De Gordon Ramsay a youtubers. James May dá opinião sobre os seus carros
Opção de Escolha, Conveniência e COVID-19, os grandes motivadores da compra online de carros

OPINIÃO: Câmaras de tablier nos automóveis podem ajudar a diminuir sinistralidade

By on 10 Setembro, 2021

Na Grã-Bretanha existe presentemente uma campanha para tornar obrigatórias as câmaras de vídeo de tablier nos automóveis, tendo em vista o efeito que isso pode ter na diminuição dos acidentes nas estradas.

Pessoalmente, acho que a União Europeia devia debruçar-se muito rapidamente sobre este assunto, pois, no mínimo, é uma excelente ferramenta para ajudar as autoridades a lidar com os acidentes.

Na Grã-Bretanha alega-se que existem 15 vítimas de acidentes por hora e os ativistas pedem que as câmaras sejam tornadas obrigatórias. Os peritos em aluguer de automóveis da StressFreeCarRental.com lançaram agora uma campanha para que o Governo assegure que todos os condutores tenham uma câmara nos seus veículos para registar incidentes enquanto conduzem.

Os números do Departamento de Transportes mostram que 24.470 pessoas morreram ou ficaram gravemente feridas em acidentes de viação comunicados à polícia de janeiro a junho de 2020, com o número total de baixas a todos os níveis de gravidade registado em 131.200 pessoas.

Isto equivale a 360 pessoas por dia feridas de alguma forma ou mesmo mortas nas estradas do Reino Unido, com aproximadamente 15 incidentes que ocorrem a cada hora.

Um porta-voz afirmou: “Todos os dias, de cima a baixo do país, ocorrem centenas de incidentes nas nossas estradas que resultam em ferimentos menores ou maiores, ou mesmo na morte.

“Gostaríamos de ver o Governo tornar obrigatório que todos os motoristas tivessem uma câmara instalada no seu veículo como camada extra de proteção para os condutores, os seus passageiros e todos os utentes da estrada.

“Há em média 67 pessoas gravemente feridas ou mortas nas estradas do Reino Unido todos os dias – ou seja, 67 vidas devastadas juntamente com as vidas dos seus entes queridos. “Sentimos que o tempo para agir é agora”.

As câmaras de choque são atualmente legais nas estradas britânicas e não é necessária qualquer permissão especial para as utilizar. Contudo, se instalar a sua câmara de traço incorretamente e esta obstruir o seu campo de visão enquanto conduz, poderá estar a infringir a lei.

Poderá enfrentar uma multa e as filmagens nela gravadas poderão ser tornadas inadmissíveis em tribunal.

A polícia pede cada vez mais filmagens de câmaras para incidentes que acontecem nas estradas do Reino Unido.

Há muitos casos nos meios de comunicação social de filmagens de câmaras de tablier que estão a ser utilizadas em casos de ‘carjacking’, ‘road rage’, etc, mas se tudo isto for legislado, andar na estrada passa a ser mais seguro, já que os automobilistas vão interiorizando a existência destas câmaras e vão percebendo que passa a ser muito mais fácil serem detetados a prevaricar, o que é especialmente importante se for grave.

Ter uma câmara no automóvel a gravar o que nos acontece na estrada não deve poder servir para que cada um se torne um polícia, mas em determinados casos, previamente discutidos e legislados, deveria poder servir para melhorar o ambiente que se vive nas estradas, pois os carros são cada vez mais seguros, e o único protagonista que ‘atrapalha’ tudo isto, é mesmo o ser humano e a sua atitude na estrada.

A acontecer, viria facilitar imenso o trabalho das autoridades, e apesar de concordar que tudo isto teria de ser muito bem discutido antes de ser legislado, não sou contra a utilização de imagens para penalização de manobras graves e muito graves que sucedem a um ritmo demasiado alto nas nossas estradas, e que são umas das causas principais dos acidentes.

A utilização das câmaras, mas cedo ou mais tarde, vai desincentivar maus comportamentos nas estradas, pelo que sou totalmente a favor da sua existência e mesmo, obrigatoriedade.

Sabemos também que é ilícito captar dados pessoais na via pública, matrículas e pessoas, a partir de câmaras instaladas nos carros, pelo que tudo isto teria de ser revisto, acho eu, por um bem maior.

Claro que uma câmara grava pessoas e carros, mas se as imagens não forem utilizadas para além do que a lei estipular, o problema não se coloca.

Sou totalmente a fazer da existência destas câmaras, concordando, obviamente, com a prévia discussão.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)