PNEUS PIRELLI P ZERO ELECT PARA O NOVO LAMBORGHINI URUS SE
PIRELLI NA TIRE COLOGNE PARA DESVENDAR NOVOS PRODUTOS E APRESENTAR AS SUAS INOVAÇÕES E O PROJETO DE SUSTENTABILIDADE

PNEUS PIRELLI ELECT PARA O LOTUS ELETRE HYPER-SUV

By on 29 Junho, 2023

A Pirelli homologou 10 pneus diferentes para equipar o Lotus Eletre, o primeiro hiper-SUV elétrico da marca britânica. Com pneus dianteiros e traseiros de diferentes dimensões, este novo carro tirará partido de um P Zero de 22 polegadas (275/40R22, 315/35R22) e de 23 polegadas (275/35R23, 315/30R23), ambos disponíveis com e sem a tecnologia Seal Inside, bem como um P Zero Corsa de 22 polegadas (275/40R22, 315/35R22). Todos esses pneus foram projetados para responder às exigências da Eletre: a performance dinâmica de classe mundial, a sensação única durante a condução, a autonomia e o conforto perante todas as condições. A marcação LTS, no flanco dos pneus, atesta o programa de desenvolvimento dedicado à viatura, com a marcação Elect a identificar o pacote de tecnologias que complementa as características dos veículos elétricos.

“Para desenvolver pneus de alto desempenho para um BEV dinâmico como o Lotus Eletre, tivemos de elevar o nível tecnológico para identificar novas soluções que respondessem às necessidades de um mercado que está a viver uma verdadeira revolução, mais rápida e desafiadora do que nunca. Tal como acontece com os carros, os pneus também estão constantemente a mudar de muitas mais maneiras do que aquilo que se consegue perceber. Para nós, é essencial trabalhar ao lado de fabricantes de automóveis de prestígio, como a Lotus, porque permite, em conjunto, imaginar para posteriormente realizar esta evolução.” – Dario Marrafuschi, chefe de produto da Pirelli.

“Durante os últimos meses, fizemos testes intensivos em pistas desafiadoras, como o famoso Nürburgring Nordschleife, e a equipa da Pirelli fez um ótimo trabalho para desenvolver pneus com um desempenho absolutamente indicado para o nosso novo veículo totalmente elétrico e muito dinâmico.” – Dr. Flavio Friesen, Engenheiro Chefe Sénior de Integração de Veículos da Lotus Tech Innovation Center e Gerente Geral Adjunto do Lotus Tech Research Institute.

TECNOLOGIA ELECT ESPECIFICAMENTE DESENVOLVIDA PARA CARROS ELÉTRICOS

Os pneus Elect da Pirelli para o Lotus Eletre possuem uma área de contacto otimizada e compostos específicos que maximizam a aderência, reduzindo a derrapagem durante a aceleração causada pelo elevado par instantâneo dos motores elétricos. Os engenheiros de pneus da Pirelli também trabalharam para a consecução de uma estrutura otimizada, para proporcionar excelentes níveis de desempenho e de manobrabilidade e para proporcionar uma boa sensação de condução. Outro foco, para oferecer uma configuração de atributos bem equilibrada, foi o conforto acústico. Os pneus Pirelli Elect foram projetados para reduzir a resistência ao rolamento, tornando as viagens mais silenciosas e confortáveis. Esses atributos são certificados pela etiqueta europeia de pneus e todos os tamanhos possuem uma classificação ‘A’ em aderência em piso molhado e quase todos registaram também um ‘A’ na classe de ruído.

SEAL INSIDE: SISTEMA ANTI-FURO

Para tornar os pneus de 22 e 23 polegadas do Lotus Eletre ainda mais seguros, a tecnologia Seal Inside está disponível como opção, fazendo a sua estreia nessas dimensões. O Seal Inside é um sistema que veda o furo e mantém a pressão do ar dentro do pneu mesmo após um evento de perfuração, permitindo que as deslocações não sejam interrompidas.

DESENVOLVIMENTO VIRTUAL

Os pneus P Zero e P Zero Corsa feitos à medida para o Lotus Eletre são o resultado de um processo de desenvolvimento de última geração, realizado com a ajuda de ferramentas virtuais de design. A especificação do pneu foi definida com recurso a modelagem 3D, antes que quaisquer protótipos físicos fossem produzidos, o que permiti que muitos mais detalhes fossem incorporados no ciclo de design, tornando a interação entre a Pirelli e o fabricante ainda mais eficiente.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)