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O ‘T’ está de volta, mais emotivo, mais analógico, mas não menos Porsche

By on 19 Outubro, 2022

A Porsche fez regressar a letra ‘T’ ao seu icónico 911, que identifica a presença de uma versão mais leve e mais adaptada a extrair o máximo prazer de todo e qualquer momento de condução.

A letra ‘T’, de Touring, não é das mais conhecidas das gamas Porsche. No entanto, os maiores entusiastas dos modelos de Zuffenhausen já sabem que esta é aquela opção que está mais adaptada a deixar toda a gente em casa e ir dar uma volta mais especial pela nossa estrada preferida, de preferência, a uma hora com menos trânsito, com o objetivo de sentir todas as reações do carro a apreciar toda a mecânica, numa ligação quase utópica entre o condutor e a máquina.

O seu posicionamento na gama está entre o 911 Carrera e o Carrera S, sendo que se distingue melhor pela ausência dos assentos traseiros, pela presença da suspensão desportiva com menos dez milímetros de altura e pelos componentes de isolamento mais reduzido, o que acaba por melhorar a experiência. A maior diferença, no entanto, está conquista de um peso mais reduzido, que, além da ausência dos assentos traseiros, também passa pela adoção de vidros mais leves e por uma bateria de peso mais reduzido, o que, depois de feitas as contas, deixa este 911 Carrera ‘T’ nos 1.470 quilos.

O motor é, obviamente, um boxer de seis cilindros, na sua versão de 385 cavalos de potência e 450 Nm de binário máximo, que permite ao 911 Carrera T acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos e a alcançar uma velocidade máxima de 291 km/h. Do equipamento de série do Carrera S, são resgatados sistemas como o Porsche Torque Vectoring (PTV) com bloqueio mecânico do diferencial traseiro, mas a versão ‘T’ do 911 Carrera também já inclui o Pacote Sport Chrono no equipamento de série, bem como a suspensão desportiva PASM. Em opção, o 911 Carrera T também pode ser encomendado com o eixo traseiro direcional que, normalmente, está reservado para os modelos acima.

A versão ‘T’ distingue-se igualmente pela presença de jantes de liga leve de 20 polegadas na frente e 21 no eixo posterior, pintadas num tom cinzento titânio. Além disso, estão também presentes as (opcionais) faixas laterais com a identificação da versão, um sistema de escape mais desportivo, volante desportivo GT, assentos desportivos Plus com regulação elétrica de quatro vias e caixa de velocidades manual de sete velocidades, com a automática PDK de oito disponível em opção.

O Porsche 911 Carrera T está disponível para encomenda com diversos tons para a carroçaria (Quatro cores sólidas: Preto, Branco, Vermelho Guarda, Amarelo Racing. Quatro opções metalizadas: Preto Profundo, Azul Gentiana, Cinzento Gelo e Prata GT. Cinco cores especiais: Giz, Rubi Estrela Neo, Vermelho Carmim, Azul Tubarão e Verde Pitão. Se preferirem, os compradores do 911 Carrera T podem utilizar o programa Paint to Sample que possibilita a escolha de uma pintura entre mais de 110 tons disponíveis) e com um preço base de 154.047 euros. As primeiras entregas estão previstas para fevereiro de 2023.

Conceito Touring com sucesso em várias linhas de modelos O “T” na designação do Porsche 911 Carrera T significa “Touring” e remonta a sua história à homologação do 911 T como “touring car” em 1968. O primeiro 911 T foi comercializado até 1973 e, em 2017, a Porsche recuperou a variante purista do 911 com o 911 Carrera T na geração 991. Desde então, o conceito de configuração de baixo peso, mas excecionalmente desportiva, foi introduzida com sucesso em outras linhas de modelos com o 718 Cayman T, o 718 Boxster T e o Macan T.

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