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Porsche já iniciou a produção de combustíveis sintéticos no Chile

By on 26 Dezembro, 2022

A nova fábrica piloto da Porsche localizada no Chile acaba de ser inaugurada e dar início à produção de eFuels. A localização privilegiada vai beneficiar a produção e a exportação.

A Porsche e os parceiros internacionais que trabalham com a empresa chilena Highly Innovative Fuels (HIF) deram início à produção industrial de combustíveis sintéticos. Na presença do Ministro da Energia chileno, Diego Pardow, foi hoje oficialmente inaugurada a fábrica piloto ‘Haru Oni’ em Punta Arenas, Chile. Os membros do Porsche Executive Board, Barbara Frenkel e Michael Steiner, realizaram uma cerimónia especial ao abastecerem um Porsche 911 com o primeiro combustível sintético produzido no local. Os eFuels fabricados a partir de água e dióxido de carbono, com recurso a energia eólica, permitem o funcionamento quase neutro em CO₂ dos motores a combustão.

“A Porsche está empenhada num caminho duplo: a e-mobilidade e os eFuels como tecnologia complementar. A utilização de eFuels reduz as emissões de CO₂. Ao olhar para todo o setor de transportes, a produção industrial de combustíveis sintéticos deve continuar a ser promovida a nível mundial. Com a fábrica piloto de eFuels, a Porsche desempenha um papel de liderança neste desenvolvimento”, diz Barbara Frenkel, Member of the Executive Board for Procurement na Porsche AG.

“O potencial dos eFuels é enorme. Atualmente existem mais de 1,3 mil milhões de veículos com motor a combustão em todo o mundo. Muitos destes vão continuar nas estradas nas próximas décadas, mas os eFuels oferecem aos proprietários desses automóveis uma alternativa quase neutra em carbono. Como construtor de motores de alta performance e eficientes, a Porsche tem um vasto know-how no capítulo dos combustíveis”, adiciona Michael Steiner, Member of the Executive Board for Development and Research na Porsche AG.

Na fase piloto, está prevista a produção de cerca de 130.000 litros de eFuel por ano. Inicialmente, o combustível será utilizado em projetos como a Porsche Mobil 1 Supercup e nos Porsche Experience Centers. Após esta fase, a primeira expansão levará o projeto no Chile até aos 55 milhões de litros por ano, previstos para meados da década. Cerca de dois anos mais tarde, prevê-se que a capacidade seja de 550 milhões de litros.

O Sul do Chile oferece condições ideais para a produção de eFuels, uma vez que o vento sopra durante aproximadamente 270 dias por ano, ou seja, permite que as turbinas eólicas funcionem na capacidade máxima. Punta Arenas está também localizada perto do Estreito de Magalhães. A partir do porto de Cabo Negro, o eFuel sintético pode ser transportado tal como todos os combustíveis tradicionais e ser distribuído através da infraestrutura existente.

A Porsche está a trabalhar para atingir a neutralidade carbónica ao longo de toda a sua cadeia de valor até 2030. Isto também inclui uma fase de utilização neutra em CO₂ para os modelos totalmente elétricos futuros. Os combustíveis sintéticos complementam a mobilidade elétrica e fazem parte da estratégia de sustentabilidade. A Porsche já investiu mais de 100 milhões de dólares no desenvolvimento e produção de eFuels. Por exemplo, investiu 75 milhões de dólares na HIF Global LLC em abril de 2022. Esta empresa faz os planos, constrói e opera fábricas de eFuels no Chile, Estados Unidos da América e Austrália.

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