Jeep Avenger e-Hybrid: bem mais ‘Km por litro’…

Jeep Avenger com versão e-Hybrid: motor de combustão desliga-se, e poupa combustível…

By on 12 Novembro, 2023

A Jeep lançou o novo Avenger e-Hybrid, um veículo com um motor 1.2T MHEV combinado com a mais recente transmissão automática de dupla embraiagem e-DCS6 de 6 velocidades que integra um motor elétrico. Graças a uma bateria que se recarrega durante as diferentes fases da condução, esta tecnologia híbrida oferece um binário suplementar a baixas velocidades e uma redução de 15% do consumo. Em condições de condução urbana, o novo Avenger e-Hybrid circula mais de 50% do tempo em modo 100% elétrico. Será possível encomendar o novo Jeep Avenger e-Hybrid a partir do final de novembro de 2023.

A Jeep expande agora a gama do Avenger, o Carro do Ano 2023 na Europa, introduzindo a nova versão Avenger e-Hybrid, a qual se junta às versões totalmente elétrica e outra equipada com motor de combustão. O objetivo é proporcionar aos clientes a flexibilidade de escolher entre três grupos propulsores.

Assim, o novo Avenger e-Hybrid, alimentado pela tecnologia de motor MHEV, alarga a viagem pioneira de eletrificação da Jeep. Para Eric Laforge, Diretor da Marca Jeep na Europa: “A história de veículos versáteis da Jeep incorpora a liberdade de escolha para os clientes, refletindo o compromisso da Marca com a diversidade na sua gama alargada de veículos. O novo Avenger e-Hybrid representa o primeiro passo para a eletrificação como um veículo amigo do ambiente, intencionalmente concebido e promovido como uma escolha inclusiva para um vasto espetro de clientes, que continuam a procurar capacidade, estilo, tecnologia de ponta e conforto numa dimensão compacta”.

Pioneira da eletrificação

O plano de eletrificação teve início na Europa no final de 2020 e foi impulsionado pelo lançamento da tecnologia 4xe Plug-In Hybrid no Compass, Renegade, Wrangler e, mais recentemente, no novo Grand Cherokee. Depois, em 2023, surgiu o primeiro modelo totalmente elétrico de sempre, o Avenger, reunindo o ADN da marca num SUV compacto.

Propulsão eletrificada

O motor que equipa o novo Avenger e-Hybrid proporciona uma boa experiência de condução, permitindo que os clientes adotem a mobilidade elétrica a baixas velocidades, graças à combinação da transmissão automática de dupla embraiagem e-DCS6 de 6 velocidades e do seu motor elétrico integrado. Da mesma forma, o motor elétrico melhora a eficiência, permitindo que o veículo se desloque com o motor de combustão interna desligado em determinadas situações.

Este modo é ativado durante a condução em cidade a uma velocidade inferior a 30 km/h, atingindo até 1 km de autonomia em modo totalmente elétrico em estradas urbanas e extra-urbanas, se for mantida uma condução regular, ou quando o condutor solta o pedal do acelerador em condições estabilizadas ou em descida, mesmo em autoestrada, poupando combustível.

A tecnologia também está envolvida no processo de ignição do motor, facilitado por um motor elétrico com apoio de um motor de arranque/gerador acionado por correia. Isto permite uma boa transição entre o motor de combustão interna e o motor elétrico, mantendo um funcionamento silencioso.

A receita para o seu desempenho reside na sinergia harmoniosa entre o motor de combustão de 1,2 litros e 3 cilindros, capaz de fornecer até 100 cavalos de potência, a bateria de iões de lítio de 48 Volts e a caixa eletrificada de dupla embraiagem de 6 velocidades. Esta caixa de velocidades aloja um motor elétrico de 21 kW, um inversor e a unidade central de transmissão, trabalhando em conjunto para otimizar a compacidade e a eficiência.

A potência elétrica adicional aumenta o binário a baixa velocidade e assegura um arranque silencioso e reativo para o condutor, com transições rápidas e sem interrupções. A energia elétrica pura também é útil para a função e-creeping, que permite uma série de movimentos curtos para a frente sem necessidade de acelerar, sendo benéfica em situações como congestionamentos de trânsito (e-queueing). O veículo pode também ser estacionado em modo 100% elétrico (e-parking). Além disso, esta tecnologia permite a recuperação de energia durante a desaceleração e concede a liberdade de carregamento automático através da travagem regenerativa, eliminando a necessidade de carregamento na tomada.

Em circunstâncias normais de condução, o motor foi concebido para otimizar a eficiência do combustível, alcançando uma redução de até 15% nas emissões de CO2 em comparação com um motor de combustão associado a uma transmissão automática. Isto é conseguido através do Ciclo Miller, resultando em emissões de CO2 estimadas entre 111 e 114 gramas por quilómetro, o que o posiciona favoravelmente no seu segmento.

Performance

O novo Avenger e-Hybrid acelera dos 0 aos 100 km/h em 11 segundos, associada a uma entrega de binário praticamente instantânea por parte do motor elétrico. Esta configuração otimiza a performance do motor de combustão, particularmente durante os arranques, mitigando o efeito de atraso na resposta do turbocompressor e assegurando uma resposta rápida quando o pedal do acelerador é pressionado. Da mesma forma, em modo puramente elétrico no arranque, o motor de combustão só é acionado quando é necessária potência adicional.

