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Hyundai IONIQ 5 N: O seu carro pode fazê-lo mais feliz

By on 23 Abril, 2024

Para uns, a condução é uma tarefa pouco interessante que permite ir de A a B de forma mais cómoda. Para outros, a condução pode ser uma autêntica terapia. E há agora um estudo que confirma isso.

Uma experiência social, liderada pela neurocientista Shani Tal, realizada em Rjukan, Noruega. Uma região onde os invernos são prolongados e as condições são sombrias. O foco era entender se a condução poderia ter um efeito positivo contra a tristeza do inverno.

Como foi feito o estudo

Durante quatro dias, um grupo selecionado de participantes, que enfrentavam a perturbação afetiva sazonal, conduziu o IONIQ 5 N. A experiência visava entender o potencial do veículo para elevar o espírito e trazer alegria. Especialmente no meio da melancolia do inverno.

Com uma potência máxima de 650 cv e um binário de 770 Nm, o IONIQ 5 N pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e atingir uma velocidade máxima de 260 km/h, oferecendo uma experiência emocionante.

A experiência incluiu medições biométricas para avaliar a “Profundidade da Alegria” (DOJO – do inglês ‘Depth of Joy) dos participantes. Para tal, utilizaram-se tecnologias como EEG (eletroencefalograma) para mapear as emoções. O estudo envolveu três fases: medições base, testes de condução e avaliações pós-teste, com a expectativa de que a condução aumentaria o DOJO, proporcionando uma experiência emocionalmente positiva e excitante.

Condução trouxe mais alegria

Uma análise abrangente dos dados fisiológicos e auto-relatados mostrou resultados convincentes. 75% dos condutores tiveram uma resposta emocional positiva notável após os test drives. Verificou-se um aumento médio de 28% na métrica DOJO em comparação com a base inicial. Os dados qualitativos também apoiaram esses sentimentos, com 87,5% dos participantes afirmando sentir-se mais positivos após conduzirem o veículo.

A análise das medidas biométricas destacou a EDA (atividade eletrodérmica) como a mais influente, seguida de perto pela assimetria alfa frontal. A HRV (variabilidade do ritmo cardíaco) mostrou uma diminuição da excitação em 62,5% dos participantes após a condução. Esses resultados sugerem que o IONIQ 5 N eleva o DOJO a novos patamares. Embora esses resultados forneçam uma base sólida para o conceito DOJO, ressaltou-se a necessidade de mais pesquisa e validação.

Uma experiência que abre novas portas

Nesta experiência, o conceito de DOJO foi introduzido pela primeira vez. Tal marca um avanço na compreensão das respostas emocionais à condução. O DOJO emerge como uma métrica que oferece insights sobre as diversas reações emocionais após a condução do IONIQ 5 N. Especialmente nas condições desafiadoras de inverno na Noruega.

A abordagem inovadora da experiência, esteve focada exclusivamente nas condições de inverno e o seu impacto nos participantes com sintomas depressivos. Destaca a exploração pioneira da dinâmica emocional dos indivíduos que enfrentam estradas geladas e escuridão diariamente. Além do contexto automóvel, a experiência levanta questões profundas sobre a interseção entre emoção humana, tecnologia e fatores ambientais. Isto abre caminho para novas pesquisas sobre o papel da análise biométrica na compreensão e melhoria das experiências humanas em diversos contextos.

Conclusão

Em última análise, o compromisso com a inovação vai além do avanço tecnológico. Reflete uma compreensão mais profunda da natureza humana e do potencial para aumentar o bem-estar emocional, mesmo nas condições mais desafiadoras. Ao considerar as implicações do DOJO, a experiência serve como um modelo para a exploração futura da tecnologia e da emoção humana.

Não é de estranhar que os adeptos do automobilismo saiam com um sorriso nos lábios depois de conduzirem um bom carro. A prova é agora cientifica.

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