Os carros elétricos são mais amigos do ambiente que os carros com motor térmico?
64 por cento dos portugueses gostavam de ter um carro mais sustentável

Estudo revela os hábitos de condução e a marca de automóveis mais atraentes

By on 25 Janeiro, 2022

A Moneybarn lançou um desafio a diversos condutores do Reino Unido, com o objetivo de descobrir quais as manobras ao volante ou o estilo de condução que mais os fascina. Quais as capacidades de condução por que as pessoas se sentem mais atraídas ou mesmo os hábitos de condução que são considerados mais sensuais. Já está a sorrir? Ótimo, nós também. Vamos descobrir os resultados deste divertido estudo.

Manobras de condução mais atraentes:

A opção mais escolhida nesta categoria foi o estacionamento paralelo a um passeio, com cerca de 60% das respostas, uma vez que, em caso de falha dá origem a um momento bastante embaraçoso, mas quando resulta, tudo parece perfeito. No segundo lugar, com 19% dos votos, ficou a manobra de inversão de sentido, que também requer alguma habilidade, especialmente quando todos os olhares parecem estar na nossa direção. Em terceiro, e com 15% dos votos, ficou uma manobra mais antiga, que é a de marcha-atrás com um braço nas costas do assento do passageiro. Ainda é comum assistirmos a esta, mas com as camaras de estacionamento e sensores, é cada vez menos frequente.

Hábitos de condução mais atraentes:

Com quase metade das respostas (47,41%), o hábito de condução mais atraente é mesmo ter o carro limpo. Pode parecer simples, mas ao fazê-lo, demonstra um estilo de vida estruturado e organizado. Segundo este estudo, se um condutor tratar bem de um carro, também o consegue fazer com outra pessoa. Em segundo lugar, com 37,31% das respostas está a condução em segurança, uma vez que é muito importante transmitir o máximo de confiança a quem viaja connosco. Na terceira posição, mas com apenas 7,74% das respostas, está uma condução mais rápida e desportiva. Há uns 50 anos, James Hunt dizia que as mulheres se sentiam mais atraídas pelos pilotos, pois “quanto mais perto se estivesse da morte, mais vivo nos sentíamos e mais vivo estarias”. Meio século depois, no entanto, as coisas parecem estar a caminhar noutro sentido.

Os automóveis mais atraentes em termos de marca:

Finalmente, neste estudo, os inquiridos foram também questionados sobre a marca de automóveis que consideravam mais atraente, e aqui, foi a Audi que obteve o maior número de respostas, com 15,58%. Em segundo lugar, a resposta mais escolhida com 9,95% dos votos foi “nenhuma” e na terceira posição ficou a BMW, com 9,17% das respostas.

Ainda que as algumas manobras efetuadas ao volante se possam revelar mais atraentes, os autores deste estudo relembram que conduzir um automóvel está longe de ser uma brincadeira e que se deve colocar a segurança sempre a primeiro lugar, seja a sua, a dos passageiros que transporta e a de todas as outras pessoas com quem partilha a estrada.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)