Museu do Caramulo anuncia o calendário de eventos para este ano
Calendário da Pagani vai incluir fotografias do mais recente modelo da marca

O artista visual ganês Prince Gyasi é o fotógrafo escolhido para o 50 º Calendário Pirelli

By on 15 Setembro, 2023

Príncipe Gyasi,uma artista visual nascido e radicado no Gana, que alcançou fama com as suas imagens vibrantes e poderosas, muitas delas tiradas na sua cidade natal, Accra, será o fotógrafo Calendário Pirelli 2024.

O jovem de 28 anos, que rapidamente alcançou o reconhecimento a nível mundial, utiliza cores ousadas e contrastes na sua arte. As suas imagens contam histórias visuais que capturam a atmosfera e a vitalidade da sua comunidade e geração, procurando desafiar as narrativas tradicionais sobre África, o elitismo na arte e os cânones ocidentais de beleza. Nos dias de hoje, Gyasi aceitá utilizar câmaras de nova geração para as suas criações, mas, no início, aos 16 anos, utilizava apenas um smartphone.

Contar histórias

“Tinha aspirações de me tornar um pintor abstrato, mas encontrei o amor em criar arte com o meu telefone”, disse à CNN Style, em 2019.“Não quero ser reconhecido como fotógrafo, mas como artista.

A maioria das minhas imagens parecem pinturas(…)porque são obras de arte e não fotografias.”

O trabalho de Gyasi é profundamente pessoal tanto na sua temática de eleição como no estilo. Prefere locais na sua cidade natal e, na realidade, fotografou muitas das suas séries nos bairros mais populares de Accra.

Gyasi emprega cores ricas e contrastes marcantes nas suas imagens, muitas vezes combinando vermelhos, azuis ou rosas vivos, celebrando e realçando a beleza da pele negra africana, apresentando a sua casa de uma forma inspiradora e motivadora.

“Continuarei contando histórias das crianças de Jamestown e do Gana em geral”, afirmou à CNN.“ As pessoas deveriam saber mais sobre a nossa cultura e história.”

As imagens de Gyasi celebram a infância, a paternidade, a maternidade e, muitas vezes, centram-se na educação, ou na falta dela, enfatizando o importante papel que esta pode desempenhar para ajudar os menos privilegiados a escapar da pobreza. “Como artista visual, acredito que devo repintar África para o mundo, removendo a negatividade das imagens e mostrando os seus aspetos positivos.”

Imagens Hiper Coloridas

A estética ousada de Gyasi convida os espectadores para a realidade hiper colorida e única que a sinestesia causa. Essa condição, que afeta entre 1 e 4% das pessoas, provoca uma interação pouco convencional entre os sentidos, de modo que é possível “saborear” uma forma ou “ouvir” uma cor. Para Gyasi, esse fenómeno permite-lhe associar palavras a cores. Por exemplo, para ele as quartas-feiras são como a cor água-marinha.

O artista considera o seu trabalho uma “terapia através scores”e acredita que a cor pode

ter um efeito positivo na saúde mental e na felicidade das pessoas.

Em 2017,Gyasi foi um dos fundadores da organização sem fins lucrativos Boxed Kids, que oferece oportunidades educativas para as crianças de Jamestown, o bairro popular de pescadores onde nasceu a sua mãe, Abena Swera Ophelia, que, como muitos dos moradores desta área, teve de abandonar a escola ainda jovem, antes de iniciar uma carreira de sucesso como cantora gospel e designer de moda.

Muito solicitado

O trabalho marcante e provocante de Gyasi captura a intensa elegância e dinamismo da sua cidade natal e da sua geração, o que faz dele um dos artistas mais requisitados da atualidade.

Em 2021, a Artsy, principal plataforma online de compra e venda de arte, informou que as fotografias de Gyasi, expostas em feiras no website, receberam “um número de colecionadores interessados superior aos que qualquer outro artista na plataforma, superando figuras importantes como David Hockney e George Condo”.

Em 2022, Olivier Rousteing e a Balmain Fashion House escolheram Gyasi para reinterpretar o romance mundialmente famoso “Le Petit Prince”. Toda a história foi retratada em Accra com modelos locais e crianças de Jamestown. O artista também colaborou com a Converse, Virgil Abloh (para Off-White) e foi escolhido pela Apple para liderar uma campanha global de outdoors e desenvolver uma história sobre o gênero musical ganense “Hiplife”. Prince também fotografou Naomi Campbell para a capa de Madame Figaro, em 2021, e os músicos nigerianos Burna Boy e WizKid (2021) para a GQ US.

O Calendário Pirelli 2024 será a 50ª edição do almanaque lançado em 1964. Gyasi torna-se assim o sucessor de Emma Summerton, autora do Calendário de 2023, com o tema “Cartas de Amor à Musa”, que contou com a participação de modelos como Cara Delevingne, Precious Lee e Adut Akech.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)