Novo Avenger e-Hybrid: Um novo conjunto de elementos de equipamento

O novo Avenger e-Hybrid apresenta novos elementos de equipamento, incluindo o tejadilho panorâmico Open-Air Sky Roof, que oferece uma sensação de ar livre, diversão e prazer tanto para o condutor como para os passageiros, aumentando definitivamente o prazer de estar ao volante. Outras melhorias inovadoras em termos de conforto são oferecidas com a introdução do banco do condutor elétrico com função de massagem e acabamento em material tipo pele. Elevando a experiência de condução a níveis sem precedentes, estes bancos inovadores oferecem um apoio e relaxamento ideais durante todas as viagens.

O novo modelo apresenta várias melhorias dignas de nota, tanto no exterior como no interior. No exterior, exibe um emblema distinto e dedicado. No habitáculo, os condutores podem optar por um painel de instrumentos e-Hybrid de 7 polegadas com informações MHEV, tais como o modo de condução, o estado do motor e as leituras em tempo real da utilização da potência ou podem escolher o painel e-Hybrid de 10,25 polegadas. Além disso, o veículo está equipado com patilhas para mudança de velocidade no volante, para que se possa assumir o controlo da transmissão DCT de 6 relações de última geração em modo manual.

Os principais destaques do produto incluem um sistema de 48V que proporciona uma experiência híbrida genuína. O consumo de combustível também é notável, com apenas 5,1 l/100 km. O grupo propulsor inclui uma configuração 1.2 e-DCT de 6 velocidades P2 48V capaz de gerar 74 kW (100 CV) de potência máxima e 205 Nm de binário, em conjunto com um motor elétrico de 21 kW com 55 Nm de binário, tudo isto complementado por um depósito de combustível de 44 litros.

Além disso, o sistema híbrido inclui reduções significativas de CO2 em comparação com os motores a gasolina tradicionais, com o potencial de reduzir as emissões em mais de 10 g de CO2/km em comparação com o motor a gasolina equipado com caixa manual, de acordo com as normas WLTP.

E para tornar a condução ainda mais agradável, estão disponíveis dois novos packs de serviços conectados para a gama Avenger. O pack Connect ONE, que proporciona assistência e segurança em caso de necessidade, e o pack Connect PLUS, que oferece uma vasta gama de serviços conectados centrados principalmente na navegação. Tire o máximo partido das atualizações de mapas “over the air”, mantenha-se informado sobre a meteorologia, as zonas de perigo no seu percurso, a localização das estações de serviço (e os preços dos combustíveis), os lugares de estacionamento disponíveis na cidade. E, acima de tudo, não corra riscos na estrada, mantenha-se concentrado, utilizando principalmente os comandos de reconhecimento de voz para fazer perguntas ou dar instruções.

Liberdade de escolha

A personificação da dedicação à liberdade reflete-se na vasta e diversificada oferta de veículos da Jeep, agora mais extensa do que nunca. A gama e-Hybrid anuncia uma transformação notável na gama do Jeep Avenger, revelando características distintas adaptadas a cada nível de acabamento.

O Longitude exibe um design elegante com jantes de liga leve de 16 polegadas, faróis totalmente em LED com um design refletor e puxadores das portas na cor da carroçaria, tudo complementado por elegantes placas de proteção cinzentas. No habitáculo, oferece um interior confortável com um tablier em preto granulado e bancos em tecido, painel de instrumentos totalmente digital de 7″, controlo da velocidade de cruzeiro e um prático apoio de braço dianteiro. A segurança e a tecnologia não são comprometidas, uma vez que estão incluídas funcionalidades como a Travagem Autónoma de Emergência, o Reconhecimento de Sinais de Trânsito, o Assistente de Manutenção na Faixa de Rodagem e o Assistente de Atenção ao Condutor, para garantir uma condução segura e eficiente.

O Altitude realça o visual exterior com jantes de liga leve de 17 polegadas e placas de proteção prateadas. No interior, proporciona um toque de elegância com bancos premium em tecido/vinil, um piso de carga ajustável em altura e um tablier prateado com inserções interiores, complementado por um volante em pele sintética. Características adicionais como o painel de instrumentos totalmente digital de 10,25″, ar condicionado automático e controlo adaptativo da velocidade de cruzeiro elevam ainda mais a oferta do veículo.

Por último, o Summit apresenta um exterior requintado com jantes de liga leve de 18 polegadas, projetores dianteiros e faróis traseiros totalmente em LED e vidros escurecidos. No interior, dispõe de iluminação ambiente multicolorida e um espelho retrovisor eletrocrómico “sem moldura” para maior sofisticação. A tecnologia de ponta inclui acesso e arranque do motor sem chave, um carregador sem fios, monitorização do ângulo morto, uma câmara traseira de 180° com uma “vista tipo drone”, sensores de estacionamento de 360°, controlo automático dos máximos, espelhos rebatíveis eletricamente, uma porta traseira com abertura mãos-livres e capacidades de condução autónoma de Nível 2, garantindo uma experiência de topo.

O novo Avenger e-Hybrid pode igualmente ser apreciado pelo exclusivo Hill Descent Control e pelo sistema Select Terrain – de série em todas as versões – que inclui seis programas de condução, entre os quais se destaca a variante Normal para a condução quotidiana. A estes, juntam-se o Eco para poupar energia e o Sport para uma condução dinâmica. Depois, seguem-se outros, mais especializados: o Snow é ideal para percursos com neve, o Mud para caminhos lamacentos e o Sand para terrenos arenosos. Em suma, uma vasta seleção para todas as variações possíveis e todas as condições climatéricas.

A gama de cores também apresenta uma grande variedade de opções, abrangendo tanto tons sólidos vibrantes como os Snow, Volcano e Ruby, bem como metálicos brilhantes como os Stone, Sun, Lake e Granite.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)