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Hyundai requer patente nos EUA para um sistema de baterias de estado sólido

By on 8 Janeiro, 2024

A Hyundai apresentou um pedido de registo de patente nos EUA para um “sistema de bateria de estado sólido equipado com um dispositivo de pressurização”, sendo mais um dos construtores que procura responder às preocupações dos condutores sobre esta matéria. 

Há muitos exemplos de construtores que procuram soluções para os seus veículos elétricos, principalmente a nível das baterias, uns dos fatores de maior desconfiança dos consumidores em relação a estes automóveis. A Volkswagen deu um passo em frente e está mais perto de introduzir baterias de estado sólido nos seus veículos, enquanto a Comissão Europeia aprovou em agosto passado, ao abrigo das regras da UE em matéria de auxílios estatais, a medida do estado francês de 1.5 mil milhões de euros para apoiar a ProLogium Technologies na investigação e desenvolvimento de uma nova geração de baterias para veículos eléctricos.

Este sistema da Hyundai, em cooperação com os norte-americanos da Fatorial Energy no desenvolvimento, pretende que a pressão em cada célula da bateria de estado sólido permaneça constante, independentemente das cargas e descargas, com um líquido a controlar este fator. No entanto, o eletrólito é sólido, como é habitual neste tipo de baterias. 

A publicação Electrive.com assegura que a empresa norte-americana que desenvolve esta tecnologia com o construtor sul-coreano, entregou em 2023 algumas amostras das suas células de lítio-metal de 100 Ah a construtores mundiais para a realização de testes, sem revelar quais. No entanto, há casos de cooperação da Fatorial Energy com a Mercedes-Benz e Stellantis, além do trabalho desenvolvido com a Hyundai. 

Recordamos que a Toyota, um dos maiores construtores mundiais, considera as baterias de estado sólido como parte de uma abordagem variada para os veículos elétricos e que vários tipos de baterias vão coexistir no futuro da mobilidade automóvel. O foco dos nipónicos já está nos 1.000 Km de autonomia, com as baterias atuais, e esperam que até 2027-28, com as baterias de estado sólido, possam aumentar esse número para mais de 1.200 km, apesar de não quererem colocar uma data para quando isso pode ocorrer.

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