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Fomos conhecer o novo Seat Tarraco e-Hybrid, o primeiro SUV eletrificado da marca espanhola

By on 29 Abril, 2021

Depois do Seat Leon e-Hybrid, o porta-estandarte da eletrificação na marca espanhola, a Seat optou pelo Tarraco para expandir a sigla e-Hybrid. Começando exatamente pela novidade, a motorização, é em tudo semelhante à utilizada pelo Seat Leon, mas com potência distinta. De facto, o motor 1.4 TSI com 150 cv, associado a um propulsor elétrico de 115 cv, têm uma potência máxima combinada de 245 cv e 400 Nm de binário. A potência chega às rodas dianteiras através da transmissão DSG de seis velocidades.

Nesta motorização, o Tarraco só vai estar disponível na configuração de cinco lugares muito por culpa da inclusão da bateria de 13 kWh na secção traseira do SUV. Esta confere 49 km de autonomia em ciclo combinado, valor esse que supera os 50 km em ciclo urbano. Face à solução que encontramos no Seat Leon e-Hybrid, o Tarraco PHEV apresenta um novo botão específico, o S-Boost, que confere ao condutor a potência máxima do conjunto de forma instantânea.

Espaço e eficiência

Durante o primeiro contacto com o novo Seat Tarraco e-Hybrid percebemos que, apesar do aumento de peso, continua a ter grande parte dos atributos que já conhecemos do SUV topo de gama da Seat. Mesmo com quase 4,75 metros é um modelo ágil e versátil. Tal não é que a marca espanhola “desenhou-nos” um trajeto que incluiu algum todo-o-terreno, suave, claro, mas que serviu para perceber alguns detalhes, como por exemplo, o trabalho do controlo dinâmico de chassis que absorve da melhor maneira as irregularidades do piso.

Já em estrada, arrancamos sempre em modo 100% elétrico caso haja bateria e, se esta acabar, o motor a combustão entra em ação. O condutor pode selecionar entre modo híbrido ou 100% elétrico através de um comando presente na consola central. Com o veículo a fazer a gestão entre os dois tipos de impulsão percebemos que os consumos são contidos, na casa dos 3 l/100 km, contudo, precisamos de um ensaio mais completo aqui no Automais para conferir os valores exatos. Quando acaba a bateria, o pequeno 1.4 TSI é obrigado a um trabalho redobrado, algo que ajuda a aumentar os consumos.

Alterações? Muito poucas

No exterior, o Seat Tarraco e-Hybrid é igual às versões a combustão pura, com exceção da porta de carregamento presente na parte dianteira esquerda, assim como um pequeno emblema e-Hybrid na secção traseira. Tirando isto, passa completamente despercebido no meio de outros Tarraco com motorizações tradicionais.

No interior é, igualmente, semelhante, mas aqui encontramos pequenas diferenças. Em primeiro lugar, o condutor tem um painel de instrumentos com novas informações, como é o caso do nível de bateria ou o grafismo de toda a motorização em funcionamento. Estes dados encontram-se também no ecrã central que conta com um menu específico dedicado à eletrificação. Na consola central surgem os novos comandos específicos para os diferentes modos de eletrificação, bem como, o S-Boost que já mencionamos em cima.

Dois níveis de equipamento com preços inferiores a 50 mil euros

Por fim, o Seat Tarraco e-Hybrid é comercializado em Portugal com duas versões: Xcellence e FR. Quanto ao preço, a variante híbrida plug-in do SUV espanhol tem como preço base 47 678€ (Xcellence), valor que sobe para os 49 138€ no FR.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)