RB17: Da F1 para a estrada, graças a Adrian Newey
Goodwood Revival 2024 apenas com combustíveis sustentáveis

RB17 de Adrian Newey já tem data de apresentação

By on 2 Maio, 2024

Adrian Newey é um dos melhores, senão mesmo o melhor designer da F1. Desenhou alguns dos melhores carros de sempre da F1. O britânico está de saída da Red Bull, mas o projeto RB17 irá ser concluído.

Newey é sinónimo de sucesso. O génio do engenheiro britânico continua a espantar e os números falam por si. 12 títulos de construtores e 13 títulos de pilotos tiveram o seu contributo direto, tendo desenhado os carros que permitiram esses títulos. Newey venceu na Williams, na McLaren e na Red Bull. Desde 2006 que Newey contribui de forma substancial para o sucesso da equipa de F1. A sua saída da equipa é um golpe tremendo na estrutura sediada em Milton Keynes, Grã-Bretanha, mas não significa o fim de um dos projetos mais aguardados do ano.

Projeto final

Projetado pela Red Bull Advanced Technologies sob a batuta de Newey (que já tinha dado o seu contributo no projeto Aston Martin Valkyrie), o RB17 inicialmente apresentaria um motor V8 biturbo, mas foi atualizado para um V10 naturalmente aspirado.

Com uma cabine para dois ocupantes, suspensão ativa, pneus Michelin personalizados e produção limitada a 50 unidades (49 disponíveis para clientes), o hipercarro será vendido por 5,81 milhões de euros, mais impostos.

Com um motor de combustão de 1.000 CV e um componente elétrico adicional de 200 CV, o carro devera pesar menos de 900 kg. Reconhecido como um dos carros mais aerodinâmicos, o Aston Martin RB17 visa alcançar tempos de volta comparáveis aos de um carro de F1, gerando força descendente limitada intencionalmente a 1.700 kg a 241 km/h.

Apresentado em Goodwood, em julho

O projetista Adrian Newey confirmou que o RB17 seria capaz de atingir níveis de desempenho de F1 em pista, devido à utilização de tecnologia que tinha sido anteriormente proibida.

“As fases finais de desenvolvimento do RB17 estão a chegar”, afirmou Newey numa declaração. “Por isso, durante o resto do meu tempo com a equipa, é aí que me vou concentrar”. A Red Bull secundou essa confirmação, dizendo: “Adrian vai concentrar-se no desenvolvimento final e na entrega do primeiro hipercarro da Red Bull, o seu muito aguardado RB17, que será apresentado em Goodwood em julho.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)