Renault revela detalhes do novo R5 eléctrico
Sabia que o Renault 5 teve uma versão com motor elétrico, já nos anos 70?

Olá Renault 5 elétrico, adeus Zoe…

By on 29 Julho, 2023

A Renault vai deixar de produzir o Zoe, e para o substituir terá o novo Renault 5 elétrico. A data está agendada: 30 de março de 2024. O Renault Zoe foi durante muito tempo o automóvel elétrico preferido dos europeus. Foi um pioneiro e também símbolo da democratização da mobilidade zero emissões. Uma história de sucesso com mais de uma década. Recuando a 2012, quando o Zoe surgiu e deixou a maioria boquiabertos, não só pelo desenho avançado, sem ser demasiado futurista, nascido da pena de Jean Semeriva, mas pela “novidade” da propulsão 100% elétrica.

Foi uma declaração de compromisso da Renault com a mobilidade elétrica, tendo sido, na época, o primeiro construtor europeu a oferecer um modelo 100% elétrico.

O tempo passou o Zoe evoluiu, foi o elétrico mais vendido na Europa, em 2020 sendo que o atual Zoe pouco tem a ver com o primeiro revelado, no Salão de Genebra de 2012.

Mas houve coisa que nunca mudaram: ser um automóvel elétrico acessível, ter uma bateria evoluída e um motor elétrico de última geração.

A primeira bateria do Zoe tinha 22 kWh? Na época era um valor fantástico, hoje seria reservada para um híbrido Plug In! A bateria de hoje tem 52 kWh tem autonomia até 395 Km. Contas feitas, são mais 25% que a segunda geração do Zoe e quase 38 por cento face ao modelo inicial. E com uma capacidade de carga rápida até 22 kW, o Zoe é rápido a recuperar autonomia. O Zoe tornou o automóvel elétrico num desejo acessível! Mas o futuro é o Renault 5 elétrico…

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)