O que fazer antes de levar o seu carro à Inspeção
Condução noturna: Dicas para viajar em segurança

Roubo de automóveis: O que fazer para prevenir

By on 6 Maio, 2024

Infelizmente, o roubo de automóveis continua a ser um dos “negócios” dos “amigos do alheio” e acredite que se nunca experimentou, é uma sensação terrível. Eis algumas dicas para prevenir o roubo do seu carro.

Garantir a identificação

Gravar os números de matrícula ou de chassis, na carroçaria do veículo, ou em locais remotos do chassis, para que em caso de roubo, seja acautelada a troca de matrículas e assim identificar-se o veículo caso seja vendido.

Escolher bem o local onde estacionamos

Quando estacionamos num parque, deixar o veículo o mais perto possível dos seguranças, ou no ângulo de uma câmara de vigilância. Nunca deixe o talão do estacionamento no interior do carro, já que dessa forma seria fácil o veículo ser levado sem suspeitas. Evite locais com pouca iluminação.

Portas sempre trancadas

Em trajetos urbanos, especialmente à noite e em zonas com semáforos, circular com as janelas fechadas e as portas trancadas, a fim de não se correr o risco de alguém tentar o furto do veículo (carjacking). Alguns assaltantes podem provocar pequenos incidentes para o obrigar a sair do carro. Se desconfiar de algo, aja em conformidade.

Cuidados ao usar o comando

Sempre que saímos do carro devemos tirar as chaves da ignição, bloquear a direção e fechar o veículo, independentemente do tempo que estivermos ausentes. Em zonas com muito tráfego, devemos sempre abrir e fechar o veículo através da chave e não do comando à distância, a fim de não se correr o risco do código ser copiado.

Não deixar o carro no mesmo local por vários dias

Não deixar o veículo estacionado muitos dias no mesmo lugar, evitar deixar bens visíveis e muito menos com os documentos no seu interior.

Equipamentos antirroubo

Instalar sistemas de segurança no automóvel é também uma boa solução. Destacam-se os alarmes perimétricos, que disparam ao detetar movimento próximo ao veículo, e os sistemas de deteção, que podem incluir sensores nas portas, vidros e capô. Esses sistemas podem impedir o funcionamento do veículo quando ativados, oferecendo uma camada adicional de proteção.

Pequenos gestos e atos que permitem mitigar a eventualidade de alguém tentar roubar-lhe o veículo. Porém, nenhum de nós está ao abrigo dos larápios…

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)