O novo MPV premium Volvo EM90 elétrico
Volvo promete “estilo e elegância” no interior do novo EM90

O novo Volvo EM90 um monovolume elétrico…para a Ásia

By on 12 Novembro, 2023

De casa às costas na estrada: Se alguma vez quis viajar numa sala de estar escandinava espaçosa? Isso vai ser possível se um dia o carro vier para a Europa, no interior do Volvo EM90, o primeiro MPV 100% elétrico da Volvo Cars. O modelo foi agora apresentado, e não foi concebido apenas para criar espaço para mais coisas, mas sim espaço para tudo e mais alguma coisa.

Este novo automóvel tem uma largura do habitáculo generosa e suficiente espaço para as pernas num interior de elevada qualidade. Integra também uma grande variedade de materiais de primeira qualidade, bancos lounge com as chamadas almofadas de gravidade zero, um grande teto de abrir panorâmico e belos pormenores de design escandinavo, tudo conjugado para criar um espaço que permita desfrutar ao máximo da vida enquanto se está em movimento.

“Ao conceber o EM90, procurámos criar um espaço de conforto pessoal e uma experiência de viagem com estilo e elegância. No interior, concentrámo-nos num automóvel que funcionasse tão bem em viagens de trabalho ou em viagens familiares. Esta foi uma tarefa emocionante para toda a equipa de design.” Sophie Li – Head of Design – Volvo Design Studio – Shanghai

O EM90 tem o interior mais espaçoso e mais flexível alguma vez oferecido pela Volvo. É adequado tanto para utilização familiar como profissional, permitindo utilizar o automóvel como um espaço pessoal para relaxar com os entes queridos, para estar sozinho, ou para trabalhar num ambiente inspirador. Tem uma capacidade para 6 lugares que proporciona a cada um a sua própria zona e o seu próprio espaço pessoal.

Isto inclui opções personalizadas de entretenimento e de regulação do conforto, controladas através do apoio de braço e de um elegante ecrã tátil numa superfície de madeira natural com certificação FSC.

Na segunda fila, os bancos lounge oferecem aos passageiros todas as comodidades que poderiam desejar: uma função de massagem, opções individuais de ventilação e aquecimento, bem como mesas e suportes para copos incorporados. Os bancos lounge da segunda fila também incluem almofadas de gravidade zero com uma estrutura de sete camadas e uma espessura superior a 120 mm, incluindo camadas de amortecimento de alta densidade para conforto e apoio.

O acesso à terceira fila é facilitado graças às portas traseiras deslizantes e aos bancos da segunda fila que também deslizam suavemente. O teto de abrir panorâmico cobre todo o habitáculo e inclui uma cortina e várias definições de iluminação ambiente, que proporcionam um ambiente genuinamente escandinavo.

A primeira carrinha da Volvo oferece a melhor gama da gama, com ligação ao modelo de referência

A sala de estar escandinava sobre rodas, de aspeto quadrado, destina-se à China e à Ásia, onde as carrinhas de luxo estão a ganhar popularidade.

Tem um motor elétrico de 200 quilowatts (268 cv) que a impulsiona dos 0 aos 100 km/h (62 mph) em 8,3 segundos.

Atualmente, a Volvo não tem planos para vender o EM90 na Europa e nos EUA, uma vez que os monovolumes não têm tido grande mercado, mas as marcas premium estão a recuperar algum do interesse no segmento.

A Lexus afirmou em abril que iria adicionar o monovolume LM à sua gama pela primeira vez. O LM irá competir com o Mercedes-Benz Classe V no nicho dos monovolumes premium.

O EM90, que estreou em Xangai no domingo, terá uma autonomia de 738 km (cerca de 459 milhas), de acordo com os testes de ciclo de condução CLTC do país.

Embora se estime que os valores do CLTC sejam cerca de 10% superiores aos do teste WLTP utilizado na Europa, de acordo com uma análise independente, o EM90 terá uma autonomia de cerca de 664 km.

Este valor supera o valor estimado de 600 km do principal SUV elétrico da Volvo, o EX90.

Preço: 818.000 yuan ($112.330/105.000 euros)

Potência: 200 kW (268 cv) e 343 Nm (253 ft./lb.) de binário

Alcance: 738 km (459 milhas) (CLTC)

Consumo elétrico: 17,2 km/100 km

Potência da bateria: 116 kWh (109 kWh utilizáveis)

Fornecedor da bateria: CATL

Velocidade máxima: 180 kph (112 mph)

Melhor aceleração: 0-100 km/h em 8,3 segundos

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)