Jaguar diz adeus ao XE, XF e F-Type: Apenas SUVs em 2024, com nova era a caminho
Jaguar Land Rover viram-se para os híbridos Plug In

Jaguar estreia novo F-Pace SVR em Nova Iorque

By on 28 Março, 2018

A Jaguar revelou o novo F-Pace SVR no Salão de Nova Iorque. É o primeiro SUV de alta performance da marca britânica, que procura aproveitar o sucesso comercial do modelo para responder à crescente procura por SUVs focados num desempenho desportivo.

Mecânica e prestações

O novo F-Pace SVR está equipado com um motor V8 de 5.0 litros sobrealimentado. É capaz de debitar 550 cv de potência (mais 170 cv que o F-Pace S) e produzir um binário máximo de 680 Nm. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,3 segundos, o mesmo tempo de aceleração do Audi R8 V10 de 2009. Atinge a velocidade máxima de 283 km/h, uma prestação superior à do Porsche Macan Turbo, modelo utilizado como benchmark pela Jaguar.

O potente motor é complementado por um sistema de tracção integral que inclui o diferencial traseiro EAD (Electronic Active Differential) da Jaguar, o que permite maximizar o binário transferido para cada roda. O SUV desportivo conta ainda com suspensão adaptativa, direcção assistida electrónica e vários modos de condução, sendo o ‘Dynamic’ o mais agressivo ao encurtar os rácios da caixa e diminuir o tempo de resposta do motor.

Novas molas dianteiras e traseiras, com uma rigidez superior em 30% e 10 %, respectivamente, e uma nova barra estabilizadora aumentam a estabilidade em 5%.

Exterior

Subtis alterações exteriores associam-se às impressionantes prestações do novo F-Pace SVR. Grandes entradas de ar dianteiras ajudam a arrefecer o potente motor e saídas de ar laterais melhoram a aderência à estrada ao reduzir a pressão nos arcos das rodas. As abas dos guarda-lamas, spoiler traseiro e painéis inferiores conferem um visual mais assertivo, tal como o novo capô.

As jantes de liga leve de 21 e 22 polegadas são 25 mm mais largas atrás do que à frente e influenciam a manobrabilidade característica do SUV. O design das jantes permite uma excelente ventilação dos novos travões de disco, maiores e mais leves que os da versão base. O novo escape também é mais leve, permite uma redução de peso na ordem dos 6,6 kg e integra o sistema Variable Valve Active Exhaust da Jaguar, que modifica a sonoridade em função do modo de condução.

Interior

A desportividade conferira pela sigla ‘SVR’ não comprometeu o conforto e pragmatismo do habitáculo do F-Pace base. A mala apresenta uma capacidade de cerca de 950 litros; Wi-Fi para 8 aparelhos móveis, um sistema de infoentretenimento com um touchscreen de 10 polegadas e um display interactivo centrado no condutor fazem parte do equipamento de série. Os bancos dianteiros desportivos de peso reduzido exibem o logótipo ‘SVR’ e estão disponíveis em 4 cores diferentes.

“O F-Pace SVR exibe uma manobrabilidade e agilidade a par da suas prestações,” afirmou Mike Cross, engenheiro da Jaguar Land Rover. “O modelo foi concebido em torno da performance, o resultado é um SUV que está à altura das nomenclaturas ‘F-Pace’ e ‘SVR’.”

O Jaguar F-Pace SVR já pode ser encomendado, as primeiras entregas serão efectuadas ainda durante a Primavera.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)