Stellantis assina acordo das Nações Unidas relacionado com a igualdade de género
Stellantis acaba de revelar os resultados da Fiat em todo o mundo

Grupo Stellantis apresenta nova plataforma: 800km de autonomia e maior flexibilidade

By on 19 Janeiro, 2024

É uma novidade do Grupo Stellantis, pensada para o segmento D e E, que irá servir a Dodge e a Jeep numa primeira fase, seguidas mais tarde pela Alfa Romeo, Chrysler e Maserati. A Stellantis N.V. apresentou hoje a STLA Large, a sua plataforma totalmente nova, altamente flexível e nativa para veículos BEV. Serão lançados oito veículos entre 2024 e 2026.

A plataforma permite várias capacidades líderes no segmento, como a capacidade de energia incorporada, a eficiência de carregamento, a dinâmica de alto desempenho e a condução fora de estrada Trail Rated.

A plataforma STLA Large foi concebida com uma flexibilidade tecnológica que permite maiores níveis de diversidade de veículos e qualidade partir de um conjunto básico de componentes, bem como processos de fabrico robustos e eficientes em termos de custos que podem ser reproduzidos em várias unidades de produção. Os próximos produtos abrangerão um espetro completo de tipologia de veículos, desde automóveis a crossovers e SUV, todos eles proporcionando aos clientes as vantagens da propulsão elétrica com resposta instantânea de binário combinada com zero emissões. Os anúncios de produtos específicos de cada marca terão início este ano.

Principais características da STLA Large:

  • Amplitude do comprimento total: 4.764-5.126 mm
  • Amplitude da largura total: 1.897-2.030 mm
  • Amplitude da distância entre eixos: 2.870-3.075 mm
  • Amplitude da distância ao solo: 140-288 mm
  • Diâmetro máximo de pneu: 32,6″ (858 mm)

Ao considerar a importância de equilibrar a autonomia de condução e o custo, a plataforma inclui inicialmente opções de packs de baterias com classificações de energia entre 85 e 118 kWh. A STLA Large tem como objetivo uma autonomia global de 800 quilómetros para as berlinas e foi concebida para aceitar facilmente futuras tecnologias de armazenamento de energia quando estas estiverem disponíveis para produção.

A geração inicial de componentes de propulsão tem o potencial de proporcionar uma aceleração de 0-100 km/h na ordem dos 2 segundos. O carregamento rápido adicionará até 4,5 kWh de energia por minuto ao conjunto de baterias de 800 Volts.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)