Goodwood Revival 2024 apenas com combustíveis sustentáveis
Goodwood Members’ Meeting: Nova data conhecida

“Goodwood 75” – Circuito Automóvel de Goodwood faz 75 anos

By on 18 Setembro, 2023

Hoje (18 de setembro de 2023), o Circuito Automóvel de Goodwood celebra o seu 75.º aniversário e recorda três quartos de século de história e património únicos no desporto motorizado.

Após a conversão da estrada perimetral da RAF Westhampnett, o 9.º Duque e a Duquesa de Richmond inauguraram o Circuito Automóvel de Goodwood no sábado, 18 de setembro de 1948, no seu Bristol 400.

Foi a primeira corrida a ter lugar em Goodwood e revelou-se um dia auspicioso, pois Stirling Moss conquistou a sua primeira vitória, estabelecendo Goodwood como a casa espiritual do automobilismo britânico.

Entre 1948 e 1966, o Circuito recebeu os Campeões Mundiais Jack Brabham, Jim Clark, Juan Manuel Fangio, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, Phil Hill, Graham Hill, Denny Hulme, Jochen Rindt, John Surtees e Sir Jackie Stewart, para além de muitas outras estrelas. Após a cessação das corridas em 1966, algumas das maiores e mais conhecidas equipas de corrida, incluindo a Brabham, Eagle, Ford, Honda, Lotus, McLaren e Tyrrell, continuaram a testar os seus carros em Goodwood.

Quando o Conde de March (agora 11º Duque de Richmond) regressou a Goodwood no início da década de 1990, começou por trazer os desportos motorizados de volta a Goodwood, conseguindo-o primeiro com o Festival of Speed no parque que rodeia Goodwood House em 1993 e, cinco anos mais tarde, com o Goodwood Revival no Circuito Automóvel de Goodwood.

Na sexta-feira, 18 de setembro de 1998, 50 anos após a reunião inaugural, o Duque de Richmond seguiu o exemplo do seu avô, abrindo o primeiro Goodwood Revival num Bristol 400. Continuando a tradição, o Duque abriu o evento de 2023 no passado fim de semana num Bristol 400.

O Duque de Richmond, fundador do Festival of Speed e do Goodwood Revival, afirmou: “O dia de hoje é o culminar de um ano de celebrações em Goodwood, com 2023 a assinalar não só os 75 anos do Circuito Automóvel de Goodwood, mas também os 30 anos do Festival of Speed e os 25 anos do Goodwood Revival e do Goodwood Road Racing Club. Gostaria de agradecer a todos os que se juntaram a nós em Goodwood ao longo do ano para celebrar os nossos aniversários – foi fantástico partilhar a ocasião com todos vós. Não sei se o meu avô alguma vez poderia imaginar que ainda estaríamos a correr aqui em Goodwood 75 anos depois, mas é maravilhoso ver a alegria que traz às pessoas. Um brinde aos próximos 75 anos!”

Um ano de grandes celebrações

Naquele que tem sido um ano verdadeiramente excecional para o desporto automóvel em Goodwood, as nossas celebrações “Goodwood 75” viram-nos celebrar 30 anos do Festival of Speed apresentado pela Mastercard, 25 anos do Goodwood Revival e do Goodwood Road Racing Club e agora 75 anos do Circuito Automóvel.

Ao longo das celebrações “Goodwood 75”, Goodwood e o Duque de Richmond têm estado determinados a reconhecer a rica história do desporto automóvel, ao mesmo tempo que continuam a olhar em frente e a assegurar o seu futuro. Por exemplo, a 30.ª edição do Festival of Speed assistiu ao regresso do tetracampeão de Fórmula 1 Sebastian Vettel, que promoveu o seu programa “Race Without Trace”, conduzindo carros de Fórmula 1 da sua própria coleção com combustível sustentável, bem como à maior celebração de sempre do MotoGP.

O 25.º Goodwood Revival prestou um tributo significativo a um dos luminares do Circuito, com Sir Jackie Stewart a entrar em pista no seu Tyrrell 006 de 1973, 50 anos depois de ter garantido o último dos seus três campeonatos do mundo. O Revival também acolheu a sua primeira corrida com combustível totalmente sustentável e celebrou o primeiro vencedor com combustível sustentável na Taça Rudge-Whitworth, com a dupla de pilotos Ben Collings e Gareth Graham a receber a bandeira axadrezada no seu Bentley Speed Model de 1925.

O Goodwood Road Racing Club (GRRC) assinalou o seu jubileu de prata com uma série de momentos especiais para os seus membros fundadores. Estes incluíram um momento fotográfico no Festival of Speed em frente à Central Feature e um passeio na grelha no domingo à tarde do Goodwood Revival antes da Celebração do Royal Automobile Club TT. À medida que olhamos para os próximos 75 anos de desportos motorizados aqui em Goodwood, a crescente comunidade GRRC de entusiastas dos desportos motorizados permanece no coração dos eventos icónicos e do legado automóvel de Goodwood.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)