Porsche consiga extrair o maior número possível de euros. Já o 911 deve continuar a conquistar margem de lucro e a Bloomberg acredita que o 911 992 com as versões Turbo (aqui vistas como nível de equipamento, já que todos os 911 são sobrealimentados) a contribuírem para que o 911 tenha uma margem de lucro que exceda os 50%.

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