Mercedes-Benz 300 SL de 1955 do Museu do Caramulo apadrinhado pela MCoutinho
Museu do Caramulo produz nova série ‘Dueto’, dedicada a duplas Históricas de Automóveis

Museu do Caramulo anuncia o calendário de eventos para este ano

By on 3 Janeiro, 2023

O ano que agora começámos prevê-se que seja recheado de diversos e bons eventos relacionados com o mundo automóvel. E segundo o calendário revelado pelo Museu do Caramulo, estes são apenas alguns deles.

As atividades arrancam em março com o regresso do “Salão Motorclássico”, após uma interrupção de três anos devido à pandemia, nos dias 3, 4 e 5 de março, numa nova localização, a Cordoaria Nacional, em Lisboa. O maior salão dedicado ao universo dos veículos clássicos em Portugal junta mais de uma centena de expositores desde entidades comerciais, que vendem automóveis, motos, livros, peças ou peças de coleção, a institucionais, como clubes, associações ou museus. A programação do Salão Motorclássico inclui ainda um leilão de automobilia, onde é possível vender e comprar peças de coleção e automobilia, as Motor Talks, durante as quais serão realizadas entrevistas a figuras históricas e especialistas do meio, passeios e concentrações de clássicos e lançamentos de livros.

A iniciativa “O Museu na Rua”, que confere ao público a rara oportunidade de ver, ouvir, cheirar e até passear no lugar de passageiro nas máquinas cheias de história que fazem parte do acervo do Museu do Caramulo, decorrerá nos dias 1 de abril e 21 de outubro. Para tirar partido desta experiência única e memorável, os visitantes necessitam apenas de adquirir um voucher, disponível na loja online do museu, ou comprado no próprio dia, cujo valor simbólico reverte na totalidade para a manutenção e conservação da coleção do Museu do Caramulo.

Nos dias 9, 10 e 11 de junho, o “Rider – Passeio de Automóveis e Motos Clássicas”, voltará a percorrer a região centro do país, privilegiando estradas secundárias, paisagens naturais de montanha, beira-rio e aldeias típicas. Para além da forte representação de participantes portugueses, o Rider conta todos os anos com a presença de participantes de diversas origens como Espanha, Inglaterra, Alemanha ou Holanda.

O “Caramulo Motorfestival”, o maior festival motorizado em Portugal, tem data marcada para os dias 8, 9 e 10 de setembro. Tendo por base um evento dedicado aos automóveis e motociclos clássicos e desportivos, o evento combina a parte de competição com um conjunto de acções lúdicas e turísticas, que atraem ano após ano, e durante os três dias do evento, milhares de pessoas à Serra do Caramulo.

Nos dias 13, 14 e 15 de outubro, a “Corrida dos Fundadores by Cartrack”, um passeio destinado a automóveis e motos pré-guerra (produzidos até 1939), volta à estrada para celebrar a era dourada do automobilismo. O passeio parte da Figueira da Foz e ruma a Lisboa, percorrendo estradas secundárias junto à costa. A Corrida dos Fundadores by Cartrack conta com a presença de participantes portugueses, espanhóis, ingleses e suíços. A exposição temporária “A Arte da Generosidade”, que apresenta os veículos e peças de automobilia oferecidas desde 2014, prestando assim homenagem à generosidade dos seus antigos proprietários que abdicaram dos seus automóveis e motos para os partilharem com o público, foi prolongada, podendo ser visitada até 12 de fevereiro.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)