5 mitos sobre as baterias dos carros elétricos
UE precisa de mais pontos de carregamento

Mercado: Elétricos influenciam negativamente os números de março

By on 18 Abril, 2024

Em março, as vendas de automóveis novos na Europa diminuíram 2,8%, em parte devido à fraca procura de veículos elétricos (VE).

O arrefecimento do mercado de elétricos tem sido frequentemente referido e os registos de veículos novos totalizaram 1,38 milhões de unidades nos mercados da UE, EFTA e Reino Unido, com as vendas de veículos elétricos a bateria a caírem 11%, particularmente na Alemanha, Suécia e Noruega, segundos dados da Bloomberg, veiculados pela Automotive News Europe.

A conjuntura pouco ajuda ao cenário. A juntar-se às taxas de juros elevadas que influência sobremaneira o orçamento das famílias, temos também as ajudas governamentais à aquisição de novos veículos elétricos, que vão sendo cada vez menores, com os preços a dar sinais de diminuição, mas ainda não o suficiente para convencer o público com menor capacidade financeira. A questão da falta de infraestrutura para receber o aumento de elétricos influi nestes dados.

Em Itália, as vendas de veículos eléctricos caíram 34% em antecipação de potenciais novos subsídios do governo. A Alemanha registou um declínio de 29% nas vendas de VE, apesar de fabricantes como a VW oferecerem os seus próprios descontos para compensar os cortes nas ajudas. Em mercados como a França e o Reino Unido, a introdução de novos veículos elétricos a bateria atraiu mais compradores, mas as infraestruturas de carregamento inadequadas continuam a ser um obstáculo significativo a uma maior adoção dos VE.

Por outro lado, as vendas de veículos híbridos plug-in aumentaram 0,7% no mês passado, ultrapassando não só os automóveis totalmente elétricos, mas também os modelos a gasolina. As vendas de carros a gasolina na região caíram 8%, enquanto os registos de carros a diesel caíram 18%. Vemos que os PHEV começam a ser uma opção séria para os potenciais compradores. No entanto, dados recentes mostram que as emissões deste tipo de veículos é 350% superior ao registado nos testes, o que pode colocar em causa as metas ambientais estabelecidas pela União Europeia.

Imagem de frimufilms no Freepik

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