Jeep Wrangler: cor Tuscadero de volta
Stellantis lidera o mercado automóvel português no primeiro trimestre de 2024

Jaguar diz adeus ao XE, XF e F-Type: Apenas SUVs em 2024, com nova era a caminho

By on 4 Março, 2024

Uma nova era está prestes a começar na Jaguar, mas para isso, outra era tem de terminar. A Jaguar vai descontinuar a produção dos seus modelos XE, XF e F-Type dentro de algumas semanas, enquanto se prepara para fazer a transição da sua fábrica de Castle Bromwich para produzir painéis de carroçaria para uma nova linha de veículos.

Esta mudança deixará a Jaguar com uma linha apenas de SUV, composta pelos modelos I-Pace, E-Pace e F-Pace até ao fim de 2024. A nova era da marca terá início em 2025 com o lançamento de um GT elétrico de quatro lugares com 600 cv, seguido de um SUV de luxo e de uma berlina de luxo de grandes dimensões nos anos seguintes.

Segundo a Autocar, estes novos modelos serão construídos com base na plataforma JEA personalizada da Jaguar e não estão relacionados com a sua gama atual. Os clientes podem continuar a encomendar o XE e o XF, mas estes serão construídos de acordo com especificações definidas nas suas semanas finais de produção e não estarão disponíveis para configuração.

No ano passado, apesar de estar no seu oitavo ano no mercado, o XE e o XF registaram aumentos de vendas significativos, com o SUV F-Pace a ultrapassar os dois modelos. O antigo F-Type também registou um bom desempenho nas vendas, demonstrando a capacidade da Jaguar para manter a procura dos seus modelos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)