Jaguar diz adeus ao XE, XF e F-Type: Apenas SUVs em 2024, com nova era a caminho
Jaguar Land Rover viram-se para os híbridos Plug In

Edição limitada do F-TYPE assinala o fim do motor de combustão interna na Jaguar

By on 11 Outubro, 2023

Após mais de 75 anos a produzir desportivos com motores de combustão interna a Jaguar está cada vez mais próxima de se tornar uma marca 100% elétrica. Serão produzidos 150 veículos da edição exclusiva limitada F-TYPE ZP em 2024, o último ano de produção do F-TYPE e serão as últimas movidas a gasolina que saem da linha de produção da marca britânica. 

As 150 unidades da edição limitada do F-TYPE ZP V8  Supercharged de 575 CV são inspiradas nos icónicos desportivos Jaguar E-Type dos anos sessenta e apresentam-se com duas especificações especialmente selecionadas pela equipa SV Bespoke. 

Rawdon Glover, Managing Director, Jaguar, afirmou: “Enquanto a Jaguar inicia a transformação mais ousada da sua história para se tornar uma marca de luxo moderno totalmente elétrica a partir de 2025, prestamos uma homenagem irrepetível aos desportivos de combustão interna da Jaguar. O F-TYPE cativou os condutores de veículos desportivos durante mais de uma década, tal como o E Type o fez cinco décadas antes. A ZP Edition é o expoente máximo da celebração dessa linhagem e junta-se à ilustre lista de edições de coleção inspiradas no legado, nas quais se incluem a Project 7 de 2015 e a Heritage 60 Edition de 2020.” 

O F-TYPE ZP Edition encontra-se disponível em duas combinações de cores que recordam os primeiros E-Type vencedores “Project ZP”, introduzidos pouco depois do lançamento do modelo em 1961: Oulton Blue Gloss com interior em couro de duas cores Mars Red e Ebony, ou Crystal Grey Gloss com interior em couro de duas cores Navy Blue e Ebony. Em ambos os casos, as portas apresentam circunferências tipo competição pintadas à mão em Porcelain White Gloss e grelha em Porcelain White Gloss. 

Os interiores exclusivos com pregas horizontais nos bancos, os detalhes exteriores em Gloss Black e as pinças de travão em Gloss Black complementam os detalhes do F-TYPE ZP Edition nos guarda-lamas, nas jantes em liga leve forjadas de 20 polegadas em Gloss Black Diamond Turned, nas proteções das embaladeiras e no tablier.

Todas as unidades serão fornecidas com uma placa exclusiva SV Bespoke com a inscrição “1 de 150”. 

O F-TYPE ZP Edition encontra-se disponível nas versões Coupé e Convertible. Com 575 CV, 700 Nm de binário e um sistema de tração integral com tecnologia Intelligent Driveline Dynamics (IDD), proporciona uma aceleração dos 0-100 km/h em apenas 3,7 segundos e a velocidade máxima é eletronicamente limitada a 300 km/h.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